Madeira Postcards #3


Almoçar numa Tipografia e uma vista sublime sobre a cidade. Depois do nosso passeio pelo centro histórico e pelo mercado, depois da partilha da Estalagem da Ponta do Sol, hoje convido-vos a almoçarem num dos meus restaurantes preferidos no Funchal. Fica inserido no Castanheira Boutique Hotel e o espaço onde existia, outrora, uma antiga tipografia, serve hoje uns menus de almoço deliciosos e tem um terraço com uma vista magnífica sobre o Funchal...


A Madeira é conhecida pelo seu clima subtropical, onde sentimos que é verão o ano inteiro. Bem, é certo que a chuva tem forte presença durante o inverno mas as temperaturas acabam por ser sempre muito agradáveis e amenas. A partilha que hoje vos trago foi de um dia bonito de sol, que nos permitiu passear pelo centro da cidade de uma forma mais descontraída e atenta. O almoço seria num dos restaurantes favoritos dos meus tios — e que acabou por se tornar, também, num dos meus preferidos — inserido no Castanheiro Boutique Hotel. A particularidade deste espaço é que, para além de toda a decoração ser inspirada na antiga tipografia que lá existia, há ainda um terraço com um rooftop bar que nos permite desfrutar de uma vista incrível sobre a cidade. Mas já lá iremos. Para já, deliciem-se com os detalhes do restaurante.


tipografia

Com uma decoração singular e muito original, o Restaurante Tipografia está inserido no bonito ambiente do Castanheiro Boutique Hotel e oferece uma cozinha de excelência, adaptada a todas as circunstâncias, sempre com inspirações mediterrâneas. É nesta sala que é servido o pequeno-almoço aos hóspedes do hotel, mas é também aqui que os clientes locais poderão desfrutar de um almoço executivo ou um jantar requintado.

Esta sugestão foi dada pelos tios, que já são clientes habituais. E não podia ter sido melhor recebida por mim. Enquanto designer gráfica, conseguem imaginar o meu deleite ao ver todos os detalhes daquele espaço que havia sido em tempos uma tipografia à antiga. A gerência manteve algumas peças de mobiliário e provas exemplares do trabalho que ali se fazia e a decoração é um ponto-chave essencial, tornando este espaço num dos espaços mais charmosos do Funchal.




O restaurante desenvolve-se em duas áreas distintas: a sala de refeições e a esplanada. Tanto uma como outra são áreas amplas mas muito aconchegantes. O ambiente é muito agradável, tranquilo e permite-nos ter uma refeição sem pressas, sem grandes agitações — mesmo quando temos o tempo contado entre uma reunião e outra (que é normalmente o caso do tio, que aproveita a hora de almoço para ir ao Tipografia precisamente por apresentar sempre um menu executivo do dia delicioso e de rápido serviço).






Ao almoço os menus executivos com prato, bebida, entrada ou sobremesa (infelizmente não vos sei precisar neste momento o valor por pessoa) são uma óptima opção para quem tem uma hora de almoço controlada mas não abdica, ainda assim, de fazer uma refeição deliciosa, num espaço especial.

Estava um dia tão bonito que acabámos por pedir uma mesinha para três na esplanada. O pedido foi variado e todos os pratos estavam deliciosos. Para começar vieram uns bolinhos de bacalhau que estavam super saborosos, depois o tio optou por um prato de peixe, a tia pediu uma espetada e eu optei pelo risotto de mexilhão que foi um dos melhores que já provei. Para terminar, um brownie magistral com os sabores e texturas no ponto.



O hotel tem ainda um pequeno pátio ajardinado, perfeito para um convívio entre amigos ou uma reunião de trabalho, onde podemos apreciar uma vasta selecção de cafés, chás e pastelaria. Mas o ex-libris do espaço, para mim, é mesmo o terraço maravilhoso que tem serviço de bar de apoio à piscina mas que poderá ser também aproveitado pelos demais clientes, onde podem pedir — entre outras opções — vários cocktails e bebidas exóticas.

Com uma atmosfera descontraída, este espaço com vistas fantásticas sobre a baía do Funchal é a escolha certa para degustar uma refeição ligeira junto da piscina, ou simplesmente tomar uma bebida num final de tarde.





A vista do rooftop oferece-nos um olhar 360º sobre a cidade e foi uma das experiências mais bonitas. O sol brilhava, mesmo no final de Novembro, estava uma temperatura amena e a luz que cobria o Funchal era magnífica. Lá de cima conseguimos ter uma perspectiva única e identificar vários pontos de interesse local, por nós já visitados. Acho que ter a possibilidade de, em viagem, visitar um miradouro sobre a cidade é uma das melhores paragens a fazer. É por isso que não podia deixar de vos dar esta sugestão. Mais que não seja, mesmo que não fiquem para almoçar ou jantar, aproveitam para tomar um café ou um refresco no bar do terraço e deliciarem-se com a vista.



Amanhã voltaremos à Madeira. Falaremos do passeio até ao Pico do Arieiro, um passeio obrigatório, o Cabo Girão (outra paragem must go) e um outro hotel, com um outro terraço panorâmico, desta vez noutro lado da ilha. Para já, que se abra o apetite e que vos sirva de inspiração para marcarem já a vossa visita à pérola do Atlântico.

1 comentário

  1. Adoro!! Eu não conhecia esse restaurante mas vou de certeza visitaR.

    www.thelisasworld.com

    ResponderEliminar