Avenida SushiCafé


Sushi a dois, na Avenida. Na sequência das sugestões do dia dos namorados, onde vos demos algumas indicações bem gostosas para visitar se estivessem na capital, hoje trazemo-vos uma degustação ímpar do Avenida SushiCafé — só para vos inspirar (e abrir o apetite). Certamente irão querer marcar mesa para dois no instante a seguir...




Como vos havia dito no post passado, a minha única visita ao Avenida SushiCafé foi feita já há algum tempo e por ocasião do lançamento de imprensa do Sushi Fest Oeiras. Desde então que pensava em regressar para conseguir ter uma experiência completa e exclusiva naquele que me parece o sítio perfeito para um jantar a dois, especialmente se forem apaixonados por sushi. 

Lembro-me de ter ficado fascinada não só com a localização, bem no coração da capital, numa das perpendiculares à Avenida mais bonitas, mas também pela decoração avanguardista, moderna e sofisticada, pelo ambiente à média luz, pelas diferentes áreas, perfeitas para diferentes ocasiões, pela simpatia da equipa — por tudo, na verdade.




Reservámos mesa na sexta-feira para um jantar a dois. Como podem imaginar, fotografar de noite e a uma sexta acaba por ser sempre desafiante; a luz é pouca e o espaço está cheio. É por isso que sinto sempre que as imagens acabam por não fazer justiça à experiência deliciosa, mas não será esse o motivo que me impedirá de a partilhar este jantar.

Fomos recebidos entre sorrisos e cortesias pela Ecaterina, a cara bonita e sorridente que nos dá as boas-vindas no lobby do restaurante, nos guarda os casacos e nos indica a mesa. Sentámo-nos então numa mesinha recatada, voltada para a cozinha e deixámos à consideração do chef aquilo que iríamos comer. São essas as experiências que mais nos entusiasmam: menus de degustação à escolha do chef.






Para começar, serviram-nos dois flutes de sparkling rosé Fiuza que era tão bom mas tão bom que converteu até quem "não gostava de rosé". Acabámos por acompanhar a nossa refeição com esse mesmo vinho. O serão foi aberto com o himalayan salt rock sashimi (chutoro com cebola carameliza, kizami wasabi e maracujá sobre pedra de sal rosa dos himalaias) que estava uma verdadeira delícia. Como tudo aquilo que iríamos provar dali em diante. Depois, pelas mãos do chef, chegou-nos o wagyu truffle (tataki de vazia de wagyu com trufa e tempura de shimeji) que estava soberbo e foi, sem dúvida, um dos meus pratos favoritos da noite.

   
 
 



A refeição, que deverá ser tida como experiência gastronómica, alonga-se e vai-se desenrolando entre conversas e gargalhadas, entre brindes e histórias partilhadas. Os pratos que se seguiram não ficaram nada atrás daqueles que abriram as festividades. Foi-nos servido um hammachi sashimi (lírio australiano em sashimi, salada de salicórnia e wakame, vinagrete de pesto e sal negro), o apple maki (rolo de salmão, camarão em tempura, maçã, açúcar demerara e molho teriyaki) e o otsukuri (combinado de sashimi de peixes variados e outros da nossa costa, sobre gelo) — este então era uma delícia, não só de paladar mas também para fotografar. Por último serviram-nos o tuna foie (gunkan de atum com foie gras e cebola roxa caramelizada) que foi, sem dúvida, outro dos meus favoritos de toda a refeição.

 

A chave d'ouro, para variar, centrou-se nas duas sobremesas servidas que encerraram o serão da forma mais elegante e saborosa possível. Sempre a partilhar, como habitual, dividimos um sundae miso (gelado de nata com caramelo de miso, crumble de oreo e biscoito de waffle) e um kabotcha cheesecake (cheesecake de doce de abóbora e canela, com pevides crocantes). Aqui torna-se impossível dizer qual o favorito, mas confesso que me perdi de amores pelo sundae — as diferentes texturas e a combinação doce-salgada da sobremesa eram notáveis! 

Estes pratos são alguns dos que compõem o menu de degustação do Avenida Sushicafé e podem ser o pretexto perfeito para um passeio na Avenida da Liberdade e a um jantar de sushi partilhado, agora no Dia dos Namorados.

Avenida SushiCafé
Rua Barata Salgueiro, 28 Lisboa
Segunda a sábado
Das 12h30 às 23h



2 comentários