© Little Tiny Pieces of Me


O que é meu (não) é teu. Para quem me segue por aqui pode reparar que as minhas últimas fotografias vieram com mais um detalhe. Ou uma marca de água, ou um «copy» qualquer coisa «right». Ou apenas a identificação do autor das fotografias. Neste caso: a autora. Cujo trabalho tem sido feito com enorme carinho através deste projecto ao qual, tão inocentemente, dei o nome de Little Tiny Pieces of Me. E não passa disso: pequeno detalhes que me cativam, fazem parte do meu dia-a-dia, da minha vida. Fazem parte de mim.


Nunca senti necessidade de identificar as minhas fotografias. Compreendo o quão fácil é alterar essa mesma identificação. Photoshop ou simplesmente recortar a fotografia. Por isso das duas uma: ou é colocada num canto, discretamente, ou é então no centro ou foco da fotografia, com umas dimensões razoáveis e que irá (a meu ver) deformar a fotografia. Não gosto. Fica feio. Respeito demasiado a fotografia, a sua beleza e o seu poder para o fazer. Mas respeito que respeitem o autor da fotografia. Eu, neste caso.

(não, ninguém me faltou ao respeito e não, não sou fotógrafa coisa alguma. Longe de mim classificar-me como tal!) Mas sim, sou defensora dos direitos do autor de qualquer trabalho.


É raro, aqui pelo blog encontrarem fotografias que não sejam minhas. Exceptuando, claro, as publicações de inspiração, onde retiro grande parte do Pinterest. Deveria indicar, talvez, o link das mesmas, mas por norma identifico-as como não sendo minhas. Ponto. O que por exclusão de parte, à falta de indicação, torna as outras fotografias da minha autoria. E é assim que costumo proceder. Porque respeito o trabalho de outrem; porque lhe reconheço valor. E porque não é meu.

No fundo este meu desabafo vem justificar a necessidade de começar a identificar as minhas fotografias. É simples. Quando vou a algum sítio, quando este me inspira e quando trago comigo uma data de fotografias bonitas para com vocês partilhar, costumo comunicar ao responsável desse mesmo sítio que as tenho, que são do sítio dele e que teria todo o gosto em que ele as utilizasse, se assim desejar. No fundo é uma colaboração de ambas as partes: (para além do prazer de conhecer coisas novas) tenho o prazer de ver o meu trabalho (se é que se pode chamar trabalho) espelhado numa página com maior reconhecimento e passível de ser visto por mais pessoas. Por outro lado, a casa (ou o dito sítio) fica também a ganhar alguns registos bonitos (presunção e água benta, cada um toma a que quer!) para poder promover o espaço e divulgá-lo. O que acontece é que, por lapso estou certa, as minhas fotografias ganham outra dimensão (o que é óptimo) passando a ser utilizadas como fotografia de capa principal na página do facebook, por exemplo, mas sem qualquer identificação. Não é por mal, acredito, mas não está correcto. Porque  lá está , deverá ser um trabalho de "equipa" com retorno para ambos os lados. Um efeito espelho.


Daqui para a frente, o procedimento será o mesmo e a lógica também. As minhas fotografias estarão disponíveis para serem divulgadas pelos espaços nelas retratados, mas já não haverão falhas na identificação do autor. (não serve de muito e pouco ou nada impede que se altere aquele rodapé, tão discreto. Mas que sirva de indicador de que deverá haver respeito pelo trabalho de alguém. Mais que não seja, creditando convenientemente o mesmo!)

E amanhã, uma boa sugestão de Domingo, logo pela manhãzinha. Um bom Sábado para vocês.

