made in portugal #5



Projectos portugueses que surgiram em plena pandemia. Esta é uma rubrica que visa dar espaço — e voz — a projectos pensados e criados por portugueses que se viram motivados (seja por obrigação ou simplesmente por inspiração) a criar novas oportunidades e negócios próprios. O quinto projecto que vos trago é de cerâmica, é lindo e feito à mão — pela mão talentosa de uma Cabido. Trago-vos raw design!



Acabar esta série de partilhas com uma marca e um projecto muito especial. Afinal, tem o cunho "Cabido" e é a prova que nesta família a arte e ofícios manuais trespassam gerações. A minha tia Filipa, que tem [apenas] mais 6 voltas ao sol que eu — nem mais nem menos, já que também nasceu a 12 de Agosto — tem um talento incrível e não podia ser mais parecida comigo, em termos de gosto e cultura visual. Sempre nos achei muito parecidas e sempre a admirei muito! Por isso não podia deixar de partilhar convosco o projecto que ela nos traz, feito à mão e com o coração.

Apesar de não ter nascido na pandemia (surgiu um pouco antes), hoje mais do que nunca faz todo o sentido em partilhá-lo por aqui.


Este foi um ano triste para a família. O meu avô,  que viveu uma vida cheia, deixou-nos e com ele levou o seu riso contagiante, a sua alegria de viver, os seus trejeitos que me lembram tanto os jeitos do meu pai e a sua luz. Ficou, no entanto, um legado inestimável de uma obra arquitectónica e de uma família repleta de brilhantes sucessores, que levarão para sempre na memória o abraço apertado e sorriso rasgado do avô Zé, ou pai Zeca, como as tias o chamam. E é com base nesta herança que o meu avô deixou, os seus filhos, os seus netos, que trago aqui as peças mais especiais que a tia Pipas criou.


Designer de formação (até nisso somos parecidas), foi conciliando o trabalho de agência com este pequeno escape criativo que lhe permitiu dar asas à imaginação e assim trazer uma série de colecções únicas, feitas à mão e personalizadas. Assim nasce a Raw Design, by Filipa Cabido. A marca tem um carinho especial por peças de cerimónia, como as conchas de baptismo ou para as alianças de casamento, mas há uma serie de ofertas para várias ocasiões, como solitários (perfeitos para oferecer nos casamentos ou baptizados), as medalhas gravadas, pendentes (ideais para marcar os lugares dos convidados à mesa ou simplesmente para fins decorativos, já que são lindos!), e ainda lançamentos especiais, como na altura do Natal ou Páscoa.


Na página oficial do instagram podem encontrar ainda a colecção cápsula, lançada este ano, chamada Under the Sea, onde todas as peças são inspiradas em motivos marinhos e a sua versatilidade faz com se tornem ainda mais especiais. 

Gostava mesmo muito que pudessem dar um olhinho na página e, se gostarem, que deixassem o vosso gosto! Não custa nada e é numa altura como esta que vivemos que estes pequenos gestos podem fazer a diferença. Sinto que não podia ter acabado melhor esta série de Projectos Portugueses, criados em plena pandemia ou, que de uma maneira ou de outra, foram afectados por ela.

Assim me despeço, fechando também Julho com chave de ouro e preparando a entrada de Agosto, um dos meus meses favoritos de todos os tempos!

2 comentários

  1. Parabéns pelas palavras e por apresentares este projecto incrível e cheio de Amor!!!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a raw design mas já estou encantada - ou não fosse uma amante de cerâmica!
    Numa outra nota: estou tão feliz pelo teu regresso, Sara! Não o manifestei na tua carta de regresso mas não posso deixar de o dizer agora. Já sentia falta do toque delicado, carismático e especial que te é tão típico em cada artigo. Bem-vinda de volta <3

    ResponderEliminar