um natal especial...


Como manda a tradição. Hoje a casa veste-se de vermelho, verde e prata. A mesa brilha entre o azevinho e a coroa de pinheiro. As velas acendem-se. Partilha-se o bolo rei, entre histórias e segredos, entre garfadas e gargalhadas. A rádio passa as músicas de sempre mas é como se fosse a primeira vez que as ouvimos.  A família reune-se à mesa, cada um traz uma coisa para a tornar ainda mais apetitosa. É; hoje sentamo-nos numa mesa tradicionalmente natalícia e mostramo-vos como podem tornar a vossa consoada ainda mais bonita.



Há uns dias partilhámos por aqui as sugestões para decorar uma mesa de natal seguindo uma inspiração mais nórdica e minimalista. Hoje quisemos abraçar o aconchego das cores e elementos tradicionais, relembrando os natais de antigamente. Se na primeira abordagem os tons neutros e dourados predominavam, agora o destaque assenta no vermelho do azevinho e no verde do pinheiro. Equilibramos a utilização do centro de mesa — que tem imensa presença — com uma toalha branca e apontamentos em prata, que realçam ainda mais o pop de cor, tão natalício.



um natal tradicional

Quando idealizo uma mesa tradicional de natal imagino-a pintada nestes tons, precisamente. Imagino um grande centro de mesa, velas acesas e muito vermelho. Aqui optei por criar uma mesa bonita, simples mas elegante, dentro dos tons do nosso natal. O jogo de pratos, onde conjuguei uns brancos básicos com uns de festa, orlados por uma faixa em prata, ficaram colocados sobre marcadores prateados (que são iguais aos dourados que usei aqui). Os copos — que, à semelhança da mesa nórdica, também são a chave da composição — com um apontamento prateado, ficam lindos em conjunto (copo de vinho e copo de água). Também encontramos um apontamento metálico nas argolas que seguram os guardanapos vermelhos de pano, que trazem a cor para a mesa.

O centro de mesa, esse, é a adaptação de uma coroa de natal que é vendida para pendurar na porta ou parede e que aqui serviu de base para se criar um jogo de velas e bolas, que decorou e deu toda uma nova vida à nossa mesa.




Natal no El Corte Inglés

A verdade é que a escolha dos elementos não foi tarefa fácil. Quando entrei no El Corte Inglés, em Lisboa, fiquei completamente deslumbrada e perdida no meio de tantas coisas bonitas. Queria trazer tudo! As principais tendências deste ano estão representadas em cinco colecções: o Natal Tradicional, Natal Nórdico, Jardim Mágico, Brilhos de Natal e o Bosque Encantado. 

Acabei por optar por vos trazer duas dessas colecções e gostava de vos convidar a conhecer o catálogo lindo que podem encontrar aqui (bem como a loja online), para que se inspirem e vejam todas as sugestões, a preços que são muito simpáticos e amigos da época; acreditem, associar a marca a preços exorbitantes é um disparate  por exemplo, a peça mais cara que trouxe foi mesmo a coroa de natal (29.95€), que serviu de centro de mesa].




e agora: preferem uma mesa inspirada no registo mais nórdico ou não abdicam de uma mais tradicional?


...no fundo, independentemente de tudo o resto, o importante é estarmos com mais gostamos, juntos!

Se ainda não pensaram como vão decorar a vossa mesa de Natal ou gostavam de encontrar o presente perfeito para aquela amiga que é apaixonada por decoração, então ainda vão muito a tempo. Aproveitem o fim-de-semana e, se quiserem evitar as confusões da loja, podem sempre visitar a loja online.

3 comentários

  1. Vídeo caloroso, fotografias lindas e natalícias! Adorei :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei as decorações lindas!
    Feliz 2018 e continuação de muito sucesso e saúde.
    Bjs
    Ana
    www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt

    ResponderEliminar