dos recantos


E encantos desta cidade. Porto. A partilha dos últimos detalhes da nossa viagem está quase a chegar ao fim. Este é o relato gráfico do nosso passeio que encerrou 2014 com chave de ouro. O frio fazia-se sentir, com a imponência de um inverno rigoroso, mas os raios de sol foram persistentes e brindaram-nos com um dia lindo, sorridente, apaixonado.


Estas andanças fazem-se a pé; como manda a lei. Durante três dias o carro ficou estacionado e calcorreamos as ruas e ruelas da cidade do Porto a pé. E é tão bom. É a prova viva daquele velho ditado que sábios outrora inventaram: quem corre (no nosso caso, anda!) por gosto não cansa. Quer dizer, até cansa, mas não importa. Estamos felizes!


Descer a Avenida dos Aliados, parar na Estação de S. Bento, atalhar pela Rua das Flores, a nossa favorita. Continuar até à Ribeira, passar pelo Mercado Ferreira Borges, hoje Hard Club, admirar a paisagem do alto. Observar o Palácio da Bolsa. A luz que cobre a cidade, que nunca me parece cinzenta. Nunca.  



E depois regressar. Rua das Flores, outra vez. Não poderíamos deixar passar, não conseguiríamos regressar a Lisboa sem primeiro lá voltar. Adivinham do que falamos? 


Mercearia das Flores. Nem mais! Um espaço que ganhou o nosso coração e o prémio da melhor tarte de limão merengada de sempre. Então aproveitámos para ficar ali na esplanada, ver a luz do sol ganhar outros mil tons. Tons de cobre, de ouro, laivos de lilás (...) até que essa luz boa do sol de inverno, num crepúsculo apressado, dá lugar aos tons escurecidos da noite. Mas entretanto, já havíamos nós devorado uma fatia de tarte de limão, acompanhada com uma deliciosa Sovina. A melhor! 


E regressámos ao quarto, entusiasmados com a última noite do ano. Amanhã há mais. Mas só amanhã; infelizmente, estes pormenores bonitos do nosso passeio chegaram ao fim. Oh, havemos de voltar em breve. Por agora, agarramo-nos às coisas boas que estão para chegar e não podíamos estar mais contentes!

4 comentários

  1. Lembro-me tão bem dessa tarte de limão merengada ♥ Quando provei tinha até sementes de papoila, ficavam uns tons tão bonitos :) Era divinal! Foi a sobremesa depois de um jantar de petiscos maravilhosos na Mercearia das Flores :) Ai Sara, cada vez me dás mais vontade de voltar ao Porto!

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me apaixonada depois de ver estas fotografias! Apaixonada pela cidade onde nasci, apaixonada pelo facto de que se mantém sempre tão fiel a ela mesma. Apaixonada pelo teu maravilhoso trabalho com estas imagens. Parabéns!

    http://ruteritamaia.bogspot.com/

    ResponderEliminar