as segundas



E cinco motivações para fazer mais e melhor. No post de hoje assumimos 5 compromissos — connosco e convosco — para nos dar algum ânimo no final deste terceiro mês do ano, que passou ainda mais depressa que os dois primeiros, não acham? São ideias e metas que traçamos, agora que a mudança está concluída. É o abraçar de uma nova etapa, propondo-nos a novos desafios.



deitar & acordar

Deitar cedo e cedo erguer...sempre ouvi dizer. Nos últimos meses tenho tido noites curtas e bastante inquietas. Adormeço lá para as cinco, só acordo às nove. Fico a deambular pelo mundo virtual através ecrã do telemóvel horas e horas a fio, acabo por traçar plenos mentais de coisas a fazer no dia seguinte que, invariavelmente, nunca chego a cumprir. Ando com uma rotina péssima. Eu já vos tinha dito aqui que uma das chaves para descansar bem era deixar o telemóvel off durante a noite mas...

...têm alguma sugestão para dormir melhor? Alguma app, algum ritual?

planear

A maior falha dos últimos tempos: deixar de planear, de programar, de agendar. Então tem sido uma desorganização generalizada! Costumava andar com a minha Agenda Mr. Wonderful para todo o lado; começava as minhas semanas a planear a semana, de preferência ao pequeno-almoço enquanto bebia uma meia-de-leite cheia de espuma. A meia-de-leite manteve-se (valha-nos isso) mas o tempo e disposição para escrever na agenda não. 

...conhecem alguma alternativa mais imediata? Uma app que seja um lifesaver ou uma técnica para voltar a ser mais organizada?

trabalhar

Dando continuidade ao tema "planear", há um outro aspecto que tem que voltar a estar no topo das prioridades: o "trabalhar". Tenho alguns trabalhos em standby e muita vontade de lhes dar forma e fazer brilhar. Só preciso de...

...sugestões de cafés simpáticos para se trabalhar ao computador?

treinar

Outra das minhas promessas para este ano, a acompanhar a mudança de casa. Estou em processo de inscrição no ginásio e já não deve faltar muito até estar, efectivamente, inscrita. Mas, entretanto...

...têm algum plano de treino para fazer em casa?

viajar

Este é o tópico que mais ânimo me dá! Num ano que se previa ser de merda porcaria, já temos duas viagens marcadas (uma delas será um remake de uma já feita e por aqui já publicada), uma outra ainda em hipótese e uma quarta que é feita de sonhos (e não, não é NY — essa é para o ano) mas que pode muito bem ser materializada já este ano. Se assim for, será uma epopeia essa viagem...

...e vocês, gostavam de ir viajar a algum lado este ano? Algum destino já pensado?

17 comentários

  1. Sara, conheces à Casinha Boutique Café? Costumo ir para lá estudar, o ambiente é muito muito simpático e como durante a tarde não tem muita afluência é o meu refúgio para o trabalho — aconselho!!

    Beijinho, :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço a do Porto, sim! tenho a de Lisboa na minha lista para conhecer há muito, mas acaba por ficar um pouquinho fora de mão para mim. Mas obrigada pela sugestão :) tenho que ir à de Lisboa, mais que não seja para um cházinho!

      Um beijinho*

      Eliminar
  2. Quanto a dormir melhor recomendo, sem dúvida, deixar o telemóvel e restantes tecnologias em off na hora de ir dormir. O adormecer torna-se mais tranquilo e saudável. E em relação aos treinos em casa recomendo-te uma aplicação que descarreguei este mês e que ainda estou a experimentar - 30 Day Fitness -, ou outras aplicações semelhantes que incluem planos de treino diários. É ideal para nos mantermos activas diariamente, quando não temos um ginásio por perto. Espero que ajude ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei: tecnologias off! Tenho que começar um bom livro, para o ter na cabeceira e inspirar-me :) que querida Inês, obrigada! Vou já investigar a app que falas!

      Eliminar
  3. Tenta relaxar um pouco com uma música ou algo do género. Cria rituais e momentos só teus e vai tentando acordar 5 minutos mais cedo cada dia. Se tiveres um dia preenchido e se tiveres estes rituais vais acabar por conseguir um sono mais reparador.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa dos 5 minutos mais cedo é uma óptima ideia, Daniela :) obrigada! *

      Eliminar
  4. Que todos os objetivos sejam cumpridos!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Sara, deixa cá ver se te consigo ajudar de alguma forma.

    1) Não tenho nenhuma sugestão de app ou assim, apenas um acordar para a realidade: larga o telemóvel! A sério, tens de ser dura contigo mesma, e obrigar-te a desligar o telemóvel ou a mantê-lo longe de ti a partir de determinada hora. Define horas para ires para a cama, e não leves nada contigo. Nada de telemóvel, computador, tablet, o que quer que seja. Só tu e o pijama.

    2) Há muito tempo que deixei agendas em papel e passei para o mundo digital. Utilizo o Google Calendar para eventos com datas específicas e Todoist para todas as imensas tarefas que tenho para fazer. Há várias opções de gestores de tarefas, mas até agora o Todosit é mesmo a minha preferida. Tem versão web e app para Android e iPhone (e mais uma série de integrações com outras aplicações e sites).

