5 dicas | instagram


Como potenciar o nosso perfil? Tenho recebido várias mensagens a questionar quais os programas e meios de edição que utilizo, quando é a melhor hora para partilhar, como tornar o nosso feed mais apelativo, etc... Aproveitando o balanço dos últimos posts aqui no blog — onde relembro o ano passado através da grelha do instagram — pensei que podíamos começar a semana com cinco dicas essenciais, para vos contar tudo. Que tal?

1. Perfil

Antes de mais, se querem que o vosso número de seguidores aumente ou que o vosso trabalho chegue a um maior número de pessoas, é fundamental que tenham o perfil público. Só assim é que outros utilizadores poderão conhecer e apreciar as vossas publicações e, por conseguinte, começar a seguir-vos. Não é necessário que as vossas partilhas sejam em tempo real e podem sempre bloquear usuários que vos incomodem ou que não vos interesse ter como seguidores — por isso não precisam de estar preocupados forçosamente com a questão da privacidade. Vocês gerem o quê e quando partilham.

2. Interacção

O instagram é uma comunidade e, por isso, é importante interagir com outros usuários. Pensem na plataforma como algo mais do que um sítio onde partilham somente imagens; aqui poderão partilhar muito mais, desde experiências a dicas, passando por ideias e colaborações. Deixem um gosto e/ou um comentário nas fotografias de quem seguem, respondam sempre com carinho aos comentários que recebem e procurem descobrir contas novas e inspiradoras no feed de sugestões.


3. Edição

Para mim, um feed organizado e uniformizado é o factor mais importante para me fazer seguir alguém. É claro que o conteúdo também tem muita importância mas se a comunicação visual daquilo que é publicado não for coerente provavelmente não vou querer acompanhar. Este tópico teria pano para mangas e adoraria explorá-lo num post exclusivo, que acham? A base de tudo está em tentar utilizar sempre o mesmo tipo de edição, criando um filtro e ajustando consoante a situação. Não procurem partilhar tudo in loco e no momento. Façam um estudo da vossa grelha e vão guardando os posts para publicar de uma forma ordenada. Outra dica que vos posso dar é que tentem sempre manter o tipo de registo fotográfico: se publicam fotografias do telefone, tentem não misturar com fotografias de máquina e vice-versa.


4. Timing

Timing e oportunidade é tudo. Tenho-me apercebido, ao longo do tempo, que existem (pelo menos para o meu tipo de público) dois momentos-chave que são perfeitos para publicar. São das alturas do dia em que os meus seguidores se encontram mais activos e por isso há um aumento enorme de engagement entre partes. O alcance aumenta significativamente e, por sua vez, tenho muito mais likes e comentários se publicar entre as 13h e as 14h ou depois das 21h. Já fiz experiências de publicar de manhã cedo e de facto, por motivos que me são alheios (creio que possa ter a ver também com os algoritmos da app) não alcançou nem um décimo dos meus seguidores.

5. Identificação

Hoje em dia existem inúmeras páginas de regram, com milhares e milhares de seguidores. É do nosso interesse aparecermos em destaque nessas ditas páginas pois estaremos a divulgar o nosso trabalho a um público muito mais vasto do que aquele que nos acompanha. Daí poderão advir novos seguidores e — quiçá — novas alianças. Para criar essas oportunidades é importante utilizarem as hashtags certas e identificarem na vossa publicação as páginas que façam sentido. Por exemplo, se partilham um restaurante faz todo o sentido identificarem páginas como @zomato ou @lisboapontocome, para além do próprio restaurante (se tiver conta no instagram). Se publicarem uma vista de Lisboa aproveitem e identifiquem @visitlisboa ou @lisboaconvida, por exemplo. Desta forma estão a apresentar o vosso trabalho e fazê-lo chegar a um outro patamar.


Agora digam-me tudo: gostariam de ver o processo da minha edição? E as apps que uso para me ajudarem no feed do instagram?

10 comentários

  1. Gosto de pensar que algumas das dicas já as sigo, a verdade é que o meu interesse com o Instagram é mais pessoal do que público, porém, gosto de manter uma conta limpa e ampla para diversas pessoas conhecerem um pouco mais de mim.
    Fiquei muito interessada no post exclusivo para a edição de que falaste. Mal posso esperar!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas!
    E sim, adorava saber qual é o processo de edição que usas, já que é isso que mais me interessa num instagram! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  3. Apesar de já ter conhecimento de todas as dicas/sugestões que apontastes acho que o post ficou bem atrativo e a informação capta-se facilmente. E verdade seja dita, salvei o post na minha página de referências a conteúdo digital, às vezes é preciso lermos aquilo que já sabemos para nos apercebermos como funciona a máquina

    QUANDO É QUE FOI A ÚLTIMA VEZ QUE ALGUÉM TE ROUBOU ALGO?

    Blog || Facebook || Instagram || Twitter

    kill them with kidness,

    Woah Arabella

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas! Continua a partilhar connosco todos os segredos! :)

    ResponderEliminar
  5. Adorava saber mais sobre o teu processo de edição e que apps usas! Vou ficar a espera de um post x.

    www.thelisasworld.com

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas Sara.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Sim às duas perguntas do fim do post. :)
    xoxo

    Micaela

    ResponderEliminar
  8. Olá Sara :)

    Achei este post muito útil e descomplicado!
    Por acaso debato-me um pouco a questão do crescimento no instagram, às vezes chega a ser um pouco frustrante.
    Anotei as dicas de identificar mais vezes marcas ou comunidades nas fotografias. Quanto aos horários por vezes fico confusa, apesar de podermos ver nas estatísticas nem sempre é assim tão linear, talvez seja mesmo uma questão de tentativa erro. Quanto ao uso de fotos só de telefone ou só de máquina, acredito que até se possa conseguir em equilíbrio entre ambos se, como tu dizes, estudarmos bem o feed e conseguirmos criar um fio condutor do nosso estilo em ambos os casos.

    Obrigada pela tu partilha!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Excelente post Sara. Parabéns ��
    Sim gostaria de Conhecer o processo de edição e as apps que usas.

    Bjinhos

    ResponderEliminar