t e r ç a s


Açúcar. Muito açúcar. Porque terças passadas a trabalhar non-stop, entre estágios e relatórios, ainda por cima cinzentas e muito pouco estivais, pedem (ou melhor!, exigem) uma guloseima para o lanche.

E serve esta partilha para isso mesmo: uma receita bem rápida para um lanche reconfortante ou uma sobremesa deliciosa.

(sugestão de apresentação)

r e c e i t a - m a s s a

farinha 100gr. ovos 3 unidades açúcar 50gr. leite 1,5 dl. óleo 2 c.s limão raspa q.b

É bastante simples esta receita, na verdade. Basta juntarem os ingredientes todos e irem batendo, até a massa apresentar uma textura bem cremosa. Cá em casa usamos uma frigideira com (mais ou menos) 15cm de diâmetro e unta-mo-la com um bocadinho de óleo — embora ela seja "antiaderente". 


Dependendo do resultado e dos vossos desejosos gulosos, esta receita dá tranquilamente para seis panquecas ou, eventualmente (se preferirem a base mais fina), cerca de dez ou doze crepes. Não se assustem com o tamanho ilustrado na imagem; confesso que ajustei a dimensão da panqueca para enquadrar bem no prato. Inicialmente, era do tamanho do prato — sem tirar, nem pôr. 


Quanto à cobertura destas delícias, a criatividade (e a vossa vontade!) é o limite. Por aqui é quase sempre a mesma opção: morangos (ou banana), regados com chocolate negro derretido.

r e c e i t a - c o b e r t u r a

Admitindo (e com toda a certeza) que esta cobertura se faz a "olhómetro", creio que o mais acertado seria sugerir derreter meia barra de chocolate de culinária, com um pouquinho de leite ou natas. Não o faço em banho-maria pois numa tentativa de aligeirar o processo, acabo por derreter directamente no lume. E fica muito bom na mesma. O meu truque? Uma ou outra gotinha de vinho do porto; fica uma maravilha aquando combinado com o chocolate negro!

15 comentários

  1. Aiiie caia tão bem agora! :DD

    ResponderEliminar
  2. Bom, não gosto mesmo nada de panquecas, no entanto chocolate e morangos é tipo match made in heaven para mim, daquelas coisas que conseguia "enfardar" horas a fio sem parar eheheh!!! Amei foi as fotos, sempre tão mimosas!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Saraaaa, isto não se faz! Que aspecto delicioso :) Deu-me vontade de ir a correr para a cozinha fazer umas! (Tenho de controlar-me, tenho de controlar-me...)

    ResponderEliminar
  4. ai, é um lanche perfeito para qualquer dia da semana,:p

    ResponderEliminar
  5. Dear, randomly found your blog and I’d like to say that you have amazing design, beautiful photos and interesting posts! Everything is magnificent!

    would you like to follow each other?
    will be happy to see you in my blog)

    www.dianacloudlet.com

    ResponderEliminar
  6. Oh Sara, tu tens mesmo sensibilidade para isto! :)
    A qualidade fotográfica dos teus posts tem melhorado muito a nível de composição! Conseguiste incluir os ingredientes dispondo-os de uma forma agradável à vista e ao paladar! Até mesmo a imagem de abertura, com o desfoque, revela isso. O prato é bem bonito!
    Ainda bem que vim ao teu blog depois do jantar, que este post é um atentado para gulosas como eu! :)
    Panquecas são lanches ou pequenos almoços de fim de semana frequentes para mim. Nunca me lembrei de juntar raspa de limão. Vou experimentar! :)

    Bejinhos

    Sofia

    Blog: Frames and High Heels
    Website: SofiaGarrido.com

    ResponderEliminar
  7. Concordo, também me deixou com vontade de correr para a cozinha! E quanto mais cansadas mais calorias nos dá vontade de comer (falo por mim).

    Excelente aspecto!
    Beijinho.

    Aproveito para te convidar a conhecer a minha página: fashi0nshewr0te.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. também faço assim as minhas panquecas e o molho de chocolate ^^ as fotos estão tão docinhas :D

    ResponderEliminar
  9. Ai amei amei amie!!! a maneira como explicas por fotografias é deliciosa, tens de fazer mais pots destes :D
    Como sabes tenho andado out mas prometo comportar-me melhor!

    ResponderEliminar
  10. Depois deste post, não posso deixar de elogiar (mais e mais uma vez) a qualidade dos teus posts, e claro, das tuas fotografias. São elas que tornam tudo tão especial. Esse lanche também vinha a calhar aqui, num assalto à cozinha depois de horas a trabalhar. Mandas um cá para casa? Assim, como está :)
    <3

    ResponderEliminar
  11. mas que bommmm!!!

    http://passagedelessert.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Delicioso!!! Gosto muito destas dicas rápidas e práticas... :D

    ResponderEliminar