    3) Não tenho ido a cafés em Lisboa e arredores, por isso não te posso ajudar com esta :(

    4) Há um plano de treino que quero fazer há uns tempos, mas ainda não tive coragem. Chama-se Insanity, já ouviste falar? É pesado... De resto, faço imensas coisas do site http://darebee.com/, tem exercícios bem interessantes.

    5) Neste momento estou no Canadá mas já tenho outros destinos para o resto deste ano: Budapeste e algumas cidades na Roménia. Fico a aguardar novidades sobre a tua próxima aventura!

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que querida, Catarina! Obrigada pelo teu tempo e palavras :)

      Eu sei que, em vez de estar presa ao telemóvel, durante as insónias devia concentrar-me (mais que não seja a contar carneirinhos...que o telemóvel só me desperta mais!)

      Não conhecia essa ferramenta, do Todosit, por isso mil obrigadas pela partilha! Vou já instalar...

      Insanity? Não conheço (bolas, como se sinto naba nestas andanças) mas vou tratar já disse, hoje! :)

      Mil obrigadas pelas dicas, Catarina*

      Eliminar
  6. O Insanity é um dos melhores programas para treinar em casa. O Shaun T (criador do programa) é diabólico (se fizeres vais perceber) mas é certinho que vês resultados. E em bem pouco tempo! Além disso tem a vantagem que não precisas de qualquer equipamento para além do teu corpinho. Se não experimentaste, experimenta, é viciante.

    http://analycia.blogs.sapo.pt/

    Podes encontrar os vídeos com os treinos no blog que referi em cima. Tens vários programas do Shaun T (Insanity, Insanity Max 30,...) e também de outros criadores. Cardio, zumba, dança, yoga, tudo o que quiseres está lá =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia, mesmo :) mas já instalei e vou começar a explorar! Ahaha diabólico, neste caso, é uma coisa muito boa! Obrigada pelas sugestões 💚

      Eliminar
  7. Sorri tanto a ler este post, gosto tanto do modo tão íntimo e pessoal com que abordas as coisas, Sarinha.

    De tudo o viajar é sem dúvida uma paixão, algo que anima logo a alma. Este ano tem sido tão bom para mim que todos os dias agradeço pela vida que tenho. Comecei com os Açores em Janeiro, conheci uma parte de Portugal que não conhecia em Fevereiro, vou voltar a Madrid em Maio e ainda nesse mês dar um pulinho mais acima ao Douro mesmo que seja em trabalho. Oh, a vida é boa quando olhamos para as coisas pequenas que ela nos dá.

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente passamos tanto tempo no telemóvel que nem temos a real ideia do tempo que perdermos. Este mês vou comprometer-me a não ir à net depois das dez e a deitar-me mais cedo. Preciso mesmo.
    Adorei o post <3 Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Olá, bom dia!
    Esta manhã, por entre a leitura de algumas notícias, dei com estas sugestões de aplicações que prometem ajudar a criar rotinas no que toca o uso das tecnologias durante o dia!
    Fiquei curiosa para experimentar, e lembrei-me de partilhar aqui.
    https://nit.pt/fit/saude/aplicacoes-gratuitas-vida-sem-stress

    Que blog tão querido e intimista. Fui lendo um dia e outro, dei por mim a acompanhar. Gosto imenso. Parabéns!

    Uma boa 6a-feira e desde já um bom fim de semana também! :)

    ResponderEliminar
  10. Oh Sarinha tens dormido tão pouco, isso faz-te mesmo mal, dormir pouco influencia a produtividade, a concentração e torna o nosso metabolismo muito muitoooooo lento, tens mesmo de dormir melhor.

    Fico contente que vás voltar a treino, faz-te bem e acho que devias vir experimentar um treininho com o meu grupo outdoor na praia de Carcavelos, tenho a certeza que ias adorar.

    Entretanto deixo-te aqui um link de treinos em casa que é gratuito e bastante interessante: https://www.fitnessblender.com/

    beijinhos grandes

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  11. Olá Sarita!!! :)

    1) Neste campo tenho zero soluções, mas fico ansiosamente à espera que nos contes as experiências que fizeste para melhorar este campo.

    2) Não sei que telemóvel tens, porém, o Google Calendar funciona mesmo bem e é super interactivo, além disso, tendo a conta sincronizada no pc, tablet, telemóvel, etc, o calendário actualiza em todo o lado! É fantástico.

    3) Não sou de Lisboa, mas, recomendo-te vivamente a, assim que encontrares o TEU café, uses técnicas de abstracção da confusão exterior. Eu tenho tendência a distrair-me com o movimento alheio nestes locais.

    4) Há muitos vídeos no youtube bastante simpáticos que te permitem fazer um plano interessante, podendo mesmo escolher-se que parte do corpo se quer treinar. Gosto imenso dos vídeos deste canal https://www.youtube.com/user/XFitDaily e tenho feito o Focus T25 - Alpha, Beta e Gamma, muiiiito bom mesmo. Procura, vale a pena!

    5) Viajar por Portugal também pode ser muito relaxante e não fica tão fora de mão :)

    Beijo muiiiito grande!!!

    ResponderEliminar