Tavira


E as manhãs no mercado. Já não é novidade que uma das coisas que mais me dá prazer é ir ao mercado. Seja aqui, em Lisboa, no Porto ou no Algarve [...] acordar cedo, preparar a máquina e ir. Apenas por ir. Poder passear pelas cor e textura, sentir os vários cheiros e aromas, por toda aquela frescura. Ir ao mercado, sem tempo marcado é quase um ritual. Por isso é que naqueles dias em Tavira aproveito para começar os meus dias ali, no mercado de Tavira.


Se há coisa que me dá gosto é de fotografar mercados. Capturar as cores, as formas, as texturas, as sombras [...] oxalá pudesse também registar os cheiros, os sons, a vida do mercado. Esta partilha não passa disso: de uma partilha despretensiosa de pequenos pormenores daquele mercado que tanto gosto.


Este ano a nossa visita ao mercado revelou ser, também, uma bela oportunidade para experimentar uma das prendas de aniversário, que havia recebido no dia anterior. A minha nova lente Nikon AF-S 50mm. Tem sido uma delícia de me inteirar de todas as suas características e especificações e, de facto, não há nada melhor para a conhecer do que a experimentar.


Saltar dos legumes para as frutas frescas ou para os produtos secos, do peixe para os enchidos, dos chás e infusões para as flores. É um passeio nos sentidos. E, no meio desta aventura, íamos comprando laranjas que sabem realmente a laranja, mangas pequeninas que eram as mais doces que alguma vez provei e aqueles figos bons que nos vende a senhora velhinha daquela mesa do canto.


Entendam esta partilha fotográfica como um pequeno desabafo, cheio de saudades daqueles dias com ele, em Tavira, sem nada mais em que pensar.


Não deixem de espreitar os dois primeiros artigos desta série de partilha sobre os dias em Tavira. Fiquem a conhecer, através do nosso olhar, a zona bonita junto à ria e um restaurante delicioso, na Praia Verde, o À Terra.


Amanhã regressamos. Estamos quase a terminar os últimos relatos das férias que passaram tão depressa...tudo para dar as boas-vindas às partilhas da viagem de Paris. Quem está ansioso?

3 comentários

  1. A fruta e os legumes têm tão bom aspecto! Também tenho de adquirir o hábito de ir ao mercado, os produtos são sempre melhores do que os do supermercado :)

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias tão bonitas, adoro as cores e texturas :)

    Love,
    sweetcamomile.blogspot.pt .

    ResponderEliminar
  3. e todas essas cores. é lindo de se ver :)

    ResponderEliminar