Oh, Porto #4


Almada 13 e "a" Miss Pavlova. Depois de um pequeno-almoço aprimorado, de um passeio pela Ribeira e pelas Caves do Vinho do Porto, de um almoço na Baixa (que podem espreitar aqui) tínhamos mesmo que ir à procura da nossa sobremesa aqui. Miss Pavlova, já conhecem?


Eu também não conhecia, mas já tinha ouvido zun-zuns de que por lá se provavam autênticas delícias. De chocolate, ainda por cima. Já ia de Lisboa com esta miss na mira. Depois do almoço no Munchie resolvemos ir tomar o café e degustar uma fatia de bolo 




Quando chegámos à rua que nos indicava o (nosso tão amigo) Google Maps ficámos baralhados: onde está a Miss Pavlova? Tudo aquilo que víamos era a indicação de um espaço — muito giro, por sinal — chamado Almada 13. Roupa, acessórios, utensílios para a casa (...) mas e a Miss Pavlova?





Na subtileza dos detalhes e no meio de mil objectos espalhados, num espaço que em tudo me lembrava o meu LXFactory, a Miss Pavlova estava ali, à nossa espera, ao fundo da sala. Existem, de facto, uns sinais e umas indicações para este pequeno pedaço de paraíso, mas à primeira vista duvidámos que estivéssemos nos sítio certo. Mas estávamos!




No mesmo espírito do Almada 13, um espaço característico e cheio de personalidade, também a Miss Pavlova nos surpreendeu, por tudo. Pelo espaço, propriamente dito, pela decoração, pelas ilustrações lindas, que adornavam as paredes e pedra e — sobretudo — pelos bolos deliciosos que estavam na montra (à nossa espera).




Vimos um menu que nos chamou de imediato a atenção: fatia de bolo e um cálice e vinho do porto, por 4,90€. O digestivo perfeito, pensámos. E do pensar ao fazer, basta um minuto acontecer. Não tarda tínhamos uma fatia generosa de uma doce Floresta Negra (creio que é o ex-libris do espaço e oh senhores, é divinal) e um cálice de Porto, para bebericar.



A combinação da base de chocolate, que começa por ser crocante, depois macia, dando lugar a uma camada de suspiro, juntamente com um recheio com leves nuances de cacau, culminando num delicioso chantilly coberto com frutos o bosque é do além — no bom sentido, claro — mas é realmente muito boa, esta combinação. Então se a degustarmos com um Porto a acompanhar, é a perfeição na terra. Juro!


Entretanto, lembram-se de vos ter dito aqui que tínhamos ficado encharcados neste dia? Pois bem, na semana passada o tempo lá por cima estava de chuva. Uma chuva torrencial. Apesar de termos ficado um par de horas à conversa na Miss Pavlova — o espaço é realmente muito confortável — quando saímos de lá para ir para o apartamento estava um dilúvio apocalíptico e a distância da Rua do Almada à Rua da Cedofeita foi a suficiente para nos deixar totalmente encharcados...

  


Valeu-nos o estacionamento subterrâneo que começa na Praça de Lisboa e nos levou até à Rua da Cedofeita, por baixo de terra, poupando-nos assim 500m ou 7 minutos à chuva. Em paralelo com o parque onde deixámos o carro (por apenas 4€/dia), este foi o nosso melhor truque!


E a partilha de hoje foi assim, submersa numa doce Floresta Negra, chocolate, suspiro e frutos do bosque. Foi encantada com peças super interessantes e toda a originalidade do espaço Almada 13 e foi o relato da nossa sobremesa do segundo dia na cidade do Porto. Amanhã voltaremos, com mais partilhas e registos bonitos.

4 comentários

  1. Eu não me canso de ver as tuas fotos, Sara :) que maravilha! E ando há meses para ir à Miss Pavlova, sem ter ainda lá posto os pés. Não há dúvida que por vezes perdemos tanta coisa da nossa cidade só por "hábito"...tenho que tirar um fim de semana de turista também :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Eu que sou do Porto não conheço a Miss Pavlova, que vergonha.
    Mas agora, sempre que vou a casa, tento ir conhecer um sítio novo. Esse já entrou directamente para a lista dos 'sítios bonitos a conhecer em breve'. ;)

    Joan of July

    ResponderEliminar
  3. É sempre aquele gostinho especial ver alguém a falar bem dos cantos da nossa cidade e tu tens um jeito tão bonito de mostrar as coisas <3 Tou pra ir à Dona Pavlova há taaanto tempo!

    ResponderEliminar
  4. Onde é esse tal parque de estacionamento??

    ResponderEliminar