Voltar ao trabalho nem sempre é fácil. Muito menos depois de uma viagem como foi a nossa a Madrid. Desde que regressámos que as publicações têm sido mais espaçadas e o tempo tem sido pouco. Conciliar o trabalho que ficou por fazer e aquele que vai chegando não é fácil. Entre um fim-de-semana a dois, um workshop no Bloggers Camp e os Santos Populares, sobrou pouco tempo para as organizações deste lado. É por isso que partilho com vocês as minhas quatro dicas essenciais para voltar (e voltar em bom) ao trabalho.
(re)Começar...
Já tinha referido algures pelo blog que eu sou a mestre da desorganização. E é por ter essa consciência que faço tudo por tudo para contrariar a minha natureza. Cadernos, blocos de notas, alarmes no telemóvel (...) tudo serve de ajuda no processo de me organizar. As segundas são sempre bons dias para recomeçar e hoje foi um dia perfeito.
1. arrumar e criar ambiente
Tinha fotografias e souvenirs de Madrid espalhados pelo chão. Tinha sacos e saquinhos, memórias do Bloggers Camp, folhas soltas, muitos cadernos. Tinha tudