A Luz Ideal


Um espaço sem igual. Antes de sair a Time Out da semana passada, fui convidada para um brunch de despedida da minha doce Raquel, do blog Simplesmenta. Mas nesse sábado, como já devem saber, estava no Alentejo e foi impossível juntar-me ao grupo maravilhoso, que se reuniu n'A Luz Ideal. Acabei por me despedir da Raquel noutro dia e arranjei forma de visitar A Luz Ideal noutra ocasião, já que tinha ficado encantada com as fotografias do espaço. Hoje trago-vos aquele pequeno-almoço, daquela sexta-feira, naquele espaço lindo.



A verdade é que já tinha ficado cativada pelas fotografias que vi partilhadas no grupinho do brunch e já tinha comentado que tínhamos que ir lá tomar um pequeno-almoço daqueles. Para aguçar a vontade, ainda contei com a ajuda da Time Out de quarta-feira passada, que se focava especialmente nos melhores sítios para beber café em Lisboa. Além do Copenhagen Coffee Lab por aqui já falado, estava na capa A Luz Ideal. Era a oportunidade perfeita!


Bem dito, bem feito. Na sexta-feira passada avizinhava-se uma manhã tranquila e resolvemos rumar os dois, pela 2ª Circular fora, até às Laranjeiras. Ali, perdido (mas muito fácil de ser encontrado) estava um pequeno café de esquina, com umas grandes janelas envidraçadas, com uma luz...ideal.


(instagram @saracabido)

Fui na mira do brunch, mas já sabia de antemão que durante a semana, por causa dos almoços, não o serviam. Apenas aos sábados. Ainda assim, quando lá chegámos — e depois de sermos muito bem recebidos — disseram-nos que podíamos pedir algumas das delícias que normalmente integram o brunch, avulso. 



Ele não é uma pessoa que coma muito de manhã, ao contrário de mim, que consigo ser uma verdadeira marabunta. Ainda assim, fui comedida no pedido: uma torradinha com manteiga e compota à parte (como eu gosto), um cappuccino e um sumo de laranja natural. E tudo era uma delícia! A apresentação dos pratos, a compota maravilhosa, o sumo naturalmente doce, o cappuccino com um leve toque de cacau (...) estava tão bom!




Foi um pequeno-almoço alongado, tranquilo e caprichado. Saberíamos que a manhã podia ser de descanso, mas antecipava uma sexta-feira cheia de trabalho — para mim e para ele. Talvez por isso nos tenha sabido a ouro aquele bocadinho, naquele café iluminado, perdido em Lisboa. A Luz Ideal, faz jus ao nome e o espaço prima pelos detalhes.



Os detalhes são de uma simplicidade e delicadeza que nos remetem, quase de imediato, para os dias passados em casa da avó, há muito tempo atrás. São peças bonitas, que não carecem propriamente de uma ordem e tão pouco se regem por regras. Candeeiros diferentes podem, perfeitamente, estar dispostos lado a lado e as taças podem ser várias e variadas. A pedra rosada das mesas e balcão liga na perfeição com o verde-água das cadeiras. Mas o melhor, o mais bonito, é mesmo a luz que entra pelas janelas que revestem quase todas as paredes do espaço; é um'A Luz Ideal. Mesmo.


Depressa se tornou num dos meus espaços de eleição e vou ter (mesmo) que lá voltar para um almoço de petiscos e um brunch de fim-de-semana. Para já fica aqui esta partilha, em jeito de sugestão, para quem anda por aqueles lados ou para aqueles que ficaram desejosos que conhecer A Luz Ideal

A Luz Ideal
Rua General Schiappa Monteiro, Lisboa

Segunda a Sexta 9h30 às 20
Sábado 9h30 às 14h30
Domingo fechado

5 comentários

  1. Não acredito que tenho esta maravilha tão perto do trabalho e nunca lá passei! A decoração está linda e tem tudo tão bom aspecto! Vou mesmo lá passar.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, um espaço absolutamente adorável e que faz mesmo jus ao nome :) Sem dúvida a explorar brevemente!

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  3. Já la fui duas vezes, uma bati com o nariz na porta (estava fechado), a outra duas voltas ao quarteirão e não consegui estacionar. Um dia tento outra vez :)
    Lindas fotos.

    ResponderEliminar
  4. Aiii que lindo Sara! Já passei algumas vezes à porta, e chamou-me logo a atenção! Mas agora vou ter, decididamente, de o visitar :) fiquei bem curiosa com o brunch! *

    ResponderEliminar
  5. Que fotografias incriveis!!
    Beijinho*
    http://blacksheepx21.blogspot.pt/

    ResponderEliminar