O nosso encontro estava marcado para o meio-dia — a hora perfeita para se iniciar um brunch de fim-de-semana com todo o tempo do mudo — no Restaurante Varanda do Hotel Ritz Lisboa.
Apesar de ser filha de arquitectos e deste espaço ser um ícone na história arquitectónica da capital, eu ainda não conhecia o hotel, nem tão pouco tinha explorado o seu interior. Este brunch surgiu como a oportunidade perfeita para colmatar essa falha e deliciar-me com a envolvente do espaço e as peças de arte maravilhosas que o ornam.
Hotel Ritz
O projecto foi desenhado pelo atelier do Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro e o hotel foi inaugurado em 1959, uma época onde as grandes obras viriam a desafiar o traço e a silhueta clássica de Lisboa. Situado junto a uma das principais artérias da cidade, o Hotel Ritz trazia um novo discurso estético e apresentava-se como uma solução totalmente nova, apresentando aos seus hóspedes a melhor experiência sobre a capital, com vista privilegiada sobre o parque. O traçado mantém-se fiel até aos dias de hoje, apenas tendo sido realizadas obras pontuais de reabilitação em algumas áreas.
Em jeito de curiosidade — e porque, sou sincera, não fazia ideia da dimensão megalómana do espaço — o hotel tem cerca de 13.000m², 290 quartos e 15 pisos. Esta subtileza de diluir uma área tão grande com tanta harmonia na envolvente só se pode traduzir numa mestria inigualável de quem o desenhou.
A sala do Restaurante Varanda é ampla e está orlada por grandes janelas que se abrem para a imensidão verde do Parque Eduardo VII. O seu nome é uma homenagem à varanda que ladeia todo o restaurante e que é o ex-libris do espaço — embora só seja utilizada nos dias bonitos de sol.
Brunch Ritz
o mais completo de Lisboa
Em relação ao brunch (...) nem sei bem por onde começar este relato; creio que as fotografias falarão por si mas, ainda assim, permitam-me que vos aguce o apetite. O brunch é servido aos fins-de-semana, das 11h às 16h, e é um dos mais ricos e completos de Lisboa.
À entrada somos surpreendidos pela amplitude da sala, que nos permite ter uma visão geral do espaço. Temos várias estações, mesas e opções. De um lado uma estação de ceviche; em frente uma mesa de sushi (sim, sushi!); do outro lado temos um carrinho amoroso dos gelados Artisani; mais à frente uma mesa comprida de queijos, enchidos, pães variados, saladas frias, opções vegetarianas; segue-se a estação dos pratos quentes, confeccionados na hora; e para terminar a mesa das sobremesas, repleta de pequenas maravilhas!
Fiquei deslumbrada com a variedade e admito que me perdi, durante vários minutos, a deambular pela sala. Tanto quanto sabia, tinha que provar tudo, experimentar daqui e dali. Pelo menos essa seria a minha utopia. A verdade é que, no meio de tantas coisas boas, não sabemos por onde começar nem sonhamos onde iremos acabar.
Comecei na mesa dos pães, queijos e carnes frias e fui provando um pouquinho de tudo. Eu sou absolutamente louca por queijos, por isso podem imaginar que aquela mesa ao centro foi a minha perdição. Terminei depois nas sobremesas e o dilema permaneceu. Agora só me apetece voltar lá para provar o que ficou por experimentar.
Entretidas e maravilhadas com tantas coisas boas, ficámos assim, sentadas numa mesa ampla junto à janela, virada para o jardim. O momento foi partilhado com a Helena, do The Styland, a Marta, do Marcas Por Amor, Joana, do blog Às Cavalitas do Vento, a Ana, do Infinito Mais Um e com as Catarinas, do Daydreams e do Joan Of July.
Estivemos reunidas ali, até o Sol estar baixo e a cidade dourada pela luz de final de tarde. Estivemos em alegres conversas, conhecendo-nos um pouco melhor e partilhando o espírito de uma das épocas mais bonitas do ano.
Amigo Secreto
com a Fnac Portugal e as melhores
Para terminar em beleza, fizemos a troca de prendas entre todas. A Fnac Portugal juntou-se a este brunch de forma muito especial e permitiu, a cada uma de nós, escolhermos o presente perfeito para a nossa Amiga Secreta. Não podia ter sido mais engraçado. Cada prenda vinha com uma mensagem e intenção muito querida e foi super divertido ouvirmos as histórias de todas.
A minha "amiga secreta" foi a Lena e achei que ela ia adorar este livro e esta caneca, para encher com um chá e aquecer o seu serão. Já eu recebi pelas mãos da Martinha este conjunto de cadernos e estes vales amorosos, da Mr. Wonderful e não podia ter ficado mais feliz. Ela acertou em cheio, obrigada Marta!
Foi uma experiência incrível e só me resta dizer-vos que, caso estejam à procura de uma prenda única, podem oferecer este brunch como prenda de Natal, por exemplo. Basta, para isso, que contactem o Hotel. O brunch tem o custo de 49€, inclui tudo aquilo que vos referi (entradas, sushi, pratos quentes, sobremesas) e ainda várias opções de bebidas (chás, infusões, bebidas quentes, sumo naturais, vinho e champagne!). Os mais pequenos terão ainda animadores e poderão ir para uma sala de brincadeira, se não quiserem ficar com os crescidos à mesa.
É um privilégio, de facto, visitar um espaço destes e aconselho muito a conhecerem-no numa ocasião especial, onde queiram marcar o momento!
Restaurante Varanda
Ritz Four Seasons Hotel
Todos os dias
Das 06h30 às 22h30
Todos os dias
Das 06h30 às 22h30
Foi tão lindo <3
ResponderEliminarNão sei como vou fazer isto mas vou ter de convencer O meu Bruno a levar me a este brunch! Nunca vi tanta delicia junta e oh que lugar mais magico.
ResponderEliminarDeve ter sido muito bom esse serão com bloggers tão simpaticas =)
Foi tão especial partilhar este momento com vocês, gostei imenso. A repetir, please! :D*
ResponderEliminarJoan of July
Quero JÁ voltar! ♥
ResponderEliminarTão giro! Adorei*
ResponderEliminar