monday inspiration #5

(imagem daqui)

Às vezes, a maior inspiração surge nas coisas mais pequenas. E a partilha de hoje é o reflexo perfeito dessa máxima (que me é tão querida). Na verdade, procuro encontrar inspiração em todos os pequenos detalhes do meu dia-a-dia. Seja na primeira luz que entra pela janela, de manhã bem cedo. Seja num desenho diferente que o café faz na espuma de leite, num daqueles pequenos-almoços antes de arrancar com o trabalho. Pode até surgir no meio do caos e incerteza. Mas surge, normalmente, nas pequenas coisas. Num artigo de uma revista, num padrão que vi no outro dia. Surge de mil e um blogs, outras tantas partilhas, fotografias bonitas, histórias que se ouvem, que se contam, que marcam. E hoje em dia podemos afirmar, com certeza, que vivemos numa era inspirada. Isto porque não nos faltam impulsos nesse sentido. 

Para além de todas as pequenas coisas que me rodeiam, faço por estar sempre atenta a algumas plataformas que são fonte infinita de inspiração, como o pinterest ou o instagram. E hoje não podia deixar de partilhar uma das contas que me tem feito as delícias dos últimos tempos. Se ainda não conhecem, vão adorar conhecer. Se já desconfiam de quem vos falo [...] vejam na mesma. Coisas boas assim são sempre boas de relembrar.


(imagens daqui)

Conheci a conta da @lorraineloots numa das minhas divagações pelo feed do Instagram. E foi amor à primeira vista. Para além das suas aguarelas serem absolutamente incríveis — e foram, de facto, aquilo que mais me chamou a atenção (porque estou a voltar a pintar com aguarela, como eu tanto gostava) — vim a perceber, duas ou três fotografias depois, que estes desenhos são muito (muito!) pequenos. A sério, vejam bem o preciosismo: na sua conta ela partilha as ilustrações acompanhadas de pequenos objectos, o que torna o seu trabalho ainda mais mágico. São desenhos super realistas mas em ponto pequeno. E sejamos francos: em ponto pequeno tudo fica mais engraçado.

(imagens daqui)

Fui então investigar um pouquinho mais o trabalho de Lorraine. Painting for Ants é o mote de uma série de ilustrações perfeitamente milimétricas, com todo o rigor e técnica de uma grande artista. São 365 desenhos por ano, todos eles podem ser comprados e no final serão compilados num livro grandiosamente [...] pequeno!

(imagens daqui)

Convido-vos a conhecerem o site oficial do projecto e a deitar um olhinho no livro. Afinal de contas, para além do seu trabalho ser — indiscutivelmente — magnífico, há que lhe louvar a paciência! Espreitem o seu facebook e a conta de instagram. Tenho a certeza que vão adorar perderem-se durante horas nas "ilustrações para formigas". 

Uma segunda feira inspirada.

5 comentários

  1. Já conhecia o instagram e adoro o seu trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Já tinha visto estas ilustrações e estou completamente apaixonada. Não só porque tudo quanto seja pequeno é deliciosamente adorável, mas porque o detalhe é assombroso :)
    Gosto muito!
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia e obrigada por partilhar coisas tão bonitas Sara! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia esse trabalho tão minucioso e delicado. Agradeço por partilhar. No Porto tbém já temos uma dupla maravilhosa que trabalha com miniaturas, suas fotografias são fantásticas. Admiro pessoas com essa visão.

    ResponderEliminar