Volta ao Mundo em 60 minutos


Comidas do Mundo. Numa hora de almoço perdida nos últimos dias, conseguimos entradas para a Mostra Gastronómica que teve lugar no Campo Pequeno. Estamos a ficar cada vez mais apaixonados por este espaço e se até à bem pouco tempo nos era desconhecido, agora é um dos nossos lugares de estimação para os passeios de fim-de-semana. (ficam já a saber que haverá um Mercado Gourmet no segundo fim-de-semana de março. E já sabem que adoro mercados!) 


Para quem esteve, ainda não há muito tempo, na praça aquando a Feira do Chocolate, confesso que o ambiente era totalmente diferente. A atmosfera estava neutralizada com luzes foscas, ora amarelas, ora azuis, sentiam-se vários aromas, ora condimentados, ora adoçicados, e a música era tranquila. Um ambiente perfeitamente enquadrado, restruturado e elegante. 


O evento contava com a presença de dez chefes que nos apresentavam um menu de degustação inspirado num país, desde Itália, Alemanha, Marrocos, Peru, Argentina, Espanha, EUA, Portugal, Japão e até Dieta Mediterrânea. Confesso que escolher foi a parte difícil. Mas saborear foi demasiado fácil.

Acabámos por escolher pratos variados para de tudo um pouco provar. A minha escolha principal foi um burguer argentino, delicioso, com um trave de lima, do chefe Kiko. A dele, umas pork ribs bem ao estilo americano, dos chefes Marlene Vieira e João Sá.


As delícias da segunda ronda vieram «directamente» da Alemanha, pelas mãos do chefe António Alexandre, do Japão, feito por Paulo Morais e do mediterrâneo, por Vitor Esteves.


E porque (infelizmente) não conseguimos comer um prato de cada, seguimos sorridentes para as sobremesas. Decisão difícil, com resultados um pouco previsíveis. Mas muito deliciosos. (vendo bem, cada um continuou no país em que começou. Pressinto uma tendência...) Uma apple pie, um clássico do States, um crepe com doce de leite, uma pérola argentina e um bolo de chocolate com cerejas e molho de framboesas, muito alemão.


No final da experiência, tenho a dizer que esta foi muito divertida, pela maravilhosa companhia, e muito saborosa, ainda mais, depois de conhecer pessoalmente os chefes. O maior incómodo foram as luzes, única e exclusivamente por interferirem nas fotografias que estava a (tentar) fazer. Aliás, não foram as melhores que por aqui já passaram, mas serão sem dúvida algumas das mais gostosas. Espero que tenham gostado desta partilha e quanto a mim, mal posso esperar pela Mostra Gastronómica de Paço de Arcos (que se realiza já há quatro anos no Centro Histórico) e que, deixem-me que vos diga, não fica nada atrás desta Comidas do Mundo.

13 comentários

  1. :o isso é que foi uma boa experiencia :) não me importava nadaa :D
    Beijinhos*
    Blog | Youtube | FB

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post gastronómico. Está absolutamente divinal e bastante apetecível. Quanto a mim, não sei o que agradou mais á minha vista, se foram os menus que representaram cada pais ou a tentadoras sobremesas. Falas ali, em creme de leite? Crepes? Chocolate, cerejas? (suspiros, muitos suspiros) Bem, só faltou algo ai nesse dia perfeito, EU. Pois ia adorar degustar de tudo isso e mais alguma coisa, na tua boa companhia. Um dias destes. Estará para breve, certamente.
    Pronto... E eu ficarei por aqui, deste lado a perder-me de amores por estas encantadoras fotografias.. (ainda mais suspiros. Meus deus, como adoro que dês cabo de mim, desta maneira. ihih :D )

    Um beijinho, Andreia ♡
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de post, minha querida, fiquei a salivar só de olhar! Essas sobremesas... oh Deus! São o meu ponto fraco. :)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Estive mesmo, mesmo para ir, mas como este mês as contas estão um bocado apertadas e entretanto vi um espectáculo que queria ir, acabei por abdicar desse mercado, mas deve ter sido mesmo delicioso, huumm! Fala-me desse de Paço de Arcos? É quando? Preços e tal? **

    ResponderEliminar
  5. Meu deus, apetece-me entrar dentro do ecrã e ir comer isso tudo! HAHAHA ;)

    Tic-Tac Living

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro o Campo Pequeno, quando morava em Lisboa ia lá imensas vezes. é um centro comercial pequenino mas muito agradavel.
    Fiquei com pena de nao ter ido a esse evento, pelos vistos valeu muito a pena.
    Rita

    ResponderEliminar
  7. deixaste-me com água na boca!!

    xoxo,
    andy

    ResponderEliminar
  8. Tudo tem um aspecto delicioso - este ano vou experimentar sushi, só tenho de convencer os meus amigos - não está fácil! Ahahaha

    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  9. Oh god que pecado bom *-*
    Torturas-me com estas fotos com tão bom aspecto! :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  10. Ai tem tudo um aspecto tão delicioso :) e são tão bonitos os pratos!

    ResponderEliminar
  11. Tem óptimo aspecto!
    http://rossettoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar