Ler Devagar


A livraria mais cool de Lisboa. Já não é novidade por aqui (e temendo estar a ser repetitiva) que adoro o LxFactory. Gosto de ir lá todos os fins-de-semana ou sempre que posso. Como já havia revelado na entrevista à LuxWoman, este é um dos meus espaços de eleição por vários motivos...


"É um dos meus locais preferidos em Lisboa. Consigo ter tudo aquilo de que mais gosto num espaço só: revistas (MAG Kiosk), design e decoração (Pura Cal), restaurantes maravilhosos (Cantina Lx e Burger Factory), os melhores bolos da cidade (Bolo da Marta e Landeau) e uma livraria que me faz perder de amores (Livraria Ler Devagar). Por mim, passava lá horas e horas. E é o que acaba por acontecer, sempre que posso."

Podem ver o resto da minha entrevista aqui.


Seja para trabalhar ou relaxar, para reunir com os clientes ou pôr a conversa em dia com os amigos, para lanchar ou — simplesmente — tomar um café, a Livraria Ler Devagar representa para mim o cenário idílico daquilo que é um espaço óptimo para se estar. Tão simplesmente quanto isso: um espaço onde se está. E onde se está muito bem! 


Para além da cafetaria no piso térreo, não há como não vacilar em ceder à vontade de devorar uma fatia do Bolo da Marta, cujo balcão se encontra no cimo das escadas. É infalível, acabamos sempre por nos render a uma fatia, por vezes partilhada mas quase sempre muito bem saboreada, do famoso bolo de suspiro. É verdade: é de suspirar por mais.


De todas as vezes que lá vamos, ao LxFactory, acabo por levar sempre a máquina. Na maioria das vezes, fotografo os mesmo pormenores, aqueles detalhes que me cativam. Mas há sempre um ou outro que me salta à vista pela primeira vez. Prova disso são as partilhas todas que este blog já teve, referente a este espaço.


O almoço no Café da Fábrica e o gelado no Nino. O jantar (azarado e, ao mesmo tempo, muito engraçado) no Burger Factory. O jantar no Mercado 1143. Os passeios pela fábrica. As primeiras idas ao Bolo da Marta e ao Landeau. A segunda oportunidade ao Burger Factory e o almoço n'A Mesa. O lançamento do 12 da Raquel

E agora, mais recentemente, as novas partilhas d'O Bolo da Marta e do Landeau.


Em três anos, desde que criei o blog, muita coisa mudou. Já não existe Mercado 1143 e o Moules&Wine abriu tão depressa quanto fechou. Também se notam grandes diferenças nas fotografias que partilho e registos que faço. Mas aqui é para o melhor, acho. Concordam?


Não estranhem continuar a ver, perdidos por aqui, partilhas do Lx Factory. Dos seus espaços, lojas, pessoas e particularidades. Sou uma rapariga de desejos fortes e paixões eternas. Esta é uma delas. Aproveitem o vosso Domingo e passem por lá.

16 comentários

  1. Gostei muito do post. Não conheço o espaço mas fiquei sem dúvida curiosa e na minha próxima ida a Lisboa vou, sem dúvida, passar por lá. :)

    Lau
    http://www.lscrapbook.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lau, tens mesmo que ir! É um dos meus sítios predilectos de Lisboa e tem sempre tanto que ver! :)

      Um beijinho grande

      Eliminar
  2. Muito bem! Parabéns pelo destaque :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  3. Tantas vezes fui a Lisboa e nunca pus os pés no LX Factory e ando com uma vontade enorme, agora deste ainda mais razões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, tens que vir! Quando vires diz qualquer coisa que terei todo o gosto em te acompanhar :)

      Eliminar
  4. Fui lá a semana passada, é um local maravilhoso.
    Tenho que te agradecer por publicares aqui os locais fantásticos que vais. Por vezes tiro algumas ideias e gosto imenso.. :)

    ResponderEliminar
  5. Essa livraria é linda, tenho mesmo de lá ir :)
    Conheces mais algum sítio em Lisboa onde vendam revistas do género das do MAG Kiosk?

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  6. Fiquei super tentada em ir ao LxFactory depois deste (e outros) posts teus com todas as fotografias giras e originais!!!
    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vera, sim sim sim :) ainda bem que te deixei com esse "bichinho" e acho que não te vais arrepender nada de lá ir!

      Eliminar
  7. A próxima vez que for para Lisboa vai ser de certeza um lugar que vou visitar !! :)
    Parece sempre giro quando vejo aqui no blog
    Beijinhos, Andreia

    www.redcarpeteveryday.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que querida, Andreia! Acho muito bem e depois partilha a tua experiência por aqui, que vou gostar muito de ver :)

      Eliminar
  8. Dos meus sítios favoritos em Lisboa! Perco-me nessa livraria... Para além de ser linda, tem livros maravilhosos e o Bolo da Marta. :D

    Parece-me que sempre que visito o Lx Factory vejo - como tu - novos pormenores. É um sítio pequeno, mas com tanto para conhecer e explorar. E eu só experimentei o Sushi Factory este sábado... Pfff :P

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se eu confessar que o Sushi Factory é o único restaurante que ainda não experimentei? — que vergonha! A verdade é que tenho um namorado pouco entusiasta em relação ao sushi e as amigas também já não me acompanham tanto. Diz-me uma coisa: valeu a pena? Ando louca para o experimentar :)

      Eliminar
  9. Looks great !
    please follow my blog : YOUNG BLOG


    ResponderEliminar