PIZZARIA DO BAIRRO


Uma pizzaria tipicamente italiana com alma lusitana. Esta é a proposta que vos trazemos; uma incrível refeição italiana com sabores que nos são muito familiares, num ambiente giríssimo, já ali, em Lisboa, junto à Trindade. Se procuram um sítio para um jantar entre amigos e os querem surpreender, então têm mesmo que ler este post.




Celebrávamos um aniversário especial e por isso queríamos um sítio diferente para reunir um grupo de amigas e celebrar. A escolha não foi difícil e a decisão foi a Pizzaria do Bairro, recentemente inaugurada no Chiado.



Um espaço acolhedor, com uma decoração que em tudo me lembrou Roma, muita luz e um cheirinho bom a forno de lenha. Um ambiente descontraído, com mesas amplas — ideal para juntar os amigos, organizar um jantar de grupo.




Pedimos alguns petiscos para partilhar entre todas, de forma a que conseguíssemos provar (quase) todas as especialidades da casa. A cozinha está a cargo de Giulian Fetahu e a ementa teve a consultoria do chef italiano Augusto Gemelli, que nos trouxe uma série de pratos tipicamente italianos, com alguns dos seus ingredientes mais nobres (mozzarella de búfala, bocconcini, trecia e burrata), que harmonizam na perfeição com alguns dos nossos melhores ingredientes lusitanos.




Partilhar de Mesa Cheia

Num ambiente muito diferente da Pizzaria do Bairro no Cais do Sodré (que funciona somente com grab & go), aqui os amigos são convidados a sentarem-se, a pedirem uma sangria fresca e doce (uma das melhores que já provei, juro!) e a partilharem uma refeição que tem tudo para ser deliciosa. Aliás, aqui, o lema da casa é mesmo "partilhar". Todas as mesas têm uma tábua ao centro onde os pratos são colocados e onde estão ao alcance de todos, para todos degustarem todas aquelas boas iguarias.



Das entradas tenho que destacar duas que foram o meu grande deleite: as mini panzerotti, de requeijão e abóbora grelhada e a salada de carne marinada à italiana, com gnocco frito. Uma verdadeira delícia! Têm duas tipologias de preço, sendo um referente a uma dose para partilhar e outro referente à dose individual.




Depois temos as famosas pizzas italianas em forno de lenha. Podem pedir no tamanho médio ou grande —  e, acreditem, a grande é mesmo para ser partilhada. Nós experimentámos a Do Mar Salgado, com atum, a Da Horta, com beringela e requeijão e ainda a Maria. Todas elas estavam muito saborosas, com massa fina e cozinhada no ponto. Ingredientes frescos e uma boa combinação de sabores.



Para terminar em chave de ouro, pedimos as três sobremesas da carta para partilhar. Uma Zuppa Inglese de baunilha e chocolate com ginja de Óbidos, uma Panna Cotta de frutos do bosque e ainda uma Focaccia Dolce, com gelado italiano — a minha sobremesa predilecta! 



Foi uma refeição magistral e um óptimo cenário para um almoço entre amigas. Os pratos estavam todos deliciosos, o ambiente é perfeito para nos pormos a par das novidades e...já vos disse que aqui servem a melhor sangria de sempre? É. É isto. Espero que tenham gostado da partilha e quem sabe não vos inspira a irem lá hoje jantar? Afinal é sábado e aos sábados ninguém devia de ter que se preocupar com o jantar em casa...

3 comentários

  1. Não digo que seja hoje, mas sem dúvida que me inspirou a ir lá jantar brevemente! Adoro, adoro comida italiana e esta tem um aspecto absolutamente divinal :)

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar
  2. Bem, que maravilha! Parece tudo delicioso.

    ResponderEliminar
  3. Conheço bem a Pizzaria do Bairro no Cais mas não sabia que tinham aberto outro espaço! O restaurante parece de facto fantástico e a comida, nem sei que dizer! Das entradas à sobremesa tudo parece bastante pensado - e saboroso. Não tenho a menor das dúvidas em como irei até esse espaço um dia destes :)

    ResponderEliminar