Fauna&Flora


Uma manhã de sábado, um brunch com panquecas e duas horas de conversa entre amigas. Já estamos a meio da semana e ponha o dedo no ar quem já anseia pelo fim-de-semana? Por aqui, posso dizer-vos que estou entusiasmada com o dia de amanhã, já que regresso a Sevilha — e parece que vou passar a regressar várias vezes agora — mas saber que no fim-de-semana vou estar em Lisboa anima-me ainda mais! A cidade está repleta de boas sugestões e a de hoje é uma delas. Preparem-se e tomem nota. Vale a pena...


Malta, já vos disse que nas folgas tudo aquilo que faço é descobrir e visitar sítios novos e bonitos nessa cidade? E, por conseguinte, sinto que nas folgas tudo aquilo que faço é comer. Mas — já dizia o outro — não me importo de virar gorda desde que seja feliz! E tenho sido muito feliz. Acho que agora, com a nova rotina e horários, a trabalhar oficialmente cinco dias por semana — e raramente com fins-de-semana livres para aproveitar com as amigas — sempre que tenho um sábado ou domingo livres é como se fosse natal e procuro fazer tudo aquilo que vai ficando na wishlist...




Visitar o Fauna&Flora estava nessa wishlist há muito tempo. Depois de todo o hype (e note-se que ainda me faltam visitar imensos sítios-do-hype em Lisboa) encontrei numa folga a oportunidade perfeita para levar lá a minha melhor amiga. Era sábado, estava um dia bonito, não tínhamos pressa e lá fomos.

Verdade seja dita que [recordo-me] ainda tinha ido ao ginásio de manhã e deveria ter comido uma fruta ao acordar. Por isso combinámo-nos encontrar por volta das 14h e seguimos as duas viagem. Não tínhamos reserva porque não dá para fazer e já íamos munidas de alguma paciência para a espera...




Bem, não estávamos a contar esperar quase hora e meia. Confesso que, durante a espera, ainda demos um saltinho ao Heim Café ver como estava o movimento. E estava igual. Lisboa já está complicada de se visitar durante a semana; está então mil vezes pior ao fim-de-semana. É uma verdadeira luta e (pelo menos falo por mim) acho que os lisboetas começam a ficar um pouco enfadados de ter que abdicar de visitar os sítios bonitos porque sabem que se vão debater com enchentes e enchentes de turistas. Pensei por momentos deixar a cidade menina e moça em standby até ao inverno (rezando para que o boom acalme) mas o certo é que por esta hora já estávamos esfomeadas e a menina do Fauna&Flora que anotou o nosso nome na lista de espera garantiu-nos que valeria a pena...




E valeu. Por sorte conseguimos aquela mesinha baixa, estrategicamente posicionada junto à janela, com tampo de madeira rústica e bancos toscos. O enquadramento perfeito para as fotografias. O espaço, mais do que cheio, estava impossível de fotografar mas — ó! — como me regalei a fotografar o nosso pedido. Nem sei se tenho mais gosto em fotografar comida ou em comê-la, efectivamente.

Aqui não existem menus compostos para o brunch. Têm várias opções na carta e são vocês que moldam o pedido a vosso gosto. Por um lado acho preferível e o facto de ser customizável faz com que apenas paguemos por aquilo que realmente queremos. Ora vejamos: temos granola e smoothie bowls, panquecas, tostas e ovos, snacks, sopas, bowls, mini burgers, doces, bebidas quentes ou sumos naturais.

"tivemos que dar o braço a torcer"

Nós acabámos por pedir alguns favoritos para partilhar. Para a mesa veio uma tosta botanica (com cogumelos salteados) e uma nord (com salmão), umas panquecas baga (com coulis de bagas, frutos vermelhos e creme de leite), dois sumos naturais e um cappuccinos — e estava tudo absolutamente divinal! Tivemos que dar o braço a torcer e agradecer muito à simpática menina que nos atendeu. Confirmámos que tudo estava maravilhoso e que a mesa à janela não podia ter sido mais perfeita. Creio que a despesa terá ficado a cerca de 15€ por pessoa e posso garantir que ninguém ali passou fome e que todos os pratos estavam absolutamente deliciosos, tornando-se únicos e característicos do espaço. Sei que se quiser outra vez umas panquecas dos deuses é aqui que vou voltar...





Fora do roteiro baixa-chiado, o bairro de Santos está cada vez mais apetitoso e este Fauna&Flora é prova disso. Aconselhamos muito as panquecas baga — estava uma delícia! — e sugerimos também que vão cedo (se puderem durante a semana, perfeito) pois o espaço, sendo amplo, não comporta todos os gulosos e curiosos que até ali se deslocam. Apesar dos banquinhos colocados à porta, já a antever longos períodos de espera, o certo é que a situação pode mesmo soar a desespero. Se tiverem paciência e tempo: esperem. Vale a pena. O ambiente que se vive por lá é como se estivéssemos num recanto de uma floresta bonita, cheia de verdes e cheirinho bom a café. Delicioso!


Fauna & Flora
Rua da Esperança 33, Lisboa
Terça a domingo
Das 9h às 19h

5 comentários

  1. Este espaço parece-me encantador e já esperava o tempo de espera que narraste, até porque, como tu própria disseste, é um sítio hype!
    As fotografias mostram comida com um excelente aspecto, mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Tem tudo um aspecto divinal. Preciso de experimentar isto quando for a Lisboa novamente!
    Blog - Maria Rita
    > Follow my blog in Bloglovin

    ResponderEliminar
  3. Estou apaixonada por estas fotografias! Lindas lindas lindas!
    https://opequenogirassol.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. aqui em São Paulo tem um café tão parecido com esse, que meio que eu acho que já sei onde eles se inspiraram... ❤
    as fotos passaram uma calmaria, seu olhar sobre as coisas é muito bonito! Eu que estava a procurar blogs novos, já adicionei o teu a minha lista de favoritos.

    ResponderEliminar
  5. Como concordo com a tua observação ao caos com a enchente de turistas por Lisboa, Sara! Sou alfacinha de gema e nunca vi a minha cidade tão caótica! Por muito positivo que o turismo seja para a nossa economia, começa a ser muito complicado fazer certas coisas, ora pelo tempo perdido no trânsito, ora pelo tempo de espera nestes lugares, e ainda ontem vivi uma experiência semelhante!

    Ainda bem que acabou por valer a pena! Os vossos pedidos têm óptimo aspecto e o espaço é bem bonito! Dá vontade de lá ir conhecer! :)

    Um beijinho,

    Sofia Garrido • Photographer | Blog

    ResponderEliminar