5 receitas


Para receber os amigos, em casa. Porque Páscoa também é sinónimo de reunião — e porque, no fundo, todos os pretextos são bons para receber os amigos — hoje partilhamos convosco cinco receitas, super simples e rápidas, para fazerem e prepararem um encontro ao final do dia, bem charmoso e delicioso.

amigos & petiscos

Não há nada melhor do que reunir os amigos, à volta de uma mesa cheia, completa e animada. A receita não precisa de ser complexa. É até muito simples, na verdade. Bastam alguns aperitivos, uma boa taça de vinho e muita vontade — vontade de brindar à amizade e às pequenas coisas da vida.

E é assim, entre conversas e brindes, que gostamos de celebrar a Páscoa. Por isso fazia todo sentido partilhar convosco algumas sugestões para fazerem, da próxima vez que convidarem os amigos para irem aí em casa.


Tábua Rústica

A arte do petiscar rima, de forma quase automática, com queijos e enchidos. É, por isso, imperativo organizar uma boa tábua rústica, com uma selecção de alguns desses produtos. Existem várias opções e tudo vai depender do vosso gosto. Sirvam-nos assim, dispostos numa tábua de madeira e deixem os convidados servirem-se à vontade. 

Trouxinhas de Salmão Fumado 

Com requeijão e pêssego em calda. É uma das combinações que mais gostamos. Primeiro, porque adoramos salmão fumado e depois, porque o toque salgado do requeijão liga na perfeição com a doçura do pêssego. E é super simples, esta receita: basta que temperem o requeijão a gosto, com uma pitada de sal e pimenta, um fio de azeite e ervas de provence. Depois é só prepararem as trouxinhas com o salmão fumado e colocar as fatias de pêssego a acompanhar.

Patê de Delícias

Embora não seja sinónimo de fit, esta receita é sempre um sucesso em qualquer festa ou reunião com amigos. Na verdade, é mesmo dos primeiros aperitivos a desaparecer já que fica sempre delicioso e resulta super bem para iniciar uma refeição. É uma pasta de delícias do mar, servida com tostinhas integrais e é super simples de fazer: só precisam de cortar finamente as delícias, juntamente com um dente de alho, coentros, uma pitada de sal e um pouco de sumo de limão. Assim que tiverem um preparado harmonioso e consistente, adicionam a maionese, um pitada de mostarda de dijon, pedacinhos de azeitonas pretas e os coentros por cima.





Bonbons de morango e chocolate negro 

São o toque doce perfeito para equilibrar os aperitivos salgados. Em forminhas de silicone (que agora encontram com muita facilidade em qualquer lado), colocam o chocolate negro, derretido em banho-maria com um toque de vinho do Porto, até metade da forma, depois podem optar por pôr um pedaço de morango ou uma ginja pequena e cobrem o resto da forma com o chocolate derretido. Levam ao congelador (no mínimo 4h a 5h) e depois podem servir a acompanhar frutos vermelhos e chantilly — porque não?

Sangria de Rosé

A combinação perfeita para um final de tarde quente de primavera é uma sangria de rosé, fresca e doce no ponto, servida entre brindes e gargalhadas. Não há nada mais simples nem delicioso — ou fácil de se fazer! Basta juntarem o vosso rosé preferido, um copo de gasosa e um cálice de vinho do porto, com um pau de canela e hortelã. Neste caso optámos por adicionar morangos, cortados finamente, e servimos assim mesmo.


Ou, na ânsia dos festejos, sirvam o vosso rosé assim mesmo: fresco, directamente na taça. Na última recepção aos amigos cá em casa servimo-lo assim e foi um sucesso. Este é da Quinta de Santiago e estarão lembrados de vos ter falado dele por aqui, certo? Pois bem, ainda estamos a aceitar participações no giveaway e vocês podem ganhar uma destas garrafas edição limitada para celebrar com os amigos. Assim já têm pretexto para pôr estas receitas em prática!

Uma boa Páscoa para todos & muitos brindes!

2 comentários