t a v i r a


Ao acordar. É sempre um dos momentos mais deliciosos do dia, nestas férias em Tavira. Acordar com os raios do sol, ainda tímidos, quase tão preguiçosos quanto nós. Aquela brisa ligeira, que se vai fazendo sentir pelas persianas da janela aberta e o cheiro a mar.


São manhãs tranquilas, preparadas com calma. É por essa calma que suspiro, quando me deparo com esta agitação lisboeta, do corre-corre citadino, de manhã, antes do trabalho.


Aqui, em Tavira, preparam-se sumos naturais com as laranjas do mercado, as melhores. Arranjam-se croissants, com amor e cuidado, como se de um obra prima se tratasse. Lêem-se as revistas antigas, com sugestões paradisíacas. Começa-se o dia com um beijo animado, inspirado, ansiando os planos traçados e desejando que o tempo passe devagar. Ou melhor, espera-se que não passe nunca. Mas o que é bom, passa depressa. Depressa demais.


E por falar em mercado, não podia deixar de convosco partilhar, o nosso passeio matinal pelo Mercado de Tavira. Já não é novidade que adoro mercados. Comprar fruta biológica e deliciosa, legumes frescos e coloridos e tantas outras iguarias. Sentir os aromas, as texturas, querer levar tudo e mais alguma coisa. E entre sorrisos e fotografias, íamos comprando isto e aquilo, preparando o jantar de logo.


O nosso dia começou assim, começou aqui. E não poderia ter começado de melhor forma. 


O passeio continuou, pelas ruas da cidade, entre as pedras que a revestem de história, remetendo a outros tempos de glória. Agora recebem-nos a nós, uma vez mais, apaixonados, encantados pela cidade. A percorrer os trilhos por nós já traçados, voltando aos lugares que tanto gostei. 


Registos de um dia de férias em Tavira. São lembranças do dolce far niente, aconchegado pelo sol de Agosto, climatizado com a brisa do Algarve, salpicado pelas flores de verão.

E porque o verão vai deixar saudades (no fundo, deixa sempre), que seja guardado à distância da nossa mão. Este ano divertimo-nos imenso com a nova Instax Mini 8, by Fujifilm, e com a antiga Polaroid do meu pai. Assim, sempre que sentir saudades dos quentes dias de agosto, basta-me sentir o calor guardado nestas memórias instantâneas. 

- para o meu amor, verão 2014 -

Mais logo, o último artigo sobre Tavira'14. Fiquem por aí e tenham uma boa quinta feira! Já agora: encontramo-nos logo, na VFNO?

9 comentários

  1. As fotos que colocas aqui são tão bonitas, cada vez gosto mais =)
    Ai fizeste-me lembrar de que preciso de férias, urgentemente.
    RIta

    ResponderEliminar
  2. Tens sempre fotos tão bonitas!!

    Espero que tenham sido umas ótimas férias. Beijinhos e bom regresso. :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito dos teus registos, as always :))

    Sweet Love,
    sweetcamomile.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post! As fotografias estão lindas, e o close up dos legumes fez-me crescer água na boca!

    \ Indigo Lights

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser uma menina de cidade, a paz do campo restabelece-me. E embora a paz que descreves seja mais de mar, fizeste-me lembrar que preciso de fazer uma pausa. Organizar a cabeça, retomar os projectos, fazer boas escolhas :)

    Rotas & Destinos? Que giro... Aqui a colecção é mais Volta do Mundo :) Mas são sem dúvida revistas intemporais. Que faço questão de herdar! Vaca que ri? Para mim um vicio. Ahah Sumo de laranja? Aquilo que nunca me canso.
    ADORO fotografias de Mercados e tu, como sempre, fotografas-os como ninguém. <3
    Confesso que não gosto muito de Tavira! A minha cidade a sul, é Lagos!!! <3
    Ahhh essas memorias... Bem bonitas :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro mercados também, mas dos que conheço nada bate o das Caldas da Rainha... engraçado, quando vou de férias também o meu entretém são as revistas antigas guardadas na nossa maison de famille, tão cheias de inspiração para mim!!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adorei as fotos :)
    Até fiquei com saudades das férias e do verão que já lá vai..

    ResponderEliminar
  8. WOOO super romantico ;) Os pequenos almoços podiam ser sempre assim não era?! Lindas fotos como sempre!

    ResponderEliminar
  9. Como sempre, suspiro ao ver as tuas fotos magníficas! :D

    ResponderEliminar