NICOLAU


Lisboa. Esta semana foi uma semana repleta de novidades na cidade. A descoberta deste espaço, na Rua de São Nicolau, na Baixa de Lisboa, foi pura coincidência. Pode-se dizer mesmo que foi uma daquelas felizes coincidências. Fui almoçar com a minha Joaninha e a caminho do atelier onde ela trabalha, deparei-me com este espaço, pintado em tom de menta e que foi, desde o primeiro momento, uma lufada de coisas boas. Para conhecerem o novo Nicolau Lisboa é só continuarem a ler...




As minhas deslocações até Lisboa fazem-se apenas por dois motivos: trabalho (seja profissional ou seja por qualquer coisa blog related) e por ela. Desta vez foi mesmo por ela; para ir almoçar com ela. É que estive com ela todos os dias nos últimos dez anos e esta coisa chata de "ser adulto" faz com que cada uma trabalhe em seu canto. Por isso, esta semana fui ter com ela, até à Baixa, e no meio de um acaso acabámos por nos render a este verde-azul-menta lindo.



Quem passa pela Rua de São Nicolau não pode ficar indiferente a este espaço. É a alegria da rua, o pop de cor necessário para animar qualquer dia cinzento. É uma decoração emocionante, fresca, convidativa e uma obra de reabilitação que está magnífica. Somos convidados a entrar, primeiro que tudo pela curiosidade, depois porque nós queremos mesmo ficar ali, nem que seja para admirar tanta coisa bonita.


Fomos lá quinta e fomos lá sexta. Quando gostamos mesmo de uma coisa fazemos questão de gostar dela com convicção, sem peso nem medida. E se num dia experimentámos o chá gelado, os ovos benedict e a panqueca nicolau, no dia seguinte aproveitámos para alinhar nos wraps, na limonada, nos ovos mexidos e na pavlova. Estava tudo uma verdadeira delícia. Nós adorámos!

 



Bem, na verdade — e em verdade vos confesso — na primeira vez não tinha a máquina comigo e isso deixou-me de tal forma "desconsolada" que poder voltar lá, desta vez sem esquecimentos, foi o pretexto mais do que perfeito para combinarmos um outro almoço — agora com máquina. Só assim vos conseguiria trazer estes registos, partilhar convosco esta sugestão e (oh well) provar mais uma ou outra coisa da carta. 

E ainda ficou por experimentar o brunch!





Nicolau Lisboa

O espaço, outrora antigo e desactualizado, foi agora remodelado e recentemente inaugurado. O seu cartão de visita é mesmo o tom azul lindo que o reveste, a começar pela fachada e pelos caixilhos originais de madeira pintados, passando pelo mobiliário e até pelos electrodomésticos (sᴍᴇɢ, dá para resistir?). 

E depois por tudo o resto; pela luz que invade a sala, pelas grandes janelas, pelo lettering em neon ao fundo, pelo soalho bonito, por todo o charme que está inerente a este Sr. Nicolau.



Quero aquela cozinha...

A decoração é giríssima e até comentei que a zona da cozinha é a materialização da minha futura-cozinha-de-sonho, já que a idealizo precisamente naqueles tons, com aqueles pormenores e com aquele frigorífico. É assim um "quero" muito grande. Um dia...



Parece que nada foi deixado ao acaso e todas as zonas do espaço combinam bem entre si. Deixam-nos com uma sensação nostálgica, melosa e com saudades da casa da avó. Uma re-interpretação das peças de antigamente, com o gosto de hoje. Objectos de outros tempos encarados com os olhos de agora. Uma aliança perfeita entre Lisboa antiga e Lisboa nova, reinventada.






Além de tudo isto, o serviço é jovem e muito simpático e tudo o que pedimos estava óptimo, cozinhado no ponto e servido sem grandes demoras. Achámos os preços adequados para o tipo de espaço, de serviço e tendo em conta a qualidade dos produtos — frescos e saborosos — consideramos que este Nicolau se vai tornar um grande amigo. 

O wrap que pedimos, por exemplo, de frango, mozzarella, presunto e espinafres, custa apenas 3,5€ e é servido numa boa porção. Nós incrementámos com uns ovos mexidos a dividir pelas duas, bebidas, sobremesa e café — ficámos mais do que perfeitas e pagámos 7€ e pouco. Foi uma hora de almoço muitíssimo bem aproveitada! 






Além disso, na carta podem ainda encontrar várias opções saudáveis, como smoothies, açaí, granola caseira, tostas de abacate, saladas várias e os pratos do dia. Como vos dissemos, apenas ficou por (a)provar o brunch, que nos deixou muito curiosas. E pronto: serve assim esta partilha de sugestão para o vosso fim-de-semana, quiçá? Já têm mais um bom pretexto para irem passear a Lisboa!

Rua São Nicolau 17
Segunda a Sábado
Das 9h às 18h

4 comentários

  1. Que imagens lindas! Convidam mesmo a uma visita a este espaço ;)

    ResponderEliminar
  2. Actualmente moro fora de Lisboa, mas costumo levar a família à capital com frequência. Defino antecipadamente trajectos que passam por lugares que conheço. O Nicolau Lisboa vai ficar na agenda para a próxima visita. E pelas fotos parece valer a pena :)

    ResponderEliminar
  3. Certamente um lugar que devo ir em minha próxima ida à Lisboa, já anotei o endereço!!!

    Bia <º(((<

    ResponderEliminar
  4. Alguém que te pare com estas fotos fantásticas!

    ResponderEliminar