Brunch com Calma


Para um fim-de-semana tranquilo. Foi no sábado passado que resolvemos ir experimentar o brunch do Café Com Calma. Bem, na verdade já o andava a namorar desde aqui e nada me pareceu mais acertado do que celebrar o final da primeira semana do ano com uma novidade deliciosa. Por isso, hoje partilhamos com vocês a primeira descoberta de 2016. 





O Café Com Calma fica situado na Rua do Açúcar, em Marvila. Era uma zona que eu desconhecia; raramente vou para aqueles lados. Mas (oh) o que eu andava a perder! É uma rua lindíssima, com edifícios muito bonitos de antigas fábricas. 



Então, se eu não conhecia a zona em questão, o que me fez ter tanta vontade de conhecer este Café Com Calma? As fotografias lindas do espaço, pois claro. Assim que tropecei na página de facebook deste pequeno café, perdido em Lisboa, foi paixão imediata. E assim que chegámos lá, ao meio-dia — estava apenas um casal com o filho pequenino na mesa, à entrada — fiquei absolutamente encantada.


Conseguimos, assim, admirar o espaço na sua totalidade. Mas também não foi por acaso que o encontrámos sem ninguém. Fizemos por estar lá cedinho pois tínhamos a certeza que era uma questão de minutos até a sala estar cheia. Bem-dito, bem-feito: nem uma hora depois e já havia fila de espera. Nós tínhamos uma mesa reservada para dois e haviam mais umas quantas reservas. Aconselho mesmo a marcarem mesa primeiro.





O Café Com Calma é um local que tem tanto de aconchegante como de familiar. Lembra as antigas leitarias da vila ao mesmo tempo que nos recorda a cozinha da avó. Conhecem aquela sensação maravilhosa que é o (re)visitar antigas memórias, relembrar outras histórias? Quando associamos um cheiro, um som, um objecto, à nossa infância e aos dias em que fomos (tão, mas tão) felizes?




Pois bem. Aqui no Café Com Calma encontramos aquele déjà-vu que nos transporta para dias passados, tempos sem preocupações, sem pressa. E é isso mesmo que procuramos neste tipo de espaço. Calma. Calma para saborear um bom café, para aproveitar aquela manhã de sábado, calma para repor as energias da semana, calma para conversar, para namorar, para tomar um pequeno-almoço alongado, caprichado e com calma.



E isso encontra-se nos pequenos detalhes do espaço. A começar no mosaico do chão, passando pelas mesas antigas de madeira, as cadeiras — todas diferentes — coloridas, os utensílios de cozinha e loiças vintage, todos estes objectos e características definem este espaço como um espaço para aproveitar e degustar.





E se os detalhes maravilhosos deste café no bairro do Beato ainda não vos convenceram a passar por lá no próximo fim-de-semana, pode ser que a descrição do brunch delicioso o faça:




Servido em concordância com o ambiente que se faz sentir, em loiças variadas e peças lindas, este brunch é uma verdadeira perdição para quem gosta de saborear diversidade e qualidade.




brunch é servido em exclusivo aos sábados, das 12h às 16h e conta ainda com uma alternativa vegetariana. Custa 13€ por pessoa, sendo que as crianças só pagam 8€. Contempla uma sopa, um mini-burger de vaca (ou de grão e pimento, no caso da opção vegetariana), tostas com ovos mexidos e espargos, croissant francês e pão de sementes, acompanhados com fiambre, queijo, fuet, manteiga e compota de frutos vermelhos. Tem ainda uma taça de iogurte grego natural, servido com granola e framboesa e uma salada de rúcula, espinafres, laranja e beterraba. Por fim há ainda uma fatia de bolo, para terminar em beleza. O brunch ainda é acompanhado com um bebida fria e uma quente.



Eu e ele pedimos apenas um brunch para partilhar. Na altura foi o q.b. mas eu acho que comeria um brunch sozinha (all by myself) já que vem nas medidas certas e é muito equilibrado. Não só a escolha dos pratos, como os sabores, cores e texturas. Uma refeição bem rica e colorida, que anima qualquer dia cinzento!




Fiquei desejosa de lá voltar, numa outra oportunidade. Para já, fica aqui a partilha destes registos feitos assim que chegámos ao Café Com Calma, naquele sábado tranquilo, passado a dois. Escusado será dizer que quando terminámos — mesmo que eu quisesse fotografar mais um ou outro detalhe — o espaço já estava completamente cheio. De amigos, de casais, de famílias. É um lugar muito agradável e que vou, certamente, recomendar a todos! 

Espero que vos tenha deixado com água na boca e que passem por lá no próximo fim-de-semana, quem sabe, para um Café Com Calma e com muita alma!

Café Com Calma
Rua do Açúcar, 10, Marvila, Lisboa
Brunch, sábados das 12h às 16h

5 comentários

  1. É dos espaços mais giros que já partilhaste por aqui :) Também é raro ir para essa zona, mas vale a pena abrir uma excepção!

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  2. Super curiosa para conhecer este espaço!

    ResponderEliminar
  3. não é no BEATO é em MARVILA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, OBRIGADA pela correção! Das quatro vezes que referi Marvila (logo no início do post e agora no fim, na morada) claramente que aquele "Beato" foi um LAPSO!

      Eliminar