18 comentários

  1. Acho que fazes muito bem, todos temos o direito de ser reconhecidos pelo nosso trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te completamente! :)
    Acho que da forma que colocaste não estraga de todo as belas das imagens ;)

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Ficarei há espera das tuas fotos então ;)
    Beijinhos e um bom fim - de - semana

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo, e acho que fazes bem em meter uma marca de água nas tuas fotografias!! Tiras fotografias fantásticas acho que devias de ter mérito por elas! E concordo também quando dizes que ao meter a marca de agua no meio do foco fica horrivel, e fica mesmo, estraga completamente a fotografia! és linda <3
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com tudo o que disseste! Eu comecei a identificar as minhas precisamente porque começou a ser uma necessidade. Eu não as costumo por no canto, mas sim entre espaços vazios na fotografia e com uma opacidade muito leve para não se estragar.
    Seja que trabalho for, como tu disseste e muito bem, tem de ser reconhecido, e acho péssimo que ainda haja pessoas que se aproveitam. Também costumo mandar as minhas coisinhas, mediante do sítio e muitos também já utilizaram as capas por exemplo, sem identificação. Não é correcto. Pois o nosso trabalho tem que ser tão valorizado como o "deles"

    beijinho
    www.diaryofffashion.blogspot.pt
    #S

    ResponderEliminar
  6. É verdade em tudo o que dizes Sara. De facto, isto deve ser uma partilha, da mesma forma como identificas e tratas aquele espaço com o teu "olho", o reverso deveria ser válido. Muitas vezes creio que não são mal intencionados, no entanto, a verdade é que também não gostariam se usassem uma das suas receitas únicas e não os identificassem. Por outro lado, penso que ainda há locais que não levam esta coisa dos blogs muito a sério, o que é uma grande pena!
    De qualquer das formas, posso dizer-te que se os sítios são bonitos, tu tens tornado esses sítios ainda mais bonitos, e com vontade que muitos de nós os conheçam. E se passa por mim, passa pela amiga, pela a amiga da amiga e assim se promove um espaço.
    Obrigada pelas tuas partilhas, que com ou sem copyright são simplesmente magníficas.

    much love,
    Le Frenz

    ResponderEliminar
  7. obrigada <3
    não te enganas-te na segunda parte do comentário? é que acho que não era para mim xp

    ResponderEliminar
  8. Percebo bem a "necessidade" de as quereres identificar :) eu faço o mesmo, sempre fiz por aqui.. e quanto à opinião de pôr o nome nos cantos faço o mesmo porque acho que fica mais giro. se bem que as pessoas podem corta-las.. mas até agora, nem ponho fotografias muito relevantes :) já tu pões fotos de muitos detalhes e pormenores e tens que as identificar bem :3

    r: muito obrigada querida ♥ não há melhor que pijamas quentinhos em dias de frio :3

    ResponderEliminar
  9. Minha linda!! Tens razão em tudo. Imagino que esta violação no teu direito de autora das fotos tão bonitas que tiras, cause algum aborrecimento para ti, mas vemos na net tantas fotos partilhadas e partilhadas que não sabemos de onde vem, só sabemos que são bonitas. Por isso, acho que fazes bem em identificar, mas embora isso hoje te aborreça, no futuro já não o fará, porque no fundo sabes que é tua e mais ninguém teve aquele privilégio de fazer aquele registo.
    Lembro de uma vez falar com o Fred, do weblogyou e ele disse mesmo isso, sobre as fotografias, que ele não identifica, que prefere assim, mas cada um faz como acha que deve e que como fotógrafo sabe que as suas fotos vão "andar" por aí, de preferência com os créditos.

    Beijinhos minha linda! Parabéns pelo post, é um alerta e acho muito bem e acho que deve ir ter com a pessoa que "pegou" a sua foto, porque isso é apoderar-se do trabalho do outro.

    Outra coisa que pode fazer é, inserir um link no seu blog para "bloquear" a retirada das fotos do seu blog. Não impede tudo mas, evita muito.

    ResponderEliminar
  10. Boas fotos babe!!! <33
    Também achoooo que fica feio marcas enormes no meio de uma foto... mas opções sao opções e respeito como é obvio.


