5 dicas


Para decorar uma varanda... mesmo que a varanda seja muito pequenina! Depois da partilha inspirada sobre decoração de exterior — e seguindo o embalo da mudança — aproveitamos para passar algum tempo na área que é uma das melhores qualidades da nova casa: a varanda. Depois de vinte anos num prédio sem espaços ao ar livre, resolvemos dar uma nova vida à varanda cá de casa, para que pudéssemos viver mais a vida ao ar livre! E partilhamos convosco cinco dicas simples e muito jeitosas...


dar uma nova vida à varanda lá de casa?

De uma forma simples, sem grande trabalho e sem gastar muito dinheiro? Sim, é possível. E é cada vez mais fácil. Se espreitaram este post e se já conhecem o Catálogo Vida ao Ar Livre do El Corte Inglés, ideias e inspiração não vos faltarão.

Quem me ouvir falar, assim cheia de entusiasmo, pensa que tenho um varandão (...) quando, na verdade, a minha varandinha tem pouco mais de 2 m². Mas desenganem-se se pensam que que é impossível personalizar e criar um ambiente cosy num espaço tão pequenino.

Num dos últimos posts de decor falei-vos do Catálogo Vida ao Ar Livre e mostrei-vos os três moods que criámos (ambiente de campo, de praia e um picnic no jardim). Hoje partilho convosco as peças que vieram cá para casa, para tornar os dias passados lá fora ainda mais especiais.


Mobiliário leve

Se o espaço for pequeno, o ideal para o tornar confortável é deixá-lo leve, onde as peças possam respirar junto da paisagem. Com isto digo que os móveis de exterior, nestes casos, devem ser simples, de materiais claros, armações leves, que joguem com a forma/fundo; mesas e cadeiras vazadas, que não obstruam por completo o campo de visão são boas opções.


Pontos de luz

Aqui são chamadas à recepção todas aquelas peças que tanto gosto: lanternas, velas e afins. Jogar com a iluminação de exterior pode ser uma óptima forma de amplificar o espaço e dar-lhe muito charme. Se dentro de casa acabamos por brincar com os espelhos e reflexos para criar o efeito de uma sala mais ampla, por exemplo, no espaço lá fora podemos conseguir esse efeito com pontos de luz estratégicos.



Investir no conforto

Se a Vida Ao Ar Livre é como gostamos de a viver, então torna-se essencial investir em algumas peças-chave para tornar o espaço lá fora ainda mais confortável. Neste caso acabamos por optar por alguns acessórios pequeninos (mas que fazem toda a diferença) como algumas almofadas para colocar nas cadeiras. Agora, só contra vontade é que saímos lá de fora — é tão bom estar ali sentado, a ler um livro, lá fora...


Peças coloridas

Para caprichar numa mesa digna de verão! Uma das coisas que mais me fascinou no catálogo de exteriores do El Corte Inglés foram mesmo as inúmeras opções de peças para uma mesa exterior. Existem de diferentes tipos e formatos, com vários estilos e combinações, mas são quase todas (ou mesmo todas) de melamina — aquele material que parece mesmo vidro mas, afinal, é uma espécie de plástico, inquebrável e super resistente. Perfeito não só para usar nas refeições na varanda mas também para um piquenique!



Aproveitar o sol

Se as vossas varandas forem como a minha — com uma óptima exposição solar — então têm mesmo que aproveitar para tirar partido disso mesmo. Criem os vossos próprios jardins, pequenas plantações de ervas aromáticas, floreiras... o que a vossa imaginação vos indicar! Nós já começámos, muito devagarinho, a fazê-lo. Temos um jardim de cactos, muita hortelã e agora até o morangueiro está a ficar bonito (e recheado de moranguinhos, que são super doces, acreditam?).


e é assim...

... com peças simples e coloridas que conseguimos dar um toque diferente, como se uma brisa de verão passasse cá por casa. Um pano de cozinha, que resulta super bem como individual, almofadas, acessórios alegres, divertidos e sem serem de loiça — embora pareçam mesmo — perfeitos para levar lá para fora.

Agora partilhem tudo: quem tem varandas e como as aproveitam ao máximo?

4 comentários

  1. Acho tão importante darmos um upgrade aos nossos espaços exteriores, mesmo quando são muito pequenos. É sempre mais um recanto para aproveitarmos em casa.

    ResponderEliminar
  2. Sara,
    Tens Morangos!!! :)
    Desculpa mas o meu cérebro parou nessa parte! :P
    Também quero muito fazer na minha varanda um jardim de especiarias vertical; acho giro e muito pratico. Para além de que sou a favor de comida funcional e o mais natural possível.
    Beijinho,
    Tiff

    Last Post: Moda |String Bikini vs Regular Bikini
    Ukuhamba

    ResponderEliminar
  3. amei as dicas :D eu infelizmente não tenho varanda, mas sei que era um espaço que adorava poder usufruiu!!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso é algo que tenho andado a pensar em fazer na minha varanda! Já comecei por arranjar mais umas plantinhas bonitas :) Também quero moranguinhos!
    The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway

    ResponderEliminar