MONSARAZ


Um fim-de-semana pelo Alentejo. Um passeio sem esforço. Uma saudade apertada. Uma tradição que se mantém — ou vai mantendo — ano após ano. Na partilha de hoje trazemos de volta aquele sol maravilhoso, que nos aquece e aconchega as lembranças, aquela paisagem de tirar o fôlego e todas as coisas boas que se passam por Monsaraz, nesta altura do ano.






voltar ao sítio onde fomos felizes...

Porque, por lá, somos sempre felizes. É um grande conforto regressar onde, em tempos, cultivámos memórias, semeámos histórias. Mas melhor ainda é regressar e ver que, afinal de contas e depois de tanto tempo, tudo continua igual. Ou, então não. Está diferente. Mas, neste caso, para melhor. A paisagem maravilhosa ali permanece. As casas continuam iguais. O espaço que nos recebe também. A simpatia das gentes de lá também. Mas este ano descobrimos coisas novas, sítios ainda mais bonitos.




Monsaraz é, por excelência, o nosso destino num fim-de-semana de inverno em família. Contam-me que a primeira vez que lá fui tinha 3 semanas. Portanto, já há 25 anos que  acompanho os meus pais (e mais tarde, também a minha irmã) nestas andanças. E há sempre qualquer coisa de mágico, de reconfortante. E mesmo quando o meu pai brinca e me pergunta "se ainda consigo fotografar alguma coisa que ainda não tenha fotografado" eu respondo-lhe que sim. Há sempre qualquer coisa!










E este ano então conheci imensas coisas novas. Visitámos os Museus, que ainda não conhecíamos; deliciámo-nos com a nova Mercearia, logo ali, junto à entrada; tomámos café no novo espaço — Gaspacho — que abriu mesmo em frente à Casa de Turismo Rural onde ficamos sempre, todos os anos [...] enfim! No meio das voltas tradicionais, Monsaraz consegue sempre surpreender-me!






Este espaço então, foi mesmo uma óptima contribuição. Um ambiente descontraído, rústico mas com aquele toque de modernidade que já fazia falta. Louças bonitas, pratos que ornamentam as paredes, cadeiras várias. Uma tábua de petiscos, um copo de vinho e dois dedos de conversa — somos felizes.





 Monsaraz

Carrega em si séculos de História e conquistas e é um óptimo centro de turismo, com vários pontos de interesse à volta. Um fim-de-semana por lá chega-vos perfeitamente, se quiserem conhecer um pouquinho melhor a Vila Medieval de Monsaraz. 

Podem visitar o Castelo e a Muralha, a Igreja Matriz, a Cisterna e o Pelourinho, o Museu dos Frescos ou a Casa da Inquisição. Nas redondezas têm o Alqueva como plano de fundo, as Antas e Cromeleques e Mourão (oh Mourão!). 



E nesta altura do ano, durante as festividades de Dezembro, encontram a vila inteira repleta de música de Natal e figuras que representam o Presépio, à escala! Para mim, esta é mesmo a altura mais especial para se visitar Monsaraz. Num daqueles fins-de-semana de muito frio mas cheios de sol, sabem?



Pois bem, este foi um deles. O ano passado estivemos em Marvão e também tivemos a sorte de apanhar uns dias excepcionais! Fazemos sempre uma escapadinha em família para o Alentejo — mas confesso que o meu destino de eleição é mesmo este: Monsaraz.








Adega de Mourão

Até porque, dada à proximidade, nos dá mais um pretexto para visitar Mourão e a sua Adega castiça. Desta vez fomos ao cair da noite, pelo que ainda fomos privilegiados com umas paisagens pintadas de cobre e ouro lindíssimas. A Adega de Mourão, essa, estava à nossa espera. Copinho de vinho em cima do balcão, os do costume, cantando o seu Cante Alentejano, brindando a mais um dia. A comida irrepreensível, como de costume. Bem temperada, saborosa, genuína. O vinho então (...) nem se fala. 




Terminámos o passeio com um almoço em Évora, como de costume. Agora é esperar que o próximo inverno regresse, para que possamos também nós regressar aos cantos e recantos do nosso querido Alentejo.


Até lá, desejamo-vos um óptimo fim-de-semana, cheio de coisas boas e passeios bonitos. E ânimo, que de hoje a uma semana é Natal!!!

5 comentários

  1. Um lugar assim, com horizonte a perder de vista....me parece infinitamente acolhedor!
    Um feliz domingo :)

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. tão giro! nunca lá fui, mas despertaste-me a curiosidade! adorei o teu retrato

    beijinho,
    Moi by Inês

    ResponderEliminar
  3. Monsaraz é sempre um lindo em qualquer altura do ano, mas acredito que nesta tenha um encanto especial. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Monsaraz parece absolutamente lindo e muito convidativo, não acredito que nunca lá fui! Afinal, ainda tenho muito Portugal por descobrir. :)

    Lindas fotos, Sarinha, já tinha saudades de "acompanhar" estes teus passeios. :)

    Joan of July

    ResponderEliminar
  5. Adoro Monsaraz, tal como sou apaixonada pelo Alentejo. Absolutamente encantador :)

    ResponderEliminar