Manhãs saborosas


E receitas deliciosas. Se durante a semana somos consumidos pela rotina e sentimos que o tempo nos escapa das mãos, é ao fim-de-semana que gostamos de aproveitar aquilo que mais prazer nos dá. A começar pela casa. Gostamos muito de aproveitar as manhãs em casa e de experimentar novas receitas, especialmente ao pequeno-almoço — a minha refeição predilecta. Por isso hoje, trazemo-vos um pequeno-almoço deliciosamente fácil e muito rápido de fazer.


Já andava há imenso tempo a matutar na ideia das panquecas de aveia. Tenho aveia em casa há bastante tempo mas (por pura preguiça — sou o cúmulo da "preguicite"), durante a semana apenas a uso como complemento do iogurtes naturais, com fruta e mel.  


Tenho visto tantas receitas — e tão simples — de panquecas de aveia que hoje resolvi experimentar. É sábado, não há pressa e temos todo o tempo do mundo para nos aventurarmos em novas descobertas deliciosas. Os fins-de-semana são óptimos para inovar na cozinha. E não é que fiquei tão surpreendida com a facilidade desta receita? É tão simples (mas tão simples) que vou começar a fazê-la durante a semana — sem correr o risco de me demorar ou atrasar.


São tão simples de se fazer...

Procurei uma receita que fosse simples e encontrei nesta do blog Made by Choices a opção perfeita. Só precisam de aveia, sementes de linhaça (como não tinha substitui por um ovo) e uma chávena de leite (à vossa escolha). Eu ainda pus um pouquinho de canela, para aromatizar e dar uma corzinha à massa.

E é isto: dois minutos do vosso tempo e têm uma massa deliciosa, pronta a ser cozinhada em pequenas (e fofas) panquecas em menos de nada. São tão simples de se fazer...


Por ser uma massa mais rica e consistente do que as panquecas tradicionais (as que costumava fazer) aguenta muito bem a forma redonda na frigideira, pelo que acabam sempre por ficar assim, redondas e muito apetitosas. Em termos nutricionais são excelente fonte de fibra e tendem a saciar muito mais do que o pão. É, por isso, a opção perfeita para as manhãs de semana; um boost de energia logo pela manhã!



E porque estamos na época do morango... 

É claro que o complemento perfeito destas panquecas de aveia seriam uns morangos cobertos com um fio de mel por cima. Há lá coisa mais deliciosa? Para acompanhar, um delicioso batido de morango — sem açúcar nem outros artifícios, que os morangos agora estão mesmo doces!



Usar (e abusar) dos morangos...

Comprei-os no Continente, que estavam a um preço muito simpático e eu não resisto em trazer morangos para casa. Nem de propósito: os morangos estão em destaque na zona dos frescos, juntamente com outros produtos igualmente deliciosos que tornam a nossa dieta mais rica e saborosa. 

Por isso,o Continente apresentou uma série de dicas e sugestões sobre como usar e tirar maior partido dos frescos, indicando as suas características e benefícios, bem como várias sugestões de como conservar cada um dos produtos. Sabiam que cada um tem características tão distintas que isso tem influência na forma como devem ser guardados?

Cliquem nas imagens em baixo para saberem mais sobre os produtos; como cozinhar, como conservar, como tirar o maior partido...


Esperamos que tenham gostado da partilha desta receita — tão fácil de fazer e tão saborosa! Não deixem de espreitar as outras sugestões de como usar (e abusar) dos morangos e outros frescos deliciosos, entrando em cada uma das imagens em cima.

Tenham um sábado delicioso!

17 comentários

  1. DELICIOSO!!! Convida-me para um pequeno almoço sff :) <3

    ResponderEliminar
  2. Essa secção online do Continente está mesmo apelativa! :)

    ResponderEliminar
  3. Uau, mas que bom aspecto!
    Eu ao sábado aproveito sempre para beber um sumo de laranja natural, já que tenho mais tempo e sabe tão bem!

    É só mais um blog

    ResponderEliminar
  4. As panquecas têm um aspecto delicioso, assim como o batido! Como sempre, a forma como fotografaste está on point.

    Marli, do My Own Anatomy ✫

    ResponderEliminar
  5. Tenho de experimentar fazer, têm ótimo aspeto :)

    http://anamargaridaso.blogspot.fr/

    ResponderEliminar
  6. O meu pequeno almoço favorito, panquecas de aveia! Fiquei a namorar as fotos também, lindas!
    www.futuroontem.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Estão tão bonitas e são mesmo simples! Vou experimentar ;)

    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. ótimo aspecto! essas são as minhas panquecas go-to. nem sei as medidas certas para as de farinha. já agora... como é que um ovo substitui as sementes de linhaça? não é o ovo que dá a textura toda à panqueca? ou estás a falar em termos de proteína?

    bejinho,
    Moi by Inês

    ResponderEliminar
  9. Têm tão bom aspeto que só dá vontade de recriar! Também tenho aveia cá em casa , tenho mesmo que experimentar essa receita!

    www.thelisasworld.com

    ResponderEliminar
  10. Eu costumo fazer de aveia e banana e ficam deliciosas, e se juntarmos amêndoa laminada...uma maravilha.:P Assim até se encara o dia com outro gosto.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. parece óptimo! Mas acho que vai só mesmo ser para experimentar no próximo fim de semana. À semana quase que nem tempo para tomar o pequeno almoço em casa tenho :(
    Gostei muito do post.

    Beijinho e bom domingo,
    Lau
    http://www.lscrapbook.com/

    ResponderEliminar
  12. queria eu que as minhas panquecas ficassem tão bonitas como as tuas :)

    ResponderEliminar
  13. Tem tudo tão bom aspecto! Admito que não tenho muita paciência para fazer panquecas mas todas as manhãs como papa de aveia com fruta e um sumo de laranja.
    Não consigo passar sem fruta fresca!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  14. Panquecas são vida, não passo um dia sem comer ao pequeno almoço. Adoro experimentar farinhas diferentes, a minha nova paixão são as panquecas de coco :)

    beijinhos
    Vânia

    lollytasteblog.com

    ResponderEliminar
  15. yummi!!! Acho que sou bem capaz de experimentar!!!
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Que bom aspeto yumm!
    Tenho de experimentar :)

    xo,
    ThatSoMonica♡ | @m.onica

    ResponderEliminar