BRUNCH NA LEITARIA


Em Lisboa há uma leitaria, que faz as delícias do nosso dia. É um espaço bonito e bem arranjado, com muita luz e arejado. Cheira a pão quentinho e croissants acabados do forno tirar, o atendimento é sempre com carinho e apetece-nos tudo provar. O artigo de hoje começa em rima animada, mas queremos partilhar tudo convosco...para que não falte nada!


Bem, depois de umas rimas inspiradas — e depois de já termos partilhado por aqui aquele pequeno-almoço na Leitaria — hoje queremos partilhar o Brunch Alfacinha que é assim [...] tudo de bom numa mesa. Exactamente aquilo que precisam para tornar o vosso fim-de-semana ainda mais gostoso.


Leitaria Lisboa

Só que é impossível passarmos para o brunch sem antes falar um pouquinho sobre o conceito da Leitaria Lisboa. Desta última visita tivemos a oportunidade de nos sentar à mesa com o Tiago, o rosto por detrás deste projecto lindo, que nos contou um pouco a sua história; a Leitaria Lisboa surge como uma lufada de ar fresco na empresa e em jeito de homenagem ao pai, que aos 17 anos abrira a sua primeira Leitaria, em Lisboa. 

Foi assim, de coração cheio, que Tiago quis trazer até aos dias de hoje o encanto e ternura das leitarias de antigamente, que tinham vindo a desaparecer na cidade. A ideia de leitaria, onde o leite é sempre fresco e as conversas se multiplicam entre vizinhos, é a base primordial deste projecto.


A estrela é mesmo o leite. Sempre fresco e de origem controlada de forma minuciosa. Mas Tiago também quis dar um twist dos tempos modernos, introduzindo novos produtos, como o iogurte ou as queijadas de leite. Para quem preferir, pode também pedir leite de cereais ou de amêndoa. Há para todos os gostos e os vizinhos é que escolhem!




brunch alfacinha

Servido todos os dias, a qualquer hora, o brunch na Leitaria é rico, delicioso e nunca desilude! Há duas opções: o brunch alfacinha e o brunch leitaria. Ambos são servidos para duas pessoas e podem escolher as vossas bebidas preferias e os ingredientes do iogurte 100% natural. Nós acabámos por optar pelo brunch alfacinha e é sobre isso que vamos falar.




O brunch alfacinha (12€/duas pessoas) é composto por uma cestinha de pão, dois croissants (são, de longe, dos melhores na cidade, feitos com manteiga de verdade!), dois iogurtes, compota, requeijão e manteiga de ervas e duas bebidas à escolha.


Para a mesa veio um cappuccino e um leite de chocolate e avelã (é mesmo o meu preferido, e não encontro nenhum tão bom, em lado nenhum!), um iogurte de frutos silvestres e um de castanha, que é edição limitada — para celebrar a estação — e que era uma delícia!


Aqui os produtos servem-se frescos, feitos na hora, preparados com carinho. A pastelaria é toda uma delícia — e muita pena temos nós de não ter conseguido provar tudo! — e a variedade é um dos pontos-fortes do espaço. O serviço é jovem e eficiente e o espaço é completamente a minha cara; branco, muito branco, apontamentos de madeira e um azul muito característico, num espaço que se reveste cheio de detalhes bonitos — exactamente como eu gosto!




É sempre um prazer, regressar aqui. É como se estivéssemos em casa. Depois do pequeno-almoço que vos mostrei aqui, já havia voltado para almoçar — as saladas são óptimas! — e agora tivemos a oportunidade de conhecer o verdadeiro brunch alfacinha. Resta-nos, com isto, deixar o convite em cima da mesa: este fim-de-semana, ou para a semana, convidem os amigos ou a família e aproveitem para por a conversa em dia. Torna-se fácil deixar o tempo passar num sítio assim, com um brunch assim.

Leitaria Lisboa
Rua da Artilharia 1, 87 Lisboa
Segunda a Domingo
Das 7h30 às 20h

3 comentários

  1. Parece um lugar fantástico! 😍

    ResponderEliminar
  2. Tudo com muito bom aspeto e adoro o detalhe no café!

    www.thelisasworld.com

    ResponderEliminar
  3. Adoro o brunch da Leitaria :) e gosto imenso do espaço, super clean!

    ResponderEliminar