Bloggers Camp


Um fim-de-semana diferente e muito especial! Já vos tinha falado deste projecto por aqui, lembram-se? Pois bem, o evento teve lugar este fim-de-semana, em Sintra, mais precisamente no Nice Way Sintra Palace, um hostel giríssimo e cheio de personalidade.

Depois de uma grande ausência, achámos que esta seria a publicação ideal para retomar a rotina e iniciar uma nova série de partilhas bonitas. De qualquer das formas, também não nos pareceu má ideia deixar o diário da Viagem a São Miguel amadurecer um bocadinho aqui, pelo blog. Ainda vão a tempo de ver (ou rever) o nosso primeiro, segundo, terceiro e quarto dia nos Açores. 

Agora, se quiserem espreitar como foi um fim-de-semana de bloggers, em Sintra, com palestras, conferências, workshops, música e muita animação [...] basta continuarem a ler.


Foi com um sorriso sincero e o coração cheio de orgulho que recebi o convite das Catarinas e da Ana ,para ser oradora na conferência no Bloggers Camp. Aceitei-o, ainda que a medo (afinal, quanta responsabilidade, a de falar para uma plateia curiosa e sequiosa de saber um pouquinho mais sobre isto do mundo dos blogs), mas muito entusiasmada. Falar em público sempre foi um desafio para mim. A começar no gaguejar e no corar — mesmo depois de uma licenciatura feita e uma tese defendida. Não é defeito. É feitio. Mas não tinha como recusar um projecto no qual acreditei de olhos fechados e sabia que tinha tudo para dar certo. Por isso, senti que também tinha que fazer parte dele e agarrar esta oportunidade com as duas mãos.


As conferências começaram no sábado, dia 11, pelas 14h. Depois de uma noite passada (quase) em claro no Nos Alive, acabei por não conseguir chegar a tempo do almoço mas fui recebida entre sorrisos, pouco depois. Ainda provei um sumo delicioso — Hot Pineapple — cortesia do Gomo. A organização recebeu-nos com uns miminhos lindos e que vão, de certo, fazer as futuras memórias deste fim-de-semana. Depois da recepção no jardim, que estava uma tarde magnífica, fomos preparando a sala de estar — onde iriam então decorrer as palestras.



Fiquei perdida de amores por esta sala. A começar no tecto e a terminar no soalho. Literalmente. Um tecto lindo, trabalhado, um soalho muito bem tratado (lembra um pouco o Oh Casa Sintra, que vos mostrei aqui), uma decoração super original, com imensos detalhes e pormenores decorativos que me fizeram perder a cabeça.


Riscas (haverá melhor?), móveis de madeira nobre, livros antigos, peças de outros tempos e todo o humor satírico de agora, culminando nos quadros que ornamentavam a parede. Queria trazer todos comigo para casa!


O espaço estava agora preparado para nos receber. Tive a grande honra de partilhar a mesa de oradores com a Mónica Sofia (blog Mónica Sofia), ao meu lado, seguida da querida Rafaela (do blog Odisseando), depois vinha a doce Joana (Às Cavalitas do Vento) e por fim a Sara Meess (Diary of Fashion). Tínhamos uma plateia cheia e super atenta. A pressão estava elevada e concederam-me a primeira voz. Os arranques são sempre complicados e entre uma hesitação e outra palpitação, até acho que nem me saí muito mal.


 © fotografia da querida Catarina, do blog Joan of July

Cada uma de nós representava um ponto importante nesta coisa dos blogs. Eu iria falar sobre o meu projecto Little Tiny Pieces of Me e como ele se enquadra no blog de lifestyle. A Mónica abordou temas como a beleza e bem-estar, a Rafa trouxe-nos histórias deliciosas das suas odisseias pela mundo e como é que ela mantém um blog pessoal e de viagens. A Joana, por outro lado, assume-se como instagrammer e falou-nos do que é isso de ser instagrammer e de como mantém a sua conta que nos consegue arrancar sempre um sorriso. Por fim a Sara falou-nos no seu blog de moda

© fotografia da querida Catarina, do blog Joan of July

Acabou por ser uma partilha alongada mas muito interessante, num diálogo descontraído e informal, entre as oradoras e participantes, numa troca de experiências e vivências — que é, no fundo, o mais importante numa situação destas. Aliás, é disto mesmo que a blogosfera precisa: de contacto directo, das palavras que se ouvem (em vez de se lerem), das vozes que marcam, dos gestos que aconchegam, das pessoas que chegam de repente e ficam (quem sabe?) para sempre ao pé de nós. E isto foi o mais importante neste fim-de-semana. Sair do mundo virtual para conviver, para conhecer, para descobrir, ouvir, sentir. E foi tão bom!


Fez-se uma pausa, um pouquinho forçada — porque, na realidade, por nós continuaríamos ali na conversa mais um bom par de horas — mas havia algo de muito bom a acontecer no jardim. Saímos para tomar um pouco de ar, petiscar qualquer coisa e (...) receber com todo o entusiasmo os ÁTOA que vieram de propósito a Sintra dar-nos música. Literalmente.


São o Mário, o João, o Rodrigo e o Guilherme (ou Loira, para os amigos). E são um encanto. Conseguem animar o público (o que também não seria difícil, visto que este era maioritariamente feminino e não há quem resista a umas carinhas bonitas), têm imenso estilo e, acima de tudo, cantam muito (mas mesmo muito) bem. Foi um concerto ao ar livre, em acústico e que vai deixar saudades. Queremos vê-los em breve, não é meninas? E se ainda não conhecem os ÁTOA façam favor de conhecer. 