    Um beijinho*
    IV

    ResponderEliminar
  11. Fazes muito bem, tambem o meu marido ja me disse o mesmo nas fotos que ele tira e nas que eu tiro para o blog. Antes de mais quero dizer e estou a ser mesmo sincera, acho as tuas fotos lindas, maravilhosas, gosto muito mesmo, venho aqui sempre ao teu cantinho porque tens sempre coisas fantasticas a partilhar e as tuas fotos sao sempre tao bonitas. Mais uma vez acho que fazes muito bem, tambem ando a ver se faco o mesmo com as minhas no blog, mas ja tenho tantas que aqui partilhei que nao sei como fazer ainda. Ja me aconteceu uma vez que uma pessoa quiz partilhar minhas fotos no blog dele e depois nem disse de onde vinham quem era o photografo... nada eu acho mal apesar de eu nao me achar nenhuma fotografa, muito longe disso, mas adoro fotografia e o meu marido tambem e temos 2 boas cameras que nos ajudam.:) Fotografo profissional ou nao temos todos direito ao que fazemos neste caso as fotos sao tuas e nao deveriam ser itilisadas sem dar o credito a pessoa que as tirou, e o minimo que deviam fazer. Fazes muito bem! E please continua a tirar fotos, tens muito talento mesmo.
    Beijinho grande de Toronto
    http://www.claudiapersi.blogspot.ca

    ResponderEliminar
  12. Acho que fazes bem em identificar o teu trabalho. E ainda bem que escolheste fazê-lo no canto porque penso que da outra maneira as fotografias iam ficar a perder.
    Beijinho **

    ResponderEliminar
  13. Fazes muito bem! Eu adoro as tuas fotos, keep going :')

    ResponderEliminar
  14. Protege o teu trabalho... Porque apesar de ser feito com amor e paixão envolve muitas horas de trabalho! :) É isso mesmo: protege-te.

    ResponderEliminar
  15. Compreendo perfeitamente que é cada vez mais necessário portegermos o nosso trabalho. No meu caso partilho poucas fotos da minha autoria, e durante muito tempo fui desleixada e não atribuía os devidos créditos. Mas isso mudou e estou a mudar várias imagens de modo a que possa atribuir-lhes os créditos e fazer com que o trabalho de outros possa ser reconhecido :)

    Beijinhos,
    Catarina.

    http://day-dreamer.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  16. Nas palavras que aqui li revi-me um pouco!
    quanto à "marca d'agua" penso igual, como gosto tanto de fotografia, custa-me adicionar algo ao espaço dela, mas como passei por isso, por usarem as minhas fotos sem partilhar o autor decidi coloca-la nas minhas fotos. já que os outros não identificam o autor da foto que tanto gostaram ao ponto de a partilhar, ela já vai identificada :P
    mas, claro, tb já aconteceu usarem a foto e cortarem a marca d'agua, nós tentamos, depois já fica ao bom senso de cada um ;)

    beijinho e mais uma vez parabéns pelas fotos, sabem mesmo muito bem ver! adoro!


    STYLE TRACES BLOG
    ST FACEBOOK PAGE
    ST INSTAGRAM
    ST ON BLOGLOVIN

    ResponderEliminar
  17. Ainda não decidi fazer isso, também ainda ninguém me faltou ao respeito nesse sentido. Mas acho que fazes bem, assim subtil e despercebido :))

    Sweet Love ♡,
    http://sweetcamomile.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Concordo plenamente com aquilo que dizes.
    Quando uso no blog fotos que não me pertencem, identifico sempre a fonte e, se for de outro blog, procuro mesmo remeter a foto para o link do respectivo post. É uma questão de respeito! Guardo imensas fotos de outras pessoas, estejam ou não identificadas com algum tipo de "assinatura", e gosto sempre de saber de quem são :)

    ResponderEliminar