doze


É sempre um dia especial. De manhã, à noite. O dia doze de agosto é sempre dia de festa. Por mais que os anos passem,anseio e recebo-o sempre com um enorme sorriso sincero. E é por isso mesmo que hoje, doze de setembro, relembro o dia do meu aniversário, celebrando os meus vinte e três anos (e um mês!).


É sempre uma ocasião muito importante, para mim, e faço questão de aproveitar o dia na sua plenitude, com todos os rituais de sempre, que tanto gosto! O doze de agosto é sempre passado entre os melhores, com muitos miminhos e lembranças deliciosas. Começa cedo, com um pequeno almoço de princesa.


Sumo de melancia natural, meia de leite, misturas pouco ortodoxas mas que sabem sempre tão bem. Pão fresco, bolas de berlim açucardas [...] é sempre uma festa, pela manhã. Entre brindes e sorrisos, entre rasgar o papel de embrulho, ler os postais deles e da mana, feitos por ela, com tanto amor que ela consegue colocar nos pequenos detalhes, nas pérolas coladas minuciosamente, nas rendas que ela aplica com tanto gosto. São sempre as prendas mais significativas e são estas as prendas que gosto de receber!


O programa das festas varia todos os anos, aproveitando o facto de estarmos (quase sempre) no Algarve. Este ano resolvemos ir passear, em família, para a Serra de Monchique. Ficámos deslumbrados com as paisagens maravilhosas, o horizonte longínquo, a atmosfera pura e fresca, os animais que passeavam livremente pelas verdes folhagens. Uns mais simpáticos do que outros. Enfim, foi uma escapadinha pela natureza, qual into the wild, que soube muito bem para recarregar baterias antes de almoço. E por falar em almoço:


Este ano foi especial. Já andava há muito tempo para fazer um piquenique e penso que foi o cenário ideal. No meio do verde e da brisa ligeira, entre o cantar dos pássaros e o correr do riacho, resolvemos fazer um piquenique de verão.

A cesta já a temos cá em casa há muito tempo — sempre passeámos muito e "piquenicávamos" ainda mais quando era criança. A toalha de piquenique, para esta mui solene ocasião, nada mais é do que dois panos (amorosos!) de cozinha do IKEA. Para a nossa limonada fresquinha com hortelã, já andava a namorar os frascos da CASA,desde que estes saíram para as lojas. Mas (e há sempre um mas), eram muito grandes e um conjunto de seis copos já saía um pouquinho dispendioso. Não nos fizemos de rogadas e resolvemos ser nós a personalizar os frasquinhos que a CASA também vendia, mas desta vez com a função de serem isso mesmo: frascos de doce. Rapidamente os transformamos em copos de piquenique, fazendo em casa um furinho na tampa para a palhinha. A brincar a brincar, ficou-nos por metade do preço e soube muito bem na mesma!


Preparámos umas coisinhas simples para levar; entre espetadinhas de tomate cherry, azeitonas e queijo da ilha, tostinhas, sandes com pasta de atum (feita pelo pai, a melhor), alguns doces e guloseimas, a limonada fresca e toda a envolvente, foi um piquenique de verão delicioso, com direito a bandeirolas a anunciar o feliz acontecimento, suspensas na árvore, dançando ao sabor do vento.

Foi um início de vinte e três anos inesquecível. Tão feliz como o dia doze de agosto, só mesmo o dia vinte e quatro de dezembro. São os dois momentos do ano em que me sinto mais feliz, como se voltasse aos tempos de criança.

E mais logo, a continuação desse dia tão especial, com um jantar divinal. Fiquem desse lado!

5 comentários

  1. Que dia tão doce :) uma bela ideia para passar o dia de anos, se no meu dia de anos tiver bom tempo acho que vou pensar nisso ;) *

    ResponderEliminar
  2. Ohhhh olha os meus parabéns super atrasados, quer dizer parabéns pelos vinte e três anos e um mês! Que sejas muito, muito feliz! :)

    ResponderEliminar
  3. Fotografias lindas, como sempre :)

    ResponderEliminar
  4. Oh que coincidência tão engraçada: quando engravidei a data prevista para o meu filho nascer foi... 12 de Agosto! Mas o menino fez-se de especial de corrida e só saiu - obrigado, pois claro! - a 21 de Agosto. O facto é que todos os anos, pelo seu aniversário, comemoramos com um piquenique no pinhal eheheheh!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Tinha mesmo que vir comentar este post!
    Primeiro porque ADORO pessoas que ADORAM fazer anos <3 Depois porque pensei muito muito que este ano queria um picnic para o meu aniversário mas depois mudei de ideias (como bem sabes)... e então vir aqui espreitar o teu picnic é fantástico :)
    Pormenores queridos e que muito se ligam a ti. Parabéns Sara!!

    ResponderEliminar