Supresa de Natal


As melhores prendas são aquelas que fazemos. Com amor e carinho. E não são — de todo — as mais morosas ou dispendiosas. Não, nada disso. A melhor lembrança é darmos um bocadinho de nós a alguém de quem gostamos. Cá em casa ainda se fazem as broas de mel que a minha avó fazia. Exactamente como ela fazia. É a melhor e a mais doce recordação que temos dela. E nestes dias de Natal o cheiro a mel, canela e açúcar invade-nos a casa. E porque no Natal gostamos (ainda mais) de partilhar, partilhamos estas delícias com a família, com os amigos e até com os vizinhos.

Um dia para a Véspera de Natal e lembraram-se de que têm que desencantar um prenda especial? Então vejam como podem fazer magia, com o resto do artigo.


Se de manhã revelámos estar dentro de um projecto em pareceria com a KASA e vos mostrámos o ambiente criado para receber a manhã de Natal da forma mais aconchegante possível, agora partilhamos como gostamos de aproveitar os dias natalícios na cozinha, a preparar coisas boas. 

E se vos faltar uma prenda de última hora, podem sempre fazer esta receita deliciosa das broas da minha avó e oferecer um conjunto de broas e chá. É tão simples!



Basta que comprem estes frasquinhos super engraçados (à venda no Continente por 1,80€, o mais pequeno e 2,60€ o maior“ — ver página 105 do catálogo aqui). São sempre muito úteis de ter na cozinha e só por isso já é uma oferta de valor acrescido. Mas para incrementarem o vosso presente, coloquem lá dentro as broas (ou bolachinhas, brownies, o que quiserem...) no frasco maior e saquetas de chá (este da Litpon de pêssego e manga é o meu favorito) ou chá avulso. 




Ficam assim com um kit-especial-de-natal, com biscoitinhos e chá, para oferecerem aos vossos convidados. Podem ainda adornar os frascos, personalizando-os. Eu optei por fazer um recorte em guardanapo vermelho, que me permitira fazer de "carapuça" do frasco e atei-a com cordão festivo. 



A cozinha, nesta altura do ano, é a divisão mais divertida da casa. E a mais cheirosa também! Sem querer estereotipar, é na cozinha que as meninas da família se reúnem enquanto os assados terminam no forno e enquanto bebericam um licor de morango e provam uma broa de mel, vão-se actualizando de todas as novidades. Por isso não será de estranhar encontrar alguns elementos bem femininos por aqui, como flores em jarras ou velas acessas. 



Digamos que é assim o nosso atelier criativo, onde produzimos coisas bonitas, deliciosas e e saborosas. Como estas broas de mel! Deixo-vos aqui a receita, exactamente como a avó fazia, para as poderem replicar aí em casa: 1kg farinha com fermento, 1/2 kg açúcar, 250gr mel, 2.5 dl azeite e 2.5dl de água, erva doce (qb) e canela (qb). Leva-se a mistura ao lume de mexe-se muito bem até obter uma massa homogénea. Com um pouco de azeite nas mãos, amassam-se as broas, uma a uma, coloca-se uma amêndoa pelada no topo de cada broa e leva-se o tabuleiro ao forno durante 15 minutos a 150º. Por fim polvilha-se com uma misturinha de açúcar branco e canela. É dos deuses!


E despedimo-nos assim, por agora, com os votos de um doce Natal e ansiosos por saber se gostaram da receita e desta ideia. Contem-nos tudo!

4 comentários

  1. Confesso que adoro fazer este tipo de lembranças. Parece que é oferecido ainda com mais carinho :)

    Beijinhos
    Bruna, BLOG FASHION MORNINGS || FACEBOOK

    ResponderEliminar
  2. As broas têm muito bom aspecto! Acho que vou experimentar a tua receita! Beijinhos

    https://lostinsarasworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. AS tuas fotos estao maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  4. Fui presenteada com esses frasquinhos e confesso que adorei as broas. Vou guardar a receita para fazer em casa

    ResponderEliminar