A tarde fez-se de uma luz linda e de uma atmosfera única. Foi delicioso conhecer aquelas pessoas, saber dos seus blogs, desvendar as suas histórias, partilhar outras memórias. A tarde ia passando e eu não podia estar em mais lado nenhum; estava tão feliz ali! Chegava agora a hora de jantar e foi uma oportunidade para conhecer a cozinha da casa, uma das minhas divisões favoritas. E não é que era linda, esta cozinha? Um deleite de fotografar. 


O jantar nessa noite ficou a cargo da Hamburgueria do Bairro, que nos envio o seu melhor (e mais jeitoso) representante. Trouxe-nos três variedades de hamburgueres, para agradar a todos. E agradou mesmo! Um Piu-piu para aqui, um do Caco para ali e um do Bairro para acolá.


O jantar foi servido na mesa de jardim e a noite estava óptima. Como bloggers exemplares que somos, fizemos questão de partilhar todos estes pequenos detalhes nas nossas contas de instagram — gostaria de deixar aqui a minha (@saracabido) e as das responsáveis (@cat_daydreams @agarces@joanofjuly) — e, de caminho, pedir aos restantes participantes para deixaram a conta de IG deles nos comentários.


Nessa noite, depois de jantar, ainda tive oportunidade de assistir aos workshops da Ana e da Catarina. "Como ter ideias infinitas para publicações e Como gerir o blog no dia-a-dia?" e ainda "Como tornar o blog mais visível: para o Google e para os outros", respectivamente, foram os temas abordados.


No Domingo regressei a Sintra (infelizmente, não pude ficar lá a passar a noite), na companhia da Helena (do blog The Styland) que iria ser responsável pelo workshop sobre o que "Afinal... o que procuram as marcas?" para ser seguida da Mafalda (do blog Malmequer) que nos iria falar um pouco sobre "Styling de Fotografia: Blog e Redes Sociais".


Foi uma manhã bem interessante e muito útil, com ambos os workshops a resultarem numa série de emoções (e questões), levantando a curiosidade e a vontade (de fazer mais e melhor) de todos os presentes. Num tom mais educacional mas nunca sem perder o seu registo descontraído, foi uma manhã de conversas animadas e — acima de tudo — de muitas gargalhadas.


Com um coffee break entretanto, que nos permitiu desfrutar um pouco mais do espaço exterior do hostel, fotografar alguns detalhes, conversar mais um bocadinho [...] como se já não tivéssemos conversado o suficiente (que disparate: nunca uma boa conversa é demais!), recuperando as canetas de todos os apontamentos que fizemos da sabedoria da linda Helena, para registar todas as dicas preciosas da Mafalda sobre fotografia. 


O almoço chegou-nos directamente das mãos da fantástica Catarina, mentora do projecto do The Skinny Bagel, que nos preparou duas variedades na hora; um de salmão, com rúcula e queijo creme (provado e aprovado) e um de carne fumada (que ainda não conhecia e adorei!). Também aqui a organização da refeição esteve à altura do desafio: um bagel servido na perfeição, acompanhado com uma limonada caseira e uma bolachinha divinal a acompanhar o café.


© instagram @saracabido

Depois de dois dias deliciosos, com um cenário escolhido a dedo, um grupo de pessoas incrível e uma série de actividades super divertidas, resta-me agradecer ao trio-maravilha da organização. Um grande obrigada pelo convite e pelo fim-de-semana fantástico. Um obrigada à querida Catarina (do blog Daydreams), à super Ana (do blog Infinito Mais Um) e à doce Catarina (do blog Joan of July).


Obrigada por serem loucas o suficiente para se lembrarem de uma iniciativa como esta. E obrigada por serem corajosas o suficiente para a levarem à frente. E por me levarem com vocês. Sempre acreditei que este projecto teria muito sucesso e sei que entrei nele de coração cheio de orgulho, especialmente por estas três loucas. Obrigada. E que venha a edição de 2016.

7 comentários

  1. Estando longe só pude seguir o Bloggers Camp através dos instagrams de por quem lá andava e não deixa duvidas que foi uma excelente iniciativa. Espero que se repita :)

    P.S. : O Nice Way Sintra Palace parece é um sitio incrivelmente bonito !

    Carolina | 1495 M. acima do nível do mar

    ResponderEliminar
  2. Parece ter sido uma experiência fantástica! Adorei as fotos do ambiente, principalmente da sala do Nice Way Sintra Palace.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  3. Depois de ler este post fiquei ainda com mais pena por não poder ter ido. Encontrei este blog pelo Joan of July e já estou a adorar. Obrigada pela partilha, Sara. Espero poder ir para o ano! :)

    ResponderEliminar
  4. Acho uma iniciativa incrível e, pelo que percebi, nada foi deixado ao acaso. Tudo pensado ao mais pequeno pormenor :)

    ResponderEliminar
  5. Tens um olhar tão atento para os detalhes, Sara, que coisa bonita. Mas tu já sabes. :)
    Não me canso de olhar para as tuas fotos nem me canso de te agradecer por tudo o que fizeste pelo Bloggers Camp.

    Gosto de como as nossas fotos se complementam; as tuas mais detalhadas, as minhas mais "gerais". :D
    É por isso que adoro ver o Bloggers Camp da perspectiva de toda a gente que o fotografou. :*

    Joan of July

    ResponderEliminar
  6. Boa iniciativa! E os detalhes das fotos, como sempre, maravilhosos.

    ResponderEliminar