manjerica


Deliciosamente saudável... Onde o brunch é servido todo o dia, todos os dias. Onde a luz bonita de Lisboa entra pelas grandes janelas voltadas para a rua, que são também palco da agitação enérgica da cidade. Um espaço que abriu no mês passado mas promete ser escolha certa quando procuramos alternativas mais saudáveis mas igualmente saborosas, ricas, cheias de cor e sabor. Se ainda não conhecem a Manjerica, pois estejam à vontade...




Na Rua João das Regras, já ali na Praça da Figueira, bem no coração da cidade, esconde-se esta manjerica. Irmã mais nova da manjerica do Saldanha (que está aberta desde o ano passado) esta é uma loja maior, mais arejada e iluminada. A premissa, essa, mantém-se fiel aos primórdios: produtos frescos e de qualidade, que criam receitas especiais, saudáveis e muito saborosas.




A lista é rica em opções para todos os gostos e lá podemos encontrar sugestões de almoços, petiscos, refeições leves, pequenos-almoços ou então um menu de brunch definido, que é servido todos os dias, a qualquer hora do dia.





Este projecto surge do gosto pelas pequenas coisas da vida e da sabedoria de aproveitar cada momento, especialmente se for partilhado numa mesa entre amigos. Chega-nos pelas mãos de Licínia Moura que almejava ter um projecto só eu mas que, ao mesmo tempo, pudesse ser partilhado com todos. É ela que nos traz o conceito de manjerica à mesa, onde o retrato seria sempre delicioso, com certeza! 

A sua paixão pela cozinha e a expertise de saber receber são transportados para os dois espaços da marca, que podem encontrar no Saldanha e agora também na Praça da Figueira.

Segundo a Manjerica:
Acreditamos que os melhores momentos são passados à mesa, entre amigos e com comida deliciosa no prato. 



E essa é também a minha máxima, desde sempre. Sou uma eterna apaixonada confessa pelas conversas (e refeições) fora de horas. Pelos petiscos ao fim da tarde ou pelos brunches demorados ao fim-de-semana. Ir tomar um café nunca é só ir tomar um café. É um ritual. Um estado de espírito. As minhas poupanças mais rapidamente são investidas num bom jantar entre amigos do que numa peça de roupa. E sim: os melhores momentos são sempre aqueles em que se partilha um boa refeição e uma mão cheia de histórias.

E foi exactamente num momento desses que resolvi ir conhecer este espaço novíssimo na cidade. Levei a melhor companhia do mundo — a minha irmã — e resolvemos começar a semana com um brunch caprichado, demorado, bem saboreado.




Estacionámos o carro no parque subterrâneo da Praça da Figueira. 

Dica Nº.1: não o façam. Não. Não vale a pena. Aliás, nem levem carro. Vão de comboio, ou de metro. Se tiverem mesmo que levar tentem deixá-lo na rua ou, se forem com tempo e estiver um dia bonito, estacionem junto ao Urban, onde o bilhete diário é 3€ e podem andar a passear o dia inteiro pela Baixa sem estarem preocupados com o carro. Nós acabámos por estar lá 2h e pagámos quase 6€. Socorro.

Dica Nº.2: vão com muito apetite. E vão com tempo. Este é um espaço que merece ser vivido, aproveitado. E a carta é toda tão apetitosa que vão querer provar tudo. Se combinarem ir num grupo de amigos é perfeito. Assim pedem um de cada e partilham todos.

Dica Nº.3: quando lerem panquecas de abóbora, assumam as panquecas de abóbora. Deixámo-nos levar pelas tradicionais, clássicas, aquela panquequinha básica, talvez por estarmos um pouco cépticas com a massa de abóbora. Erro. A massa de abóbora é absolutamente deliciosa, não são nada enjoativas e não têm qualquer produto lácteo, de origem animal ou refinado.



Apesar de irmos com o brunch na mira, acabámos por fazer o pedido à la carte. Pensámos que não iríamos conseguir comer tudo o que contemplava o menu de brunch (embora essa opção já pré-definida acabe por compensar imenso). Têm dois menus de brunch, o clássico e o vegetal. A diferença está no iogurte, que na segunda opção é de origem vegetal. Ambos são compostos por 1 panqueca (com base e topping à escolha), 1 tigela de iogurte (grego ou vegetal) com topping, 1/2 torrada, 1 bebida fria e uma bebida quente.

Nós acabámos por pedir 1 tosta de abacate (que da perfeitamente para ser partilhada nesta situação), as panquecas clássicas (são servidas três panquecas e podemos escolher o topping), os ovos mexidos com cogumelos (que vêm acompanhados com batatinha doce e um molho de iogurte e pepino divinal) e duas bebidas frias (uma limonada de frutos vermelhos e o sumo manjerica, que era absolutamente delicioso, 100% sumo de fruta feito com maçã, limão e beterraba).


No fim, acabámos por nos derreter com o sorriso simpático de quem nos convidava a provar a panqueca de abóbora. A própria Licínia, que é um amor e nos recebeu como se estivéssemos em casa, sugeriu que não devíamos ir embora sem antes provar esta receita especial. E nós, nada contrariadas, acabámos mesmo por aceitar o convite. E ainda bem. Aliás, não desprestigiando as panquecas clássicas, esta era muito melhor. Mais leve e saborosa, para além de ser mais saudável. Ao contrário da outra, que pedimos com coulis de frutos do bosque, a panqueca de abóbora veio acompanhada com manteiga de amendoim caseira, mel e fruta fresca. Explicaram-nos que esta é uma receita especial e bem mais trabalhosa de fazer. Mas vale muito a pena experimentarem. Palavra de Cabido!


No fim de contas, ainda trouxemos algumas gulodices saudáveis para casa. Também sempre com a consciência de um mundo melhor (e mais saboroso), as próprias embalagens foram pensadas ao pormenor para evitar o desperdício. E podem trazer para casa — ou para oferecer a alguém — o que quiserem da loja. Trouxemos os donuts de banana bread, que na loja podem ser acompanhados de um topping à vossa escolha e — o meu favorito! — o brownie de cacau. Uma perdição.

Se ficaram com água na boca, não deixem de espreitar a Manjerica no Zomato, Facebook ou Instagram. Deliciem-se, passem por lá, e depois digam-me o que acharam...


R. João das Regras 5A
De domingo a sexta
Das 08h30 às 20h00

2 comentários

  1. Meu deus!! Tem tudo um aspeto maravilhoso!!
    Não conhecia mas fiquei muito impressionada, gostei também do facto de pensarem em toda a gente e terem uma opção de iogurte vegetal!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. Aspeto de fazer babar ahaha. Tenho de lá ir, sem dúvida!
    Beijinhos
    https://stateofgracebymargarida.blogspot.com/

    ResponderEliminar