dos petiscos


Fora d'horas. E da cidade que tanto gosto. E dou comigo a voltar àquela noite, a primeira da nossa última visita ao Porto. Uma noite iluminada pelo espírito natalício que ainda se fazia sentir nas ruas da Invicta. 

Passada com mãos dadas, brindada com um vinho quente e aveludado. Uma noite com sabor a fumeiro, um gosto salgado, tão delicioso, tão típico.



Não podia começar esta série de partilhas sobre o nosso passeio de final de ano ao Porto sem ser aqui, na Taberna do Largo. Para quem já acompanha o blog há algum tempo, sabe que a minha paixão pela Taberna foi amor à primeira vista. E para além de nos tornarmos fiéis clientes, acabámos mesmo por estabelecer uma espécie de amizade à distância com as doces e simpáticas meninas por detrás deste projecto.


Passava mais de um ano, desde que visitámos o Porto pela primeira vez. E as meninas da Taberna ainda se lembravam de nós. Receberam-nos como se víssemos todos os dias, desde então. E foi tão bom, regressar ali, àquele recanto escondido, na Rua das Flores.


Queríamos celebrar a ocasião de forma diferente desta vez. Fomos jantar os dois apenas e fizemos reserva de mesa (o aconselhável, visto que o sucesso do espaço tem sido crescente e bem merecido!). Como, desta vez, só teríamos a oportunidade de ir petiscar á Taberna nesse jantar, aproveitámos para tirar a barriga de misérias: a tábua de enchidos, a pasta (deliciosa, diga-se) de azeitona da casa, as tibornas de tomate, os ovinhos mexidos com alheira, os cogumelos salteados, o pãozinho caseiro [...] tudo serve de desculpa para o petisco e dois dedos de conversa, desde que — claro! — regado com um bom tinto para acompanhar.


Já temos saudades da Taberna do Largo e dos seus petiscos. Da sua simpatia e ambiente acolhedor. Da simplicidade do sorriso de quem nos recebe, de quem nos serve, da qualidade dos produtos com que nos presenteia. É um dos meus espaços favoritos. De sempre. E, por isso, não me importo de lá voltar, ano após ano. Obrigada meninas da Taberna. Voltaremos. Em breve!

17 comentários

  1. Obrigada nós! Voltem mais vezes, voltem sempre. O nosso cantinho é feito por pessoas como vocês! um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irá ser sempre um ponto de paragem obrigatório! Um até breve ternurento,

      Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

      Eliminar
  2. Que coisas maravilhosas, um espaço que não conheço ;) Gostei muito da 1ª foto :)
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, tão querida! Muito obrigada Marlena, tens mesmo que ir conhecer a taberna!

      Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

      Eliminar
  3. Irei de certeza à Taberna do Largo quando revisitar o Porto. Adoro petiscos! E estes então têm um aspecto delicioso. Já fiquei de olho principalmente nos ovos mexidos com alheira :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é tudo nacional e biológico, um verdadeiro orgulho português :) vale bem a pena!

      Sara Cabido | Little Tiny Pieces of Me

      Eliminar
  4. Tenho de visitar a Taberna do Largo, fiquei mesmo curiosa :)

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia mas tem excelente aspecto! Esses petiscos....hummmm
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma delícia! E tem uma happy hour, onde um copinho de vinho e um petisco é tipo 1,50€! É uma delícia para pôr a conversa em dia!

      Eliminar
  6. Também adorei a Taberna do Largo quando passei por lá :) Ainda por cima estava um dia de sol maravilhoso e a nossa mesa era mesmo à porta, com direito a música de rua e tudo! Saudades desse Porto, tantas, tantas ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, tão querida! É mesmo um cantinho acolhedor e amoroso!

      Eliminar
  7. Até me fez crescer água na boca, só coisas boas! :P

    Beijinhos
    Bruna, HAVE AN OPEN HEART

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hm, e só de relembrar também fico assim, "com água na boca" :) é mesmo uma delícia!

      Eliminar
  8. Parece-nos mesmo o tipo de sítio que vamos adorar! Não só pelas imagens e pela nossa predileção por petiscos, mas também pela descrição, porque ainda mais importante do que a comida e a decoração, é a maneira como somos tratados e as pessoas que conhecemos. É esse pequeno detalhe que nos faz lembrar com tanta carinho certos locais por onde passámos.

    Já acrescentámos à nossa lista, para quando visitar-mos o Porto :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Coisa mais linda o lugar e as fotos! Não conheço a taberna, mas uma sugestão tua é paragem obrigatória na próxima visita! Beijinhos lindona!!
    P.S.: Pena que não estávamos em casa quando vieram ao Porto, senão teria um abraço bem apertado um grande beijinho nos dois de certeza, porque a saudade já aperta! <3

    Clênia Daniel
    cleniadaniel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Ver isto antes da hora de almoço e já com a barriga a dar horas, é CRIME!!

    P.S.: Já te disse que as tuas fotos são fantásticas? =))

    Beijinho

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt

    ResponderEliminar