Por Lisboa #3


O Purista Barbière. A Rua Nova da Trindade esconde, sem se saber, uma pérola de Lisboa que vocês têm mesmo que conhecer. É um espaço que convida, à primeira vista e mesmo sem entrar, é um ponto de paragem obrigatório, para a um final de tarde brindar. É uma barbearia à antiga, com raízes ancestrais e serve a melhor cerveja de sempre: não vão querer saber mais?


O nosso passeio por Lisboa foi marcado por deliciosas descobertas, como este espaço, perto do Teatro da Trindade. Já estava na minha to go list há bastante tempo e esta foi a ocasião perfeita para o ir conhecer. 


Depois de um cafézinho aqui, um refresco ali e um almoço acolá, resolvemos ir provar a Affligem a uma barbearia antiga. Um conceito super inovador, bem original e muito divertido, na verdade.


O Purista intitula-se como um "espaço bar&barbearia de requinte, tradição e ambiente Purista, originado pelo lançamento da cerveja milenar Affligem em Portugal". Descobri esta novidade já há algum tempo e conheci-a como sendo uma pop up store, o que me despertou desde logo a curiosidade. Inicialmente, assim nos explicaram, este bar & barbearia estaria aberto apenas por alguns meses, a propósito do lançamento da cerveja Affligem.


Felizmente, o conceito foi um sucesso e Lisboa deu-lhe as boas-vindas mais calorosas de sempre, o que permitiu que este espaço, inicialmente previsto estar aberto apenas por alguns meses, se mantivesse a funcionar até aos dias de hoje, tornando-se já num dos pontos de referência mais interessantes da capital. Afinal, esta barbearia é também um bar lounge, uma cervejaria autêntica, uma biblioteca e uma sala de snooker, tudo envolto numa atmosfera descontraída e enigmática, num ambiente cheio de detalhes bonitos e pessoas giríssimas.

How cool is that?


Aberto desde Agosto deste ano, o espaço funciona de terça a domingo, sempre depois das15h. Oferece serviços de um barbeiro especializado no corte tradicional de barba e cabelo, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência de degustação de cerveja inesquecível. O cenário apresenta-se como um convite irrecusável aos gentlemans da cidade, mas não deixa de ser, por isso, menos apelativo às senhoras. Aliás, eu e a J. sentimo-nos mais do que bem recebidas naquele final de tarde. Tivemos direito a uma breve contextualização de todo o conceito inerente ao Purista Barbière e a uma experiência deliciosa, a de experimentar a nossa primeira Affligem


Enquanto apreciadora assumida de cerveja, este espaço foi uma óptima descoberta. Uma das minhas cervejas favoritas é a Grimbergen, que costumo beber no Beer Garden, em Oeiras. À semelhança desta, a Affligem também é de origem Belga e deve ser apreciada com calma, tranquilamente, ao longo do serão. Tal como cortar o cabelo numa antiga barbearia, onde a tradição remonta às nossas origens tornando-se quase num ritual — o simples prazer de um corte tradicional de cabelo, num espaço especial, único — também o degustar uma cerveja assim é um verdadeiro prazer, uma pausa no tempo. Este ritual divide-se em dois momentos: num copo Affligem, verte-se lentamente e numa inclinação especial o conteúdo da garrafa, reservando para o segundo momento, cerca de 10% da cerveja, que será então servido num outro copo, mais pequeno. E assim, fica ao gosto e critério de cada um, se se pretende degustar um copo primeiro que outro, ou misturados.


Deixo-vos aqui esta sugestão, agora que o final da semana se aproxima. Para relaxar, beber uma cerveja a dois (ou três, ou quatro!), jogar uma partilha de bilhar ou simplesmente ter o prazer de um corte de cabelo como antigamente. Uma experiência requintada e original. Para os apreciadores da melhor cerveja e para todos aqueles que nem o são. Porque só pelo espaço, já vale a pena.

Espero que tenham gostado da partilha e se por acaso lá forem, partilhem a experiência! Uma boa quinta feira!

10 comentários

  1. Que máximo, espaço encantador sem dúvida.

    xoxo,
    Lovely Seventy One

    ResponderEliminar
  2. Eu sou o contrário de ti - não aprecio cerveja. E logo, o fascínio com estes sítios só é grande pelo espaço em si, do qual já tinha ouvido falar e, pelas fotografias, é decididamente um máximo!!

    ResponderEliminar
  3. que espaço tão bonito e apelativo!

    ResponderEliminar
  4. Já há muito tempo que tinha vontade de conhecer este espaço, mas nunca me tinha dado para ver fotografias do mesmo. Depois destas, é obrigatório! A ideia é brilhante e o espaço muito original! Como sempre, fotografias impecáveis <3

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro essa cerveja, só por isso já era desculpa para lá ir! Acho o espaço magnifico! Tenho que ir lá cortar o cabelo :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  6. O espaço é fabuloso.

    A.
    http://ohh-hello.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Que espaço maravilhoso! Aprecio bastante uma boa cerveja e essa tem óptimo aspecto :)

    \ Indigo Lights

    ResponderEliminar
  8. adorava poder visitar um barbeiro como deve de ser, é das poucas coisas que invejo os meus amigos xD

    ResponderEliminar
  9. Estou a gostar bastante destes tipo de espaços bem inovadores, e o melhor de tudo, é que também aqui pela F.F há cada vez mais espaços assim. :)

    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar