viemos de londres #4


Viemos de Londres. E viemos cheios de saudades. Este é o quarto e o último relato do nosso passeio pela capital britânica. É escrito, por isso, com muita nostalgia. Mas é lembrado, também, com muita alegria. É que foi uma viagem memorável. Curta, é certo. Pequenina, é verdade. Mas inesquecível. E hoje lembramos o quarto dia em Londres. Foi tranquilo, sem pressa. Foi um simples passeio pelo Hyde Park e foi um pequeno almoço reforçado no Monocle Café. Foi um regresso pautado com muitas lembranças, doces memórias, algumas novidades e muita vontade de voltar. E foi abençoado com uma valente chuvada!

Depois de arrumar as malas para voltar — é sempre a pior parte, a de ter que voltar — resolvemos tomar o nosso pequeno almoço (agora reduzido a torradinhas com manteiga e compota) com calma e ir dar uma volta ao Hyde Park, em jeito de despedida. Pelo caminho, fomos agradecendo só ter chovido neste último dia. É que andar na rua e visitar a cidade com este tempo era de loucos. Mas, neste contexto, só por um bocadinho, até nos pareceu bonito!



Regressámos ao hotel para levantar as malas. Era tempo de nos despedirmos de Paddington que tão bem nos recebeu. Mas sobre a nossa estadia, falaremos amanhã, prometo! Observámos pela última vez a Norfolk Square e as suas casinhas tão características, o maravilhoso jardim central, a estação mais bonita, o pub mais acolhedor, o cafézinho de esquina mais adorável (...) tudo isso para dizer que voltaríamos. Em breve, muito em breve. E cheios de saudades.


O nosso ponto de referência para apanhar o shuttle de volta para o aeroporto de Stansted era perto da Baker Street. Ainda tínhamos algumas horas para aproveitar na cidade. Não muitas. Apenas as suficientes para tomarmos um segundo pequeno-almoço, reforçado, num sítio muito bonito, onde há muito queria ir.



Fomos então à procura deste pequeno refúgio: Monocle Café. É uma das sugestões do Guided London by Cereal e fica muito perto da estação de Baker Street. Assim sendo, reservámos uma ou duas horinhas para desfrutar de um delicioso segundo pequeno-almoço, que nos enchesse de forças para rumarmos de volta a Lisboa. 


Foi a delícia do dia. Fotografar o espaço, a rua, os detalhes de uma refeição que tinha tanto de simbólica como de bonita. Ficámos na pequena esplanada, resguardada da chuva, pois as salas interiores estavam ocupadas. É um espaço pequenino, este The Monocle Café. Apresenta algumas ofertas originais (como o japanese breakfast ou ainda o scandinavian breakfast) e outras boas sugestões de refeição (como tostas, saladas e pratos quentes). Não tínhamos muito apetite, por isso pedimos um expresso e uma cookie de chocolate — como ele gosta. Para mim um cappuccino aprimorado, um sumo de laranja natural e um cardamom bread.  Era divinal! Tinha um sabor cítrico, com um leve traço de gengibre. Macio e denso q.b, com uma ligeira cobertura açucarada, maravilhosa. Fiquei apaixonada! 


Dá para entender o prazer que dá fotografar mesas bonitas, não dá? Além do mais, estes eram os últimos momentos para aproveitar o mood britânico. Em breve estaríamos de volta e a ideia do fim ataca-me em força, deixando-me submersa em saudades. E ainda nem tinha partido de Londres! Pedi com jeitinho e deixaram-me fotografar alguns detalhes da loja. Outra situação engraçada: entre pedir e explicar a finalidade das fotografias, acabei por falar com a Emily, responsável pelo The Monocle Café, ao telefone. Fiquei de lhe enviar o artigo, depois de publicado. Só espero que goste! 


Ainda passámos na loja Monocle. Trocámos dois ou três dedos de conversa animada com o senhor (de quem eu gostei muito e adorava conseguir lembrar-me do nome para vos dizer!) que nos recebeu entre sorrisos. Explicou-nos o conceito da marca, o que podíamos encontrar na loja e — coisa boa! — que a Monocle vai abrir uma popup store aqui, em Lisboa. Não é uma notícia maravilhosa? Vão ser organizadas algumas palestras e conferências e poderemos visitar a loja com os produtos da marca. Estou super entusiasmada. Podem ver mais aqui.


Finalmente, e com muito pesar, percebemos que chegara a nossa hora. Despedimo-nos do senhor, da Monocle, da chuva, do sotaque britânico, da arquitectura maravilhosa, dos costumes tão próprios, das ruas floridas, dos jardins sem fim, dos animais que passeiam junto a nós, dos táxis engraçados, das luzes animadas, dos pubs confortáveis, da vida intensa que se faz sentir na cidade.


Foram quatro dias maravilhosos. Cansativos, mas maravilhosos. Foram tudo aquilo que imaginávamos que seriam e mais. Foram muito mais! Foram a promessa de que voltaremos a Londres. E para ter a certeza de que o fazemos, deixámos uma ou outra coisa por fazer — como acontece em todas as minhas viagens. 


