Lisboa...


...que se veste de festa, nestes dias. E é sempre tão bom festejar com ela. Lisboa é a cidade amada, menina dos meus olhos. É bela no seu esplendor e esconde nela todo o meu amor. Uma partilha inspirada, com cheirinho a manjerico, para vos alegrar esta tarde de Domingo. 

Os nossos Santos Populares de 2015.



E estes são dias de alegria, festa, de folia. São dias de estar com os amigos, cumprimentar os vizinhos, sair para a rua e dançar. Assam-se sardinhas, brinda-se com imperiais, vendem-se manjericos e baila-se nos arraias.


Nós fomos, como sempre, para o sítio do costume. Fomos cedinho, para evitar confusões. Gostamos mais assim. Subimos rua acima, passo animado, entre um cantar desafinado e um riso descontrolado, fomos andando até à Sé.


Lisboa é linda e agora ainda mais. As suas paredes contam Histórias e nós conseguimos vê-las, ouvi-las e vivê-las através dos adereços que emolduram as janelas. Há balões e luzes, grinaldas e flores. Há um mar de gente, um mar de cor, de sabor. Há mil cheiros e aromas pelo ar. Cheiro a manjerico, cheiro de fumeiro. 


Brinda-se lá no alto da nossa sabedoria popular e espera-se que para o ano possamos estar cá novamente a brindar. Suspira-se pela noite que chega depressa e sem hora e é a sorrir (e de barriga cheia) que vamos embora. A bailar, sempre.


Para casa vêm as recordações e o doce sabor dos festejos. Ainda se ouve a música, ao longe, dos corajosos. Cá em casa apenas resta a hábito da tradição. Recolher o nostálgico cheirinho do manjerico na nossa mão.


Até para o ano, Santo António.

6 comentários

  1. Saudades do Santo António em Lisboa! Até lá tenho que me contentar com as comunidades portuguesas por estas bandas!

    ResponderEliminar
  2. Bonitos pormenores de Lisboa nesta época dos Santos! Não sou muito fã de confusões, mas ponho essa particularidade de lado em certos eventos e os Santos é precisamente um deles! :D
    O S. João do Porto também é uma festa maravilhosa, tenho tanta pena de não poder ir este ano. :*

    Joan of July
    Bloggers Camp

    ResponderEliminar
  3. estas fotos estão lindíssimas e mostram bem o que é Lisboa! como de costume, adoro o post :D beijinho querida

    ResponderEliminar
  4. Opa, que pormenores tão giros! Tens cá umas mãozinhas e olho 'pra coisa :))

    Love,
    sweetcamomile.blogspot.pt .

    ResponderEliminar
  5. Fotos lindas. Que pena que não acompanhei nesse dia amiga :( <3

    ResponderEliminar
  6. Lindas fotos para matar as saudades de Lisboa. Mas já falta pouco... de hoje a oito dias estou a aterrar por aí :)
    https://girlsjustlikeus.wordpress.com

    ResponderEliminar