ground burger


Old school american burgers & craft beers. Ou um almoço muito especial, numa das melhores hamburguerias de Lisboa. Foi na semana passada, a propósito da celebração dos vinte e seis dele, que resolvi levá-lo a conhecer o Ground Burger. Sabia que ele ia adorar...e conheço-o muito bem: ele adorou. Hoje partilhamos convosco a nossa experiência num almoço relaxada e muito saboroso.


Foi no dia 20 de Junho — e não há forma de nos esquecermos, já que foi a celebração do aniversário dele — que seguimos tranquilamente para Lisboa, mais propriamente para a zona de São Sebastião, ali bem pertinho da Fundação Calouste Gulbenkian. É uma das zonas mais agradáveis da cidade, muito menos turística do que a baixa mas igualmente bonita e recheada de espaços muito propícios ao passeio.




Levei-o ao Ground Burger pois sabia que, aqui, ele iria encontrar a combinação dos seus sonhos — e não seria essa a melhor prenda de anos? — já que a assinatura do espaço resulta na harmonia perfeita entre um bom american burger e uma stout artesanal. 

Eu já tinha visitado o Ground Burger uma vez, num jantar de amigas. E tive tanta pena de não ter conseguido fotografar o espaço na altura (a luz à noite não era nada simpática para fotografias) que sempre soube que voltaria. Não só porque os hamburgueres são mesmo bons mas porque o espaço é efectivamente muito original, cheio de personalidade e detalhes bonitos.


ground burger

Situado em plena Avenida António Augusto Aguiar, o Ground Burger apresenta-se de uma forma muito simples e sem grandes artifícios. Não julguem vê-lo através de grandes néons ou flashlights, numa grande amálgama de luzes e cores. Não. Este é um espaço super elegante, que prima pela apresentação sóbria mas descontraída de um ambiente pintado em tons neutros, preto, branco e cinza, com um toque de cor pontual e cheio de detalhes bonitos. Os azulejos na parede fizeram as minhas delícias, bem como as mesas de mármore branco, cadeiras em madeira tosca e todos os elementos-chave para recriar um pouco o ambiente de uma burger house americana.


Ao almoço o ambiente é totalmente diferente. O espaço tem imensa luz natural, já que a sala está orlada por grandes janelas que se abrem para a cidade de uma forma bem envolvente; de um lado temos a avenida, do outro os jardins da Gulbenkian. E, por isso, durante o dia conseguimos ter uma outra percepção daquilo que é o Ground Burger.

Fomos recebidos entre sorrisos e toda a equipa tem um espírito jovem, dinâmico e acolhedor. Encaminharam-nos para a nossa mesa sem demoras. O espaço ainda é bastante grande por isso não corremos o risco de nos sentir "em cima do vizinho", mesmo nas horas de maior afluência. E atenção que o Ground Burger tem mesmo muita afluência!



old school american burgers & craft beers

Ele estava radiante. Apresentem-lhe uma carta de cervejas artesanais, digam-lhe que pode comer um autêntico hamburguer com carne 100% black angus em pão brioche...

A escolha da cerveja foi um processo demorado, quase um ritual. Teve sorte que o menino que nos servia era um entendido na matéria e ofereceu-se logo para o ajudar a escolher a melhor cerveja. Já eu acabei por pedir a morangada (limonada de morango) da casa — que já tinha pedido da outra vez e tinha adorado! 



No Ground Burger todos os hamburgueres são servidos em pão brioche, a carne é 100% black angus (tanto o pão como o hamburguer são preparados diariamente no restaurante), os ingredientes são frescos e as combinações muito saborosas. São cerca de dez opções, sendo que uma é vegetariana e a última é dedicada aos mais novos. Também os acompanhamentos podem ser personalizados, já que são pedidos à parte. Há para todos os gostos e acreditamos que a escolha nunca é fácil...



Nós acabámos por pedir um Baconcheese para ele (com queijo cheddar, bacon crocante fumado, alface, tomate, cebola roxa grelhada e molho BBQ fumado) e um Ground Burger para mim (queijo cheddar, alface, tomate, cebola roxa grelhada e molho GB special). Para acompanhar pedimos duas doses de batata frita, servidas com alhinho crocante, alecrim e maionese de alho — uma delícia, senhores, uma delícia!


Entre conversas e gargalhadas, entre brindes e garfadas, a hora de almoço ia passando animada, apaixonada e deliciada. A refeição estava deliciosa e o ambiente, descontraído, fez-nos esquecer que era dia de semana, que estávamos entre trabalhos e reuniões. Afinal, era o aniversário dele, estávamos num sítio giríssimo, a partilhar uma refeição deliciosa [...] só podíamos estar felizes.




Já não tivemos coragem de pedir sobremesa (nunca temos, o que é uma pena, mas acabamos por ficar tão satisfeitos com a refeição que nunca encontramos espaço para a sobremesa!) mas não podíamos ter encerrado a refeição da melhor forma. 

Já deviam ser umas três da tarde, o restaurante era praticamente só nosso. O menino que nos serviu era tão simpático e atencioso que nos trouxe uma pequena prova de algumas das cervejas à pressão que têm no Ground Burger e. Para mim, a delícia foi mesmo assistir às senhoras na cozinha a preparar a segunda fornada de pãezinhos, certamente para serem servidos mais logo e todos com tão bom aspecto!


Foi uma experiência incrível. Diferente da primeira mas arrisco-me mesmo a dizer que este Ground Burger tem um encanto ainda mais especial durante o dia. 

A nossa sugestão é que vão relativamente cedo ou então fora da "hora-de-ponta". Não sei ao certo se farão reservas mas posso-vos dizer que é um sítio óptimo para jantares de grupo, já que o espaço é bastante amplo e tem opções muito distintas. Para os amantes de cerveja artesanal então é mesmo uma paragem obrigatória. Quem sabe depois de um passeio pelos jardins da Gulbenkian ou depois de uma tarde de compras no El Corte Inglés?



Ground BurgerAv.António Augusto Aguiar 148A
Terça a Sábado
Das 12h às 24h

6 comentários

  1. Parece-me sem dúvida um espaço muito acolhedor e agradável. Fiquei curiosa em visitar, vou adicionar à minha lista de restaurantes aos quais tenho que ir.

    Ganha dois produtos da Oriflame!My Own Anatomy

    ResponderEliminar
  2. Fiquei completamente rendida, quer à decoração tão clean e elegante, quer à tua descrição do que por lá se pode comer :D
    Obrigada pela partilha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A decoração é mesmo o primeiro cartão de visita deste espaço :) obrigada eu pelas tuas palavras Susana *

      Eliminar
  3. Sara, fiquei com uma vontade enorme de ir a este restaurante. Parece ter mesmo um ambiente muito tranquilo e a decoração esta fantástica. Parabéns pelas fotografias, estão excelentes como sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww, que querida :) fico radiante por saber que as minhas partilhas têm esse efeito! Muito obrigada Paula!

      Eliminar