Aromas da Beira Baixa


Foodies Meetup by Zomato. No Aromas da Beira Baixa, no Campo Pequeno. Foi uma celebração bem deliciosa, pois este encontro ocorreu no mesmo dia da minha defesa de tese. E que melhor serão haveria do que comemorar uma vitória pessoal com um brinde entre amigos e caras conhecidas, outras nem tanto mas que depressa se tornaram muito queridas, com um bom vinho tinto e outras tantas iguarias?



O espaço que nos recebeu foi o Aromas da Beira Baixa, o que acabou por se revelar uma agradável e deliciosa surpresa, vos garanto. Situado numa rua muito bonita do Campo Pequeno, este apresenta-nos um conceito bem original, num espaço sem igual.


A decoração quer-se típica, despretensiosa, genuína, meio tosca. E é muito confortável. Num ambiente à média luz, pelo menos na hora de jantar (pois o espaço tem, na fachada principal, duas grandes janelas viradas para a bonita rua de Lisboa, que permitirão — estou certa — a entrada de muita luz natural), o ambiente é marcado pelos elementos rústicos, como as pipas e os troncos, pelas madeiras antigas, mesas grandes e, sobretudo, pela dança de aromas que se vai fazendo sentir, logo à chegada. É cheiro de fumeiro, de forno de lanha, de queijos e enchidos. É uma verdadeira perdição (e tentação!).


É uma mercearia, onde podemos encontrar a selecção dos melhores produtos da Beira Baixa, desde as compotas e bolachinhas, o pão regional e os enchidos maravilhosos, o vinho, os queijos, os pratos típicos (...) enfim, uma verdadeira pérola em terras alfacinhas. Mas é também restaurante, onde podemos almoçar e petiscar, saborear um copo de vinho, acompanhado com um pratinho de tapas. E foi neste registo que a equipa Zomato organizou este encontro; um encontro de copo cheio, de mesa recheada de coisa boas e muita conversa animada, entre garfadas.


Em alegre conversa, fomos encaminhados para a mesa, onde estavam já dispostos alguns petiscos deliciosos. Para quem gosta deste tipo de gastronomia, como é o meu caso, o truque é mesmo provar um bocadinho de tudo. Um bocadinho de morcela, outro de chouriço, depois vem o queijinho com compota ou mel, o paio curado, numa cama de pão regional, tudo isto aligeirado com um copo de vinho maravilhoso.


Os folhadinhos de enchidos e a pasta (divinal) de azeitona, que também faziam parte dos petiscos, foram seguidos pela entrada, que nos foi apresentada como sendo uma salada fria de sardinha e laranja. Uma combinação, à primeira vista, curiosa mas que resulta num harmonioso prato, com os sabores e texturas muito bem equilibrados.


O prato que se seguiu foi o tão famoso bucho recheado, ao qual (confesso) torci a cara a início. Mas como não sou menina de me deixar ficar e adoro de tudo um pouco experimentar, aceitei o desafio e não podia ter ficado mais contente: é que, pelo menos acredito que assim fosse, o bucho estava incrivelmente bem temperado, muito saboroso, suculento e aprimorado. Para primeira experiência, foi uma degustação surpreendente. Fiquei fã. Para terminar, o delicioso pastel de cereja, (cereja do Fundão, pois claro), que finalizou a refeição com chave de ouro.

No fundo, se há coisa boa em ter conhecido este projecto incrível — Zomato — é ter tido a oportunidade de confraternizar com pessoas lindas, cheias de histórias por contar, que partilham a mesma paixão que eu  a boa comida. Dentro de todas as outras (tantas) coisas boas que estão associadas ao trabalho desenvolvido pela Zomato, é um verdadeiro privilégio ter a oportunidade de nos reunir, em torno e uma mesa cheia. Cheia de coisas boas; cheia de bom vinho, comida deliciosa, cheia de conversa, de gargalhadas e outras tantas histórias engraçadas. São sempre cheios, estes meet ups by Zomato.

Não deixem de seguir o meu perfil Zomato e espreitem a página do Aromas da Beira Baixa, para conhecerem melhor o espaço. Tenho a certeza que vão adorar!

4 comentários

  1. Que sítio giro e os petiscos com um ar bem guloso :) a Zomato é um espectáculo :) *

    ResponderEliminar
  2. O espaço parece ser super giro, como pessoa que já viveu na beira baixa fiquei com vontade de ir conhecer e recordar os sabores.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que já é hora de jantar... Fiquei com água na boca ;)

    R de Rita

    ResponderEliminar