OH PORTO #4


DeGema, uma hamburgueria à moda do Porto.  O passeio no Palácio da Bolsa foi seguido por um almoço deliciosamente descontraído, na Baixa do Porto. Gostamos sempre de conhecer sítios novos e com tanta oferta a cidade, torna-se fácil não repetir espaços que visitámos no ano passado. Aceitámos as vossas sugestões e não perdemos tempo até chegar à Rua do Almada...


Antes da viagem, neste artigo pedimo-vos algumas sugestões do que ver, do que fazer e onde comer. A Ana Rosa Nunes foi uma querida e partilhou algumas dicas preciosas, de onde retirámos esta sugestão: a Hamburgueria Artesanal DeGema. Para além de ainda não termos tido a oportunidade de conhecer, ficava inserida numa das ruas mais interessantes da cidade (lembram-se de vos ter falado da Rua do Almada e da Miss Pavlova por aqui?) e todo o conceito Degema pareceu-nos fascinante.



DeGema
hamburgueria artesanal

Antes sequer de saber se os hamburgueres eram bons ou não, uma coisa era certa: esta tinha que ser a hamburgueria com mais sentido de humor de sempre!
A DeGema tem uma identidade muito própria, é genuinamente nortenha...
E é uma homenagem sincera a tudo aquilo que mais me fascina no Porto, a começar nas várias expressões engraçadas, que servem de mote aos vários pratos da carta.






Visitar a DeGema Hamburgueria Artesanal é muito mais do que ir simplesmente comer um hamburguer. Não. É quase uma visita de estudo. É uma experiência. E para nós, gente de fora, a experiência é ainda mais engraçada.

Ora então digam-me: sabem porventura o que expressões como "bai-me à benda", "chove canivetes" ou "lebado da breca" querem dizer?

Pois bem, estas são algumas expressões típicas do norte e são também os melhores hamburgueres artesanais que já experimentámos. Mas sobre isso já falamos.



Assim que entramos percebemos rapidamente que a hamburgueria é super concorrida e que, mesmo ao meio dia, já as mesas estavam quase todas ocupadas. Conseguimos ficar na sala junto à esplanada. O espaço é muito engraçado e desenvolve-se em quatro áreas diferentes: uma sala junto à entrada, com sofás e mesas corridas, uma outra mais pequenina, junto ao balcão, uma terceira mais ampla, junto às instalações sanitárias e, por fim, o pátio exterior. 

O ambiente é descontraído e alia na perfeição aquele mood caseiro com um toque cosmopolita. Atendimento jovem e genuíno. A decoração é absolutamente amorosa e não podia ser mais a minha cara, já que aquele tom de verde-azul-água é o meu favorito.

  

Se dissesse que escolhemos sem hesitar estaria a mentir. A carta é enorme e tem uma infinidade de opções. Tem hamburgueres para todos os gostos e feitios, para miúdos e graúdos. Tem pregos e tem saladas. Tem sobremesas e gelados caseiros. E, para além disto tudo, tem um enorme sentido de humor — mesmo! Não sei se nos perdemos mais nas várias opções da carta ou se ficámos ali, assim, perdidos de riso pelas expressões que dão o nome aos pratos...




Finalmente, cada um de nós acabou por optar por um hamburguer. Ele escolheu (andar de) Cu Tremido, um hamburguer recheado com ovo, queijo cheddar, pá fumada, molho barbecue, pimento, farinheira e cebola crocante, acompanhado de batata à rodela. Eu optei por É Só Bitaites, com bacon, queijo edam, cogumelos, alface, tomate, cebola roxa e molho cocktail, acompanhado com batata aos palitos.

Escusado será dizer que ambos os hamburgueres estavam divinais; suculentos, saborosos e muito riquinhos! Servidos em proporções generosas, percebe-se claramente que os ingredientes são frescos e de óptima qualidade. A carne é mesmo muito saborosa, as batatas super bem fritas e as várias combinações de sabores são perfeitas.




O melhor de tudo, para além de todo o conceito — que está genial! — do ambiente, da decoração e da infinidade de opções é mesmo o preço. A simplicidade com que podemos fazer uma refeição deliciosa por um preço tão acessível. A título de exemplo, durante a semana podem pedir o Almoço DeGema, com hamburguer, batata, bebida e café por 5€. Não é maravilhoso? Morasse eu no Porto...

Esperamos que tenham ficado com água na boca e que, um dia quando forem ao Porto, se lembrem de passar na DeGema da Invicta!

Rua do Almada 253 Porto
Todos os Dias
Das 12h às 24h

3 comentários

  1. Achei um piadão ao nome dos hambúrguer e o preço é excelente, parece-me! Um sítio a visitar quando for ao Porto, parece-me.

    ResponderEliminar
  2. gosto tanto! acho que é dos sítios que mais gosto, no Porto, para comer um belo hambúrguer :)

    ResponderEliminar
  3. Fico contente que tenhas gostado! :)

    Beijinho :*

    ResponderEliminar