Moda Lisboa #1


Primeiro dia. Legacy é o mote desta 43ª edição da Moda Lisboa, que teve como palco de actuação, à semelhança do ano passado, o Pátio da Galé e Paços do Concelho. A minha presença no evento foi a convite da querida Carmen, com a qual estive a trabalhar ao longo do fim de semana. Podem acompanhar as nossas aventuras em detalhe aqui aqui.


Primeira paragem: corner da Sephora.


A primeira paragem na sexta feira dia 10, ainda cedo, foi no corner da Sephora, para alguns ajustes e afinações. Foi uma óptima entrada para iniciar em grande o evento. Num registo descontraído e bem divertido, os profissionais estiveram ao longo de todo o fim de semana desta edição, a maquilhar e arranjar quem por lá passava. Mais logo, partilho com vocês alguns detalhes das mudanças que são, sem dúvida, verdadeiros milagres.


O ambiente estava óptimo; sofisticado mas, curiosamente, sem grandes exageros. Sóbrio e elegante, com alguns apontamentos muito bonitos. Tanto no Pátio da Galé, local onde decorreu grande parte das acções e dos desfiles, como nos Paços do Concelho, Praça do Município. E foi aqui o nosso primeiro ponto de encontro, não só para levantar a creditação, mas porque estávamos curiosíssimas para espreitar o Wonder Room, onde constava uma selecção exclusiva de algumas marcas portuguesas emergentes, como a Saccus, Little Nothing- Paula Castro, Cardume, entre outras.


Às 18h dava-se início à apresentação das colecções inseridas no âmbito do Sangue Novo, um desfile colectivo onde são apresentados os trabalhos dos mais jovens designers nacionais. Numa série de dez criadores, podemos destacar nomes como Joaquim Correia, Inês Duvale — estilista eleita pelo júri para apresentar a sua colecção na próxima edição do festival Fashion Clash, na Holanda  Rua 148, Nair Xavier, Olga Noronha, entre outros. Podem ver as imagens oficiais de todos os desfiles aqui.

Olga Noronha
Rua 148 | Nair Xavier
Inês Duvale

Aproveitámos o final de dia ameno e tranquilo para ir petiscar qualquer coisa no Terreiro do Paço. O espaço de eleição, que nos recebeu nos três últimos dias, sem excepção, foi o Museu da Cerveja, que tem o melhores pregos de Lisboa. Bem tradicionais, como a sua cerveja, num ambiente único e giríssimo, ideal para pôr a conversa em dia.


Entre desfiles, aproveitámos também para conhecer o espaço Club, que seria a lounge de convívio desta 43ª edição da Moda Lisboa e aproveitar alguns pontos de acção, na área comum do evento, como o stand da Caras, sempre cheio de boa disposição e caras bonitas.


Depois do desfile de Alexandra Moura, este primeiro dia terminou com a apresentação da colecção Primavera/Verão 2015 de Ricardo Preto. De volta aos Paços do Concelho, onde havíamos começado, pudemos assistir ao desfile numa sala lindíssima. Um verdadeiro espectáculo de luzes, um contraste perfeito entre a decoração colonial, repleta de história, e a colecção arrojada, delicada e decidida ao mesmo tempo, com um twist maravilhoso de correntes, alternando entre um registo moderno — nos materiais, cortes e aplicações  e um jeito tradicionalista, evocando as raízes mais típicas de Portugal  como os bordados, os lenços e o próprio Fado. O desfile terminou com a actuação ao vivo de Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda, também ela envergando uma criação do designer.


Entretanto, tive o prazer de conhecer a doce Inês Marcelo, uma fotógrafa promissora e com um talento inigualável, cujo trabalho tenho vindo a acompanhar desde o início e tanto me tem inspirado. Admiro-a muito e foi, sem dúvida, um enorme privilégio conhecê-la pessoalmente. Deixo-vos aqui a sua página de fotografia, onde podem acompanhar o seu trabalho neste Legacy, Moda Lisboa. Tenho a certeza que vão adorar.


A noite, para mim, terminou no Mercado da Ribeira, com um gin muito gostoso, na companhia das amigas de sempre. Mais logo, ainda hoje, partilho convosco os detalhes do segundo e terceiro dia desta edição. Até lá, uma boa segunda feira!

8 comentários

  1. Ohhhhh que querida <3 Obrigada pelo miminho Sara :) Adorei conhecer-te és mesmo fofinha e muito linda!!

    ResponderEliminar
  2. Deve de ter sido uma experiência fantástica e ainda por cima em trabalho ainda melhor!!! Parabéns e isso só vem comprovar tudo que ja tenho vindo a dizer, que tens imenso talento e que vais longe ;) agora podias era vir aqui ao PF :P

    ResponderEliminar
  3. Adorei conhecer-te!! És tão querida! :) e estas fotos estão maravilhosas!

    xoxo,
    andy

    ResponderEliminar
  4. Muito bom. As fotografias estão excelentes. :)
    -
    A.
    /Blog: A Beautiful Little Fool

    ResponderEliminar
  5. A Carmen foi muito bem acompanhada - fizeste um excelente trabalho! :)

    ResponderEliminar
  6. Foi uma pena nos termos visto apenas por aquele bocadinho minha querida! Estavas encantadora como sempre :P

    xoxo

    ResponderEliminar
  7. É verdade Melodu não podia ter ido em melhor companhia. A Sara é um amor e o resultado do trabalho ficou TOP!

    Um beijinho às duas,

    Carmen

    ResponderEliminar