BRUNCH DE NATAL


Com direito a troca de prendas e uma mesa cheia. Cheia de conversa, de partilhas, cheia de coisas boas. Foi no sábado passado que um grupo bonito de bloggers se reuniu no incrível Four Seaons Hotel Ritz, em Lisboa, para conhecermos um dos melhores e mais completos brunches da cidade e fazermos uma troca de prendas muito especial. Tenho a certeza que vão adorar este relato visual!




O nosso encontro estava marcado para o meio-dia — a hora perfeita para se iniciar um brunch de fim-de-semana com todo o tempo do mudo — no Restaurante Varanda do Hotel Ritz Lisboa. 

Apesar de ser filha de arquitectos e deste espaço ser um ícone na história arquitectónica da capital, eu ainda não conhecia o hotel, nem tão pouco tinha explorado o seu interior. Este brunch surgiu como a oportunidade perfeita para colmatar essa falha e deliciar-me com a envolvente do espaço e as peças de arte maravilhosas que o ornam.




Hotel Ritz

O projecto foi desenhado pelo atelier do Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro e o hotel foi inaugurado em 1959, uma época onde as grandes obras viriam a desafiar o traço e a silhueta clássica de Lisboa. Situado junto a uma das principais artérias da cidade, o Hotel Ritz trazia um novo discurso estético e apresentava-se como uma solução totalmente nova, apresentando aos seus hóspedes a melhor experiência sobre a capital, com vista privilegiada sobre o parque. O traçado mantém-se fiel até aos dias de hoje, apenas tendo sido realizadas obras pontuais de reabilitação em algumas áreas. 

Em jeito de curiosidade — e porque, sou sincera, não fazia ideia da dimensão megalómana do espaço — o hotel tem cerca de 13.000m², 290 quartos e 15 pisos. Esta subtileza de diluir uma área tão grande com tanta harmonia na envolvente só se pode traduzir numa mestria inigualável de quem o desenhou.





A sala do Restaurante Varanda é ampla e está orlada por grandes janelas que se abrem para a imensidão verde do Parque Eduardo VII. O seu nome é uma homenagem à varanda que ladeia todo o restaurante e que é o ex-libris do espaço — embora só seja utilizada nos dias bonitos de sol.

Brunch Ritz
o mais completo de Lisboa

Em relação ao brunch (...) nem sei bem por onde começar este relato; creio que as fotografias falarão por si mas, ainda assim, permitam-me que vos aguce o apetite. O brunch é servido aos fins-de-semana, das 11h às 16h, e é um dos mais ricos e completos de Lisboa.




À entrada somos surpreendidos pela amplitude da sala, que nos permite ter uma visão geral do espaço. Temos várias estações, mesas e opções. De um lado uma estação de ceviche; em frente uma mesa de sushi (sim, sushi!); do outro lado temos um carrinho amoroso dos gelados Artisani; mais à frente uma mesa comprida de queijos, enchidos, pães variados, saladas frias, opções vegetarianas; segue-se a estação dos pratos quentes, confeccionados na hora; e para terminar a mesa das sobremesas, repleta de pequenas maravilhas!






Fiquei deslumbrada com a variedade e admito que me perdi, durante vários minutos, a deambular pela sala. Tanto quanto sabia, tinha que provar tudo, experimentar daqui e dali. Pelo menos essa seria a minha utopia. A verdade é que, no meio de tantas coisas boas, não sabemos por onde começar nem sonhamos onde iremos acabar. 

Comecei na mesa dos pães, queijos e carnes frias e fui provando um pouquinho de tudo. Eu sou absolutamente louca por queijos, por isso podem imaginar que aquela mesa ao centro foi a minha perdição. Terminei depois nas sobremesas e o dilema permaneceu. Agora só me apetece voltar lá para provar o que ficou por experimentar.



Apesar de não ter provado o sushi, por exemplo, posso-vos garantir que a oferta é rica, variada e todos os pratos são muitíssimo bem confeccionados. A padaria é maravilhosa, os queijos eram do outro mundo e a patisserie parecia saída de um conto de fadas parisiense. Reza a história que o mil-folhas é um dos musts da casa; está (a)provado e (com)provado — é mesmo o melhor que já alguma vez provei!



Entretidas e maravilhadas com tantas coisas boas, ficámos assim, sentadas numa mesa ampla junto à janela, virada para o jardim. O momento foi partilhado com a Helena, do The Styland, a Marta, do Marcas Por Amor, Joana, do blog Às Cavalitas do Vento, a Ana, do Infinito Mais Um e com as Catarinas, do Daydreams e do Joan Of July

Estivemos reunidas ali, até o Sol estar baixo e a cidade dourada pela luz de final de tarde. Estivemos em alegres conversas, conhecendo-nos um pouco melhor e partilhando o espírito de uma das épocas mais bonitas do ano.

 



Amigo Secreto
com a Fnac Portugal e as melhores

Para terminar em beleza, fizemos a troca de prendas entre todas. A Fnac Portugal juntou-se a este brunch de forma muito especial e permitiu, a cada uma de nós, escolhermos o presente perfeito para a nossa Amiga Secreta. Não podia ter sido mais engraçado. Cada prenda vinha com uma mensagem e intenção muito querida e foi super divertido ouvirmos as histórias de todas.


A minha "amiga secreta" foi a Lena e achei que ela ia adorar este livro e esta caneca, para encher com um chá e aquecer o seu serão. Já eu recebi pelas mãos da Martinha este conjunto de cadernos e estes vales amorosos, da Mr. Wonderful e não podia ter ficado mais feliz. Ela acertou em cheio, obrigada Marta!



Foi uma experiência incrível e só me resta dizer-vos que, caso estejam à procura de uma prenda única, podem oferecer este brunch como prenda de Natal, por exemplo. Basta, para isso, que contactem o Hotel. O brunch tem o custo de 49€, inclui tudo aquilo que vos referi (entradas, sushi, pratos quentes, sobremesas) e ainda várias opções de bebidas (chás, infusões, bebidas quentes, sumo naturais, vinho e champagne!). Os mais pequenos terão ainda animadores e poderão ir para uma sala de brincadeira, se não quiserem ficar com os crescidos à mesa.

É um privilégio, de facto, visitar um espaço destes e aconselho muito a conhecerem-no numa ocasião especial, onde queiram marcar o momento!

Restaurante Varanda
Ritz Four Seasons Hotel
Todos os dias
Das 06h30 às 22h30

6 comentários

  1. Não sei como vou fazer isto mas vou ter de convencer O meu Bruno a levar me a este brunch! Nunca vi tanta delicia junta e oh que lugar mais magico.
    Deve ter sido muito bom esse serão com bloggers tão simpaticas =)

    ResponderEliminar
  2. Foi tão especial partilhar este momento com vocês, gostei imenso. A repetir, please! :D*

    Joan of July

    ResponderEliminar