(À) MESA


Com os amigos. E com os estranhos desconhecidos, caras que nos lembram rostos do passado ou inspirações do presente. Pessoas de todo o lado, com diferentes estilos, outras línguas e tantas mais conversas cruzadas. Tudo isto numa mesa enorme, única. Já ali, no Lx Factory.


São os almoços de quarta. E o de hoje está prestes a ter lugar. Mas enquanto chega e não chega, é tempo de abrir o apetite (não só gastronómico mas também o apetite da alma), com os detalhes do almoço de quarta passada. Fomos ao Mesa, uma pizzaria especial e singular, com uma decoração vintage e cheia de pormenores diferentes do habitual, quase como se fosse uma miscelânea. Um deleite de fotografar.


O nome faz jus ao espaço e não deixa margem para dúvidas: deve-se à mesa enorme que recebe os clientes para uma deliciosa refeição e que promove o convívio e o mais puro gesto de simpatia e cortesia; é que, uma vez sentados à mesa, os clientes desconhecidos cumprimentam-se instintivamente com um «bom dia» ou «boa noite» sorridente, como se não fossem mais desconhecidos. É quase como se fossem todos uma grande família. E vocês sabem que para mim, as melhores histórias e partilhas são feitas à mesa.


Ao almoço são-nos apresentadas duas opções que oferecem refeições mais rápidas e económicas para quem, como eu (que é a maioria) tem hora de almoço limitada. Temos o prato do dia ou o rodízio de pizzas, sendo que a primeira opção é por volta de 5,50€ e a segunda de 8,50€ (mais coisa, menos coisa, sempre com bebida e sopa/sobremesa incluída). Existe sempre, claro, a escolha do menu. As pizzas são deliciosas, sempre quentinhas e com massa muito estaladiça e o molho de tomate é francamente bom, muito saboroso. O único lamento que tenho é de não haver muita variedade de pizza no buffet, mas por isso mesmo tenho que lá voltar à noite, escolher uma das delícias da carta. O prato do dia era risoto de pato com molho de laranja. Divinal!  


Uma experiência rica não só em sabores e aromas, mas também em convívio e novas descobertas. Um conceito genial e é uma experiência que vale a pena repetir. Desta vez à noite, pelo jantar, com outro ambiente. Mas a simpatia, essa, garanto-vos que será a mesma! 


Aconselho! Um sítio bom para levar o Pai, neste dia tão especial, não?!

17 comentários

  1. owww que delícia vir a este blog! Gosto tanto que se não tivesse que cuidar do meu estava sempre e sempre aqui! Amo visitar-te e já tinha saudades e namorar as tuas fotos.

    Beijinhos linda Sara!

    ResponderEliminar
  2. Opá adoro espaços assim , que nos revivam memórias dos nossos antepassados ou que parece que viajamos no tempo ! Lindo ! *

    :) beijocas *

    ResponderEliminar
  3. uau achei um máximo! muito interessante o sitio o meu pai ia amar

    beijinhos querida
    Chic Diary

    ResponderEliminar
  4. Espaço bem interessante, como aliás o são todas as tuas descobertas!! Posso só fazer um reparo linguistico? Onde escreves "Ao almoço é-nos apresentado duas opções" está incorrecto, o certo seria "Ao almoço são-nos apresentadas duas opções" visto serem as opções - plural - que nos são apresentadas e não o almoço - singular.

    ResponderEliminar
  5. Fui ao Mesa pela primeira vez no fim-de-semana passado e, sendo eu uma super fã de pizza, devo dizer que a deles é muito boa. Eu criei a minha própria pizza, o menu dá-nos essa possibilidade e, estava deliciosa. Vou lá voltar certamente. :) **

    ResponderEliminar
  6. Já almocei duas vezes nesse restaurante e simplesmente adorei. Arrisco dizer que foi das melhores pizzas que comi e a lasanha? A melhor de sempre que já provei em restaurantes.O ambiente é muito agradavel e a decoração é lindissima. Aconselho.
    Rita

    ResponderEliminar
  7. E eu que sou louca pelo LxFactory não conhecia este lugar!!! Adorei! Obrigada :D

    ResponderEliminar
  8. O Lx Factory está recheado de sítios deliciosos para se conhecer! :)

    ResponderEliminar
  9. Conheço tão bem esses pormenores das paredes do LX Factory. ;) Por acaso nunca fui ao Mesa, mas parece-me espectacular e vou querer lá ir agora que vi as tuas fotos tão bonitas. :)*

    www.joanofjuly.com

    ResponderEliminar
  10. Confesso que já tinha saudades de vir a este teu, (meu também) cantinho! És sempre tão genuína em cada descrições que fico sempre com um sorriso no rosto. =)

    Um beijinho, minha querida Sara e um optimo fim de semana!

    Andreia ♡
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Querida Sara, o teu blog anda a ser uma compilação de sítios de fazer água na boca! ♥ Que bom aspecto têm esses pratos e o sítio, como de costume, tão acolhedor. Adoro o estilo mais rústico/vintage. :)

    Beijinhos! ♥

    ResponderEliminar
  12. Que espaço interessante e que comida delciiosa.

    viagemboaviagem@blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Mas que conceito diferente o dessa pizzaria!
    Os pratos que nos apresentas têm um aspecto delicioso e o espaço está adorável e com um ambiente bem acolhedor! :)

    Beijinhos


    Sofia

    http://framesandhighheels.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Com fotografias fantásticas e uma descrição como esta, este local só pode ser excelente! Já tinha saudades de cá vir...

    R de Rita

    ResponderEliminar
  15. Adorei as fotografias, e fiquei com muita vontade de ir conhecer!
    E aproveito para agradecer o comentário super querido que fizeste no meu ultimo post, é reciproco! <3

    ResponderEliminar