Pela Fábrica...


... também se passeia. E é na Fábrica que se prova o melhor bolo de suspiro, ou o já-tão-famoso-mas-ainda-não-tinha-provado Bolo da Marta que se pode encontrar no 1º andar da Livraria Ler Devagar. É uma delícia, vos garanto. Ideal para partilhar, ou devorar de uma só dentada. A base do bolo é suspiro e é suspirando que se escolhe o recheio. A minha escolha, ou não fosse eu uma lemon lover, foi a cobertura de merengue com limão, deliciosa. Mas a mana disse-me que já havia provado uma outra especialidade; de nutella. Agora imaginem a gostosura!


O Lx Factory, um espaço por aqui já referido, tem vindo a se tornar um ponto de eleição para os passeios de Domingo, sobretudo por causa da Feira que organizam nesse dia. Desta vez, fui lá de propósito para ver as meninas do Glimmer Le Blonde, Bem-me-quer, mal-me-quer e do Never Stop Dreaming. Infelizmente, acabei por não as encontrar.


Depois do passeio, fui então provar o delicioso bolo, que adoçou a tarde, (já divertida e cheia de doçuras) como adoçaria qualquer amargura. Para acompanhar, um maravilhoso sumo natural de frutos vermelhos. Natural não; naturalíssimo. Doce q.b, equilibrava na perfeição com a fatia do bolo. E depois lá está, na companhia da minha irmã, até um dia chuvoso nos parece radiante. Nunca há composturas nem outras posturas. É sempre assim. E é sempre bom. Aliás, é sempre óptimo. Gosto de passear com ela, mais ainda quando é ela que me leva a conhecer coisas novas; coisas boas. Obrigada, Ia.


Claro está, nem só da doçura do Bola da Marta vive esta Livraria. A envolvente e o ambiente criado pelas centenas de livros expostos em todo o espaço cria uma aconchegante sensação de surreal, de mágico. É a harmonia perfeita entre um objecto delicado, à escala da mão, ali exposto, para ser lido (ou relido) e o contraste da força do ferro, do impacto do metal, próprio da antiga fábrica ali instalada. Para além de se poder consultar uma série de livros e saborear um delicioso lanche ou café, este espaço é também placo de inúmeras actividades culturais que o tornam um óptimo refúgio para a rotina agitada do dia-a-dia.

Espero que tenham gostado. Ou, pelo menos, ficado com «água na boca».

37 comentários

  1. Adoro as fotos, vou visitar depois de ver esses recantos lindos :)
    Venha conhecer também o meu blog: santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui a esse espaço, mas já ouvi falar muito dele...tenho mesmo que ir, e esse bolo? Ai, fiquei a suspirar por ele, deve ser uma delicia, mas o tal de nutella, hummm, também deve ser qualquer coisa de fantástico.
    E as tuas palavras? essas também são mágicas, os teus posts parecem sempre uma história de encantar, tens uma maneira de escrever única, gosto muito :) *

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotos e fiquei, sem duvida, com agua na boca! ;)

    ResponderEliminar
  4. Os lugares que aqui trazes são tããão perfeitos :') ai ai, fico deliciada! E o bolo tem óptimo aspecto, mnhamiii.
    E tu... lindíssima, como sempre! ♥

    Blooming Flowers in July. ✿

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não conheço este espaço mas a vontade de conhecer é imensa! Fico uma visita obrigatória para quando for a Portugal! ;)

    ResponderEliminar
  7. R. Também não sou uma fã incondicional dela, mas fazia como tu, levava uma das bolsas para casa para usar em ocasiões especiais =)

    Beijocas grandes ♡
    www.pontofinalparagarafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Ai princesa, estou cada vez mais fascinada com o teu blog. ♡

    Fiquei com água na boca não só do maravilhoso lanche que proferiste, mas também do conceito maravilhoso desta fabrica. Que espaço tão lindo e harmonioso. Tudo o que envolva livros eu adoro então se tiver doçarias á mistura è perfeito. ♡

    P.s Estás tão linda nas fotos, bebé =D

    Um beijinho enorme, minha querida!
    www.pontofinalparagarafos.blogspot.pt ♡

    ResponderEliminar
  9. Mas que lugar mais querido! Adorei e se tivesse algo do género por perto, bem que estava por lá todos os dias : D

    xoxo,
    Lovely Seventy One

    ResponderEliminar
  10. Fotos fantásticas como sempre Sara!
    Mas para além de fantásticas as fotos deram me alguma gula :)
    Tem tão bom aspeto o bolo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Oh aqui há coisas bonitas mas não tantas como ai! tenho mesmo de te fazer uma visita! (já combinei mais ao menos com o meu boy :D) Não me condo de dizer que o teu talento é enorme! desde as fotos ás palavras são incrivelmente únicas e inconfundíveis! Merecias um reconhecimento numa revista como a Times :D

    love,
    memoriesandaddictions

    ResponderEliminar
  12. lovely pics! :)
    maybe we will follow each other? let me know :) (on fb too if you have)
    Kisses!
    DOMINIKALICIOUS

    ResponderEliminar
  13. Nunca tinha ouvido falar de um lugar assim, mas adorei cada fotografia tua! Que bom aspecto o do bolo.
    Espero poder visitar esse cantinho qualquer dia!
    millions-of-diamonds.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. R: Obrigada pelo comentário, foste muito fofa : D Eu se pudesse também o usava já amanhã, a combinação ficou mesmo fantástica, provavelmente com este frio todo apenas trocava os sapatos para não congelar :P

    ResponderEliminar
  15. Mais um lugar encantador! Fico sempre com água na boca com estes posts recheados de doçura :P

    xoxo

    ResponderEliminar
  16. Gorgeous pics!! Love your blog by the way may have to return to stalk you more!

    SSSx
    www.stylestreetstalker.com

    ResponderEliminar
  17. Confesso que não conhecia o espaço, e pelas fotos gostei imenso principalmente dos bolos lol! Great post, vou lá conhecer!

    Muny’sFashionFanatique | Fashion & Style BLOG

    ResponderEliminar
  18. Que delícia de fotos!!!! Adorei o espaço e tu estavas linda! Naquela tua foto de perfil os teus lábios formam um coração perfeito ;)

    R de Rita

    ResponderEliminar
  19. woooow :D wonderful pictures, i love it :)
    cake is very slurp :D
    I'm your new follower, nice to meet you from italy, if you want visit my blog and follow me
    thank you http://valentinaclothedanew.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  20. Gostei muito das fotos! deu vontade de ir conhecer o lugar, mas isso é uma coisa que consegues sempre fazer com as tuas fotos :)

    beijinho **

    http://thepink-lipstick.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Sara, que delícia! Estou aqui com água na boca. Adoro a combinação suspiro e limão...e aquilo por cima era sementes de chia? Suco de frutos vermelhos é maravilhoso, ainda hoje fiz um smoothie :)
    Obrigada por nos mostrar mais um lugar maravilhoso, adorei as ilustrações da montra, o ambiente e o lugar.
    Só passei duas vezes pelo Lx Factory e foi tudo tão rápido que foi sair do táxi, fazer o trabalho e voltar para o Porto.
    Essas fotos só me deixam com mais vontade de conhecer Lisboa devagarinho e com calma. Com gosto e muitas fotos.

    Beijinhos!

    www.tangerinabiscuit.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Adorei as fotos, quando vou ao LX Factory também aproveito sempre para tirar muitas :)

    ResponderEliminar
  23. meu deus, tu fazes-me perder!!! para o ano, quando for para lisboa, tenho de vir ao histórico do teu blog e visitar tudo o que tu já nos partilhaste aqui!

    xoxo,
    andy

    ResponderEliminar
  24. Wow um comentário da autora do Little Tiny Pieces of Me no meu blog! xD ainda por cima super fofo! Já há algum tempo que sigo o teu blog, até antes de criar o meu (ele é bem novinho), e sempre adorei vir cá e deliciar-me com as tuas fotografias :) Claro que podes "roubar" a ideia para as festividades, é para isso que publico coisas lá no blog :D

    Um beijinho,
    Raquel*
    thepineapplespot.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Raios, porque é que eu não sou de Lisboa! apaixonei-me pelo espaço. (e pela tua fatia de bolo)

    ResponderEliminar
  26. Parece ter sido um excelente passeio de domingo :). As fotos estão excelentes, como sempre ;)

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  27. Nossa!! Que lindo lugar. Até parece que estamos outro país, um mundo encantado, das doçuras e dos livros, perfeito mesmo.
    Qual quê Fnac? Preciso ir a um lugar assim para passar uma boa tarde ou bons bocados do dia. Quem me dera ter aqui comigo a minha irmã para poder passear assim com ela...sempre sozinha, é esta a minha caminhada. Mas, sem dúvida que cercada por esses livros todos e atmosfera envolvente, nunca me sentiria sozinha.
    Amei Sarinha o seu post, lindo e encantado como você. Love you!!

    Beijinhos,

    Clênia Daniel.
    cleniadaniel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Fiquei encantada, apesar de detestar merengue e suspiro. Lá está, tens olho para certo tipo de pormenores que são aqueles que tb a mim me encantam e enchem o olho, e tens aí uma foto que já me deixou ás lágrimas, a do atelier de pintura de móveis, pois vi lá aquele que seria talvez o tipo de móvel que tenho sonhado para o meu quarto - e tanta falta me faz... - mas que não encontro em lado nenhum... bah. E pronto, mais uma vez se constata como és dona de uma enorme beleza, diria mais, tens o tipo de rosto e traços que eu imagino na televisão, não sei porquê cada vez que vejo fotos tuas imagino sempre que estou a ver alguém que ou é actriz ou apresentadora, tens um rosto que ao meu olhar ficaria muito bem no pequeno écrã.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. R. Ainda bem que te fiz recordar tão bons momentos com o teu avô, princesa. =')
    Sim, quando for a Lisboa visitar-te vamos tirar muitas fotos juntas e depois quem sabe, fazer um magnifico post sobre a nossa aventura =D

    Um beijinho, Andreia. ♡
    www.pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  30. adoro estas fotos! são fantásticas!!

    beijinhos da carolina do TheFrenchFries , passa por lá :)

    ResponderEliminar
  31. What a charming blog! Just discovered it and it's amazing! What about following each other? Let me know on my blog! :) x

    Patrick of Never Not Inspired

    ResponderEliminar
  32. Um sitio a visitar logo que possível.

    ResponderEliminar
  33. ai adorava adorava adorava ir ai!+_+
    estás lindo, as fotos estão lindas e só coisas com óptimo aspecto.:p

    ResponderEliminar
  34. Fui apenas uma vez à fábrica e achei um mimo, e essa livraria (não sei bem se é uma livraria) encantou-me imenso, tenho de ir lá mais vezes passear :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  35. Fizemos a mesma escolha no que diz respeito ao bolo da Marta: limão e sementes de papoila :) TÃO BOM!

    ResponderEliminar
  36. Oh! Sara ainda não conhecia o teu blog, é linda pá!
    E quantas fotografia lindas, dá fome só de olhar aquela torta.
    Beijinhoss <3

    ResponderEliminar