Ratton


A Padaria. No Rossio, por detrás da majestosa estação (uma das mais bonitas da cidade), esconde-se uma pequena Padaria. Discreta até poderia ser, não fosse o cheiro do pão quente estar sempre pronto para nos receber.


Estivemos por lá no feriado de Abril. Fomos já no final da tarde e pelo caminho ainda nos perguntámos que tamanho atrevimento o nosso, o de ir de carro para a baixa, numa sexta-feira de feriado, no meio das marchas e manifestações, no meio das algazarras e outras confusões. E eu respondi, muito prontamente:

"Vamos lanchar ao Ratton, como é evidente!"


Foi grande o meu espanto quando afinal percebi, pertence ao grupo Doca de Santo, esta pequena Pâtisserie.

Mas lengalengas à parte, o certo é que a Padaria Ratton pertence, de facto, à Pizzaria Capricciosa que se estabelece também ali, atrás da Estação, no Largo do Rossio. Partilham a esplanada exterior, que é ampla e muito agradável, em madeira, com pequenos apontamentos floridos. Quase que nos remetem para um cenário parisiense, num final de tarde de primavera. 


Naquela tarde de calor, tudo o que apetecia era um lanche fresco e leve (?). De leve teve pouco, mas era fresco. E delicioso. E soube muito bem. Tivemos na nossa compreensão que tínhamos ido num final de feriado, pelo que no expositor a variedade já não era muita. No entanto, o muffin de chocolate era delicioso (e tinha nutella no meio!) e o cheesecake de frutos vermelhos foi-nos servido com imensa graça. É certo que pedi um "cheesecake bonito para as fotografias!", em jeito de brincadeira. Mas fui levada a sério. E a fatia foi levada para a cozinha e veio aprimorada, estrategicamente alinhada. E era óptima!


Ratton é uma pequena padaria, muito agradável e selecta, ideal para um pequeno almoço antes de um passeio pela baixa, ou para um lanchinho, depois de uma longa caminhada. Fica então a sugestão, já fora d'horas, para as tardes (ou manhãs) quentes se aproximam.

Ratton
Lg. Duque do Cadaval 1200-006 Lisboa
segunda a domingo das 08h00 - 20h00
telefone 213 432 399

5 comentários

  1. Não conhecia! :) Será de certeza alvo de um lanche brevemente.
    Apesar de gostar de todas as fotografias, confesso que a segunda do cheesecake de frutos vermelhos, está linda! QUE ASPECTO, yumiii

    ResponderEliminar
  2. Não conheço, mas tem coisas com otimo aspeto :p

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma paragem obrigatória, eheh
    Parabéns pelas fotos, ficaram optimas!

    xoxo,
    Lovely Seventy One

    ResponderEliminar
  4. Venho aqui e engordo pelo olhos SARA OH SARA tu ja vistes isto?! (com aquele sotaque) ahah adorooooo as tuas fotos os teus sítios os teus pedidos tudo tudo tudo :P

    ResponderEliminar
  5. Ai o Cheesecack, que maravilha. tu dás-nos a conhecer cada lugar tão especial tornando-o ainda mais brilhante como este blog ! Parabéns mesmo :)

    ResponderEliminar