UAU!


Em Lisboa, na Doca de Santo Amaro, há um espaço especial. Há muito que não ficava tão contente por conhecer um sítio novo, especialmente porque este foi uma recomendação da minha irmã. Fomos aproveitar o nosso domingo à beira rio, junto à ponte. Juntámos uma mesa catita, e pusemos a conversa em dia, enquanto fizemos um almoço-alancharado (ou um lanche-ajantarado). Uau Lisboa é, para mim, o novo espaço sensação de Alcântara.




Uau, já é domingo...

...Mas onde ir? Agora que os dias da semana já estão preenchidos com trabalhos-de-crescidos e não nos podemos dar ao luxo de gozar os três meses de férias de verão como antigamente (oh, bons velhos tempos!) temos que aproveitar o (pouco) tempo do fim-de-semana para conhecer outros sítios, experimentar algumas novidades e pôr a conversa em dia. Mas depois há sempre aquele dilema: é sábado ou domingo, está tudo cheio, vai estar trânsito, não vamos conseguir estacionar... Quem se depara com estes dilemas?




Se está um dia de sol lindo, como o de ontem, evitamos ir para a zona da linha, que deve estar caótica por causa das praias. Aos domingos também não vamos escolher ir de carro para o LxFactory que há mercado rural e o ir para a baixa de carro nunca é boa ideia — note-se que a minha Joaninha partiu o pé e, estando de muletas, os passeios têm mesmo que ser de carro.


Uau, mas e as docas?

Lembrou-se a minha irmã. A verdade é que nunca nos lembramos de ir para as docas de Lisboa. Em tempos cansámo-nos do ambiente, da movimentação, dos bares e restaurantes que eram sempre os mesmos...até a minha irmã nos dizer que havia um espaço novo e super giro para levarmos a Joaninha. Chamava-se UAU e chamou-nos logo a atenção. 



Fomos de carro e não nos vimos embrenhadas no trânsito caótico de domingo. Não; o caminho fez-se sem problemas e estacionámos o carro no parque das docas, que fica atrás dos restaurantes. Revelou ser uma opção óptima, para fugir à terrível saga do "vamos demorar duas horas para encontrar lugar". Estacionámos à sombra e depois de quase 3h de conversa na esplanada (as nossas conversas são eternas) só pagámos 1,40€ de parque. Foi mesmo a melhor escolha.


UAU foi então uma agradável surpresa. Situado junto à Ponte Sobre o Tejo, tem uma esplanada muito agradável, dividida em dois espaços: um adjacente à loja e outro sobre o rio. Ambos à sombra, com várias mesas (ora baixas, ora altas), cadeirões e todo o conforto que se pede, para estar horas e hora à conversa entre amigas, a admirar a paisagem e as delícias que nos vão chegando à mesa.


A carta, para além de ter um layout adorável — como todo o grafismo e conceito do espaço — era variada e a escolha não foi fácil. Mas acabou por ser inevitável; tudo o que queríamos, para atenuar o muito calor que se fazia sentir, era um sumo bem fresco. Pedimos dois sumos naturais de melancia e uma limonada Uau, com cereja. Todos deliciosos, feitos na hora e verdadeiros salva-vidas numa tarde tão quente como a de ontem.



Como nenhuma de nós tinha almoçado (domingos, certo?) mas já passavam das quatro da tarde, queríamos petiscar algo leve, que acompanhasse na perfeição com os nossos refrescos.




Uau, é delicioso!

Eu e a mana partilhámos uma espetada de frango com abacáxi , servida com batata doce fritinha, pão de alho e um molho de caril maravilhoso e a Joaninha pediu um hamburguer de frango, também acompanhado com batata doce. A nossa espetada estava divinal e o hamburguer da J. devia ser delicioso!




Eu já tinha ficado apaixonada pelo espaço e pelo serviço. O primeiro porque era muito a minha cara, com uma decoração minimalista, fazendo uso do tom cinza jogando com outros tons mais alegres, apontamentos de vidro e madeiras. O atendimento era super acessível, muito simpático e bem-disposto, jovem e sorridente, que condizia na perfeição com o espaço. Por isso, "uau" adequa-se na perfeição, já para começar.



Depois disso, fiquei rendida aos pratos; a apresentação, a confecção, a conjugação dos sabores. Tão boa, tão fresca, tão saborosa. Tudo com óptimo aspecto e muita pena tive eu de não ter conseguido experimentar mais nada, que a carta ainda tinha várias delícias que mereciam a nossa atenção — uma delas é o brunch de fim-de-semana. Quero!


Uau, é um gelado de pau...

...E este é, no fundo, o ex-libris deste espaço sorridente nas Docas de Lisboa. São os tradicionais gelados de pauzinho, numa re-interpretação moderna e divertida, que resulta em gelados saborosos, coloridos, ricos e carregados de coisas boas.




Apesar de apresentar vários sabores e muitas propostas, a oferta recai sobretudo nos sorbet de fruta. Nós experimentamos o tutti-frutti que nos permitia provar um pouco de cada um. Pêra, goiaba (o meu preferido!!) kiwi, manga e morango. Todos eram bem gostosos e só me apetecia ter pedido um de cada.



Foi uma tarde de domingo muito bem passada e este UAU fez-nos acreditar que vale a pena sair de carro a um domingo, em Lisboa, em pleno Julho. Por isso — e porque por aqui gostamos mesmo de partilhar as coisas boas — convido-vos a espreitaram a página UAU e a sua oferta no Zomato. Depois digam-me o que acham.

Uma boa semana para todos!

6 comentários

  1. Não costumo ir para os lados de Alcântara, e por isso este espaço escapou-me completamente. Mas agora tenho que lá passar! Não sei se terá um menu vegetariano, mas já vale a pena pelos sumos e pelos gelados de fruta.


    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu costumo ir, sobretudo pelo LxFactory, mas este UAU apanhou-me mesmo de surpresa :) tem menu vegetariano, sim! Beijinhos

      Eliminar
  2. Uauuuu estou completamente rendida, vai já para a próxima descoberta. Obrigada Sarita, deixas sempre aqui umas dicas tão boas <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "UAU" mesmo, Martinha! Obrigada eu, pelas tua palavras tão queridas...

      Eliminar
  3. Adorei o post e adoro sempre as dicas que por aqui encontra! :)

    ResponderEliminar