(re)começar // 4 dicas essenciais


Voltar ao trabalho nem sempre é fácil. Muito menos depois de uma viagem como foi a nossa a Madrid. Desde que regressámos que as publicações têm sido mais espaçadas e o tempo tem sido pouco. Conciliar o trabalho que ficou por fazer e aquele que vai chegando não é fácil. Entre um fim-de-semana a dois, um workshop no Bloggers Camp e os Santos Populares, sobrou pouco tempo para as organizações deste lado. É por isso que partilho com vocês as minhas quatro dicas essenciais para voltar (e voltar em bom) ao trabalho.

(re)Começar...

Já tinha referido algures pelo blog que eu sou a mestre da desorganização. E é por ter essa consciência que faço tudo por tudo para contrariar a minha natureza. Cadernos, blocos de notas, alarmes no telemóvel (...) tudo serve de ajuda no processo de me organizar. As segundas são sempre bons dias para recomeçar e hoje foi um dia perfeito.


1. arrumar e criar ambiente 

Tinha fotografias e souvenirs de Madrid espalhados pelo chão. Tinha sacos e saquinhos, memórias do Bloggers Camp, folhas soltas, muitos cadernos. Tinha tudo num caos. E precisava de o tornar organizado. Arrumar a secretária e o ambiente que nos rodeia é meio caminho andado para sermos mais produtivos, estarmos mais concentrados e, desta forma, ter melhores resultados.


2. planear e organizar 

Não é só o quarto, escritório ou secretária que carece de arrumação. O caderno (e a cabeça) também precisa de ordem e método. Sobretudo quando há toda uma queda natural para a desarrumação. Ter uma agenda física é fundamental. Lá tomo nota das reuniões, dos deadlines, dos compromissos (pessoais e profissionais) e marcos importantes. A minha agenda (já vos falei dela aqui) é da Arquétipo e é linda. Se a isso aliarmos os alarmes do telemóvel e as apps de organização, não há como falhar.

 


3. hidratar 

Esta foi uma dica que  comecei a adoptar quando estava a escrever a minha tese. Não me conseguia concentrar por nada, demorei séculos até conseguir arrancar com a parte escrita e então percebi — rapidamente — que ter sempre algo fresco (especialmente no verão) para ir bebendo, não só me mantinha hidratada, como me ajudava a concentrar e focar-me no meu objectivo. 



4. fazer pausas 

Esta é outra das (muitas) dicas fundamentais para recomeçar o trabalho. Falo por experiência, sobretudo por trabalhar ao computador: não é nada aconselhável estar 10h consecutivas à secretária. Não só é muito prejudicial para a saúde como se torna pouco produtivo. Fazer pausas, esticar as pernas, libertar a mente. Descontrair um pouco, ler coisas bonitas e depois voltar ao trabalho; de cabeça limpa e inspirada. 



Esta segunda-feira serviu para isso mesmo. Recomeçar. Foi dia de limpezas, de organizar os ficheiros no computador, arrumar o escritório, preparar a semana de trabalho e os posts no blog. Esta segunda-feira foi dia de começar a preparar uma surpresa muito especial, porque Junho é um mês muito querido aqui por estes lados.

E vocês, quais são as vossas melhores dicas para rentabilizar o trabalho? Quem padece do mal de trabalhar ao computador?

4 comentários

  1. Eu antes mesmo da dica 1, começo pela 2. Faço listas de coisas que preciso de arrumar, fotografar, editar, gravar, etc. Acho que me ajuda muito mais :P

    E sim os alarmes ajudam muito também. Tenho de todos os tipos, nem que seja para me lembrar de fazer pausas! Também uso a app do pomodoro (Focus Keeper) que ajuda a manter a concentração durante o trabalho :P

    Glamour in a Bottle

    ResponderEliminar
  2. As listas e a hidratação são ótimas dicas. :) Eu sabia disto e o incrível é que não o andava a praticar. Muito obrigada pelo lembrete, querida Sara.

    Como sempre, fotos maravilhosas.

    ResponderEliminar
  3. Bem, depois de ler este post reparei que tenho que tirar um tempinho para organizar a agenda e o computador. 😘 thanks

    ResponderEliminar
  4. São realmente dicas muito importantes. Às vezes é importante fazer uma pausa para conseguirmos dar sempre o nosso melhor! :)

    ResponderEliminar