Desta experiência ficou por ver a troca da guarda real, ficou por dar uma volta nos autocarros-emblemas da cidade. Ficou por fazer uma visita a Westminster Abbey, uma outra ao pub mais antigo de Londres e ainda uma outra ao mercado de Portobello Road. Da próxima quero ver outro musical, quero passear (sem me perder) em Covent Garden. E depois, porque não?, dar um pulinho ao M&M's World e outro à Victoria's Secret. Só assim, em jeito de piada. Para já, guardamos as saudades e a infinita paixão com que fiquei pela cidade. 

Mas não fiquem tristes: ainda gostava de publicar um artigo dedicado ao hotel que escolhemos e a alguns factos engraçados que trouxemos desta viagem. Curiosos?

28 comentários

  1. Adorei as fotos. Maravilhosas e inspiradoras! Que saudades de Londres!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ML!! Eu própria já morro de saudades :')

      Eliminar
  2. Quando fui a Londres simplesmente adorei, embora tenha sido um pouco a correr. Mas hei-de voltar :)

    Love,
    Sweet Camomile

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aninha, nós também fomos um bocadinho a correr...mas isso só nos faz querer voltar...e depressa :)

      Eliminar
  3. Tem sido um relato muito interessante! :)
    Fico à espera dos próximos!

    ResponderEliminar
  4. Tenho pena que seja o último artigo sobre a vossa viagem a Londres, é que já é uma cidade gira mas torna-se mais linda ainda vista através da tua lente :)

    Carolina // 1495 A.N.M

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carolina ainda houve mais um — o derradeiro :) fico muito contente que tenhas gostado!

      Eliminar
  5. Eu adorei ver as fotografias vocês tiraram, estão lindas, lindas, lindas. Quando cá voltarem não deixem de ir a Neal's Yard é um sítio muito bonito, assim como Richmond Park e o Observatório de Greenwich xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa, foi tão pouquinho tempo...temos mesmo que voltar Patrícia :) obrigada pelas sugestões

      Eliminar
  6. Esse pequeno almoço tinha um aspecto fantástico, Sarita! E que detalhes tão bonitos os desta viagem, tenho acompanhado com o maior carinho ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora no fim de semana também vou dedicar um bom tempo a actualizar-me da tua viagem a Lyon...a qual também fui acompanhando com muito carinho!

      Eliminar
  7. Só para te confessar que me demorei por aqui, pelos teus detalhes! :')

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para te dizer que as tuas palavras são sempre mel para mim. E eu adorooo mel :)

      Eliminar
  8. ai que bom aspecto e como sempre as tuas fotografias fazem-nos viajar.:)

    beijinhos
    Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Ainda ontem estive com a Monocle na mão :) boa notícia!

    ResponderEliminar
  10. definitivamente uma perspetiva diferente do que estou habituada...

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  11. estou a gostar muito de ler e se é pra ler posts de alguém que teve lá, sabe-me bem que seja teu, é sempre agradável e com fotos lindas ^^

    ResponderEliminar
  12. Estou completamente apaixonada por estas fotos!!! E estou a adorar conhecer o teu blog, definitivamente que vou seguir ;)

    http://insporcelain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Olá Sara.
    Vou a Londres este mês (estou a rezar para que não chova ou chova pouco) e o teu roteiro ajudou-me imenso na preparação dos 5 dias em Londres.
    Também estou a pensar usar o shuttle da easybus para ir e vir do aeroporto. O nosso alojamento também é em Paddington :)
    E sobre esta questão tenho uma dúvida. À partida vamos levar só malas de cabine e o check-in vai ser feito online. O nosso voo Londres-Lisboa é às 17h45.
    Achas que se formos no shuttle das 14h30, que chega ao aeroporto (supostamente) às 16h23, dá tempo para embarcarmos sem correr o risco de perder o avião, ou é melhor apanhar o shuttle mais cedo? O aeroporto é grande?
    Ps: Comprei dois bilhetes para o Fantasma da Ópera, 4ª fila na plateia (stalls) por 128€ os dois, estou tão feliz :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh como fiquei comovida com a tua mensagem :') já faz dois anos que fui a Londres, precisamente em Fevereiro. Curiosamente não apanhei chuva, pelo contrário! O shuttle do easybus foi a melhor coisinha que descobrimos. E paddington é a zona perfeita, mesmo! Tens acessos de lá para todo o lado :) Vais voar para Stansted, com a Ryanair como nós? Se chegares lá a essa hora, às 16h23 já com o check in online feito não vais ter problemas nenhuns, tens mais do que tempo! O aeroporto não é muito grande e é bem organizado, por isso é super tranquilo!

      Fantasma da Ópera é a minha escolha se conseguir ver um musical na Broadway *.* acho que vais amar!

      Beijinhos!

      Eliminar