HELLO, KRISTOF


A descoberta da semana. Abriu na segunda-feira passada e nós demos um saltinho por lá para dar um "hello" e descobrir o "kristof" — o novíssimo espaço na Rua Poço dos Negros, em Santos — que promete ser local de paragem para muitos visitantes e estudantes. Um café pequenino, de inspiração escandinava, onde nos podemos perder horas a fio. Curiosos?





Era o final de uma semana de trabalho e a sexta-feira estava quente e convidativa ao passeio. Descobri este espaço nas minhas divagações pelo instagram e soube no momento que tinha que fazer uma visita. Porquê?


Porque nós gostamos de um bom café. E gostamos de o acompanhar com uma boa cookie com pepitas de chocolate. Gostamos de coisas simples, descomplicadas. Gostamos de espaços acolhedores e iluminados. Gostamos de mesas de madeira e gostamos que os bancos e cadeiras sejam todos diferentes. Gostamos de revistas, especialmente aquelas que são para serem lidas com calma, que têm muitas fotografias bonitas e cheiram bem a papel. Gostamos de ouvir inglês, francês,... e gostamos de sorrir em português. Gostamos de ser atendidos como se fossemos da casa e gostamos de descobrir sítios novos.




Hello, Kristof

No número 103 da Rua Poço dos Negros encontramos tudo isso que gostamos. E muito mais. O Hello, Kristof foi uma óptima descoberta — só lamentamos não viver mais perto (para poder ir a pé, que estacionar por lá é um pandemónio). O espaço é pequeno mas acolhedor e está ladeado por grandes janelas. É tudo aquilo que suspiramos numa coffee house.




A estrela aqui é mesmo — como não podia deixar de ser — o café, nas suas mais variadas formas e maneiras. Café moído na hora, servido puro, quente, com leite, frio, espresso, macchiato, cappuccino...é escolherem, senhores. Mas um bom café não se toma sozinho — mesmo que estejamos sozinhos, há sempre a companhia perfeita.


coffee & magazines

Aliando o gosto pela simplicidade nórdica do espaço, a associação de um bom café a uma boa leitura é quase imediata. Até porque toda a gente sabe que não há melhor combinação do que a célebre "coffee and magazines". Para começar o dia com uma boa dose de inspiração (e cafeína), para fazer uma pausa a meio da tarde ou para desanuviar no final de um dia de trabalho, todos os pretextos são bons para pedir um café e acompanhá-lo com a nossa revista preferida.


(instagram @saracabido)

E aqui, no Hello Kristof, a escolha não vai ser fácil. A peça central do espaço é mesmo a grande estante ao fundo na parede, repleta de revistas. A selecção não podia ser a melhor, com várias publicações independentes de grande qualidade. Temos a Cereal, Kinfolk, Drift, Reader, entre outras.



São todas ideais para nos inspirarmos, para nos sentarmos um pouco e degustar aquele café moído na hora, de sabor intenso, encorpado. Aqui as horas passam devagar e é assim que deve ser. O sítio é perfeito para se ir a dois, com amigos ou até mesmo sozinho. Para pensar em novos projectos, partilhar histórias ou pensar, imaginar. Adorámos esta descoberta, sem dúvida. E havemos de voltar, com certeza.



Naquela sexta o espaço, não muito grande, estava repleto. As mesas todas ocupadas, ora com estudantes ou com criativos, que trabalhavam na mesinha do canto, junto à janela, e discutiam ideias e projectos. A mesa comprida recebeu-nos a nós e a mais dois casais de turistas — juro que não sei como, mas os estrangeiros descobrem estes espaços com muito mais facilidade! Aconselhamos por isso a irem cedo ou à hora do almoço. Julgo que servirão refeições, mas ainda tenho que investigar. 

de qualquer das formas, o café é óptimo e tudo o que queria agora era aquele iced latte!

1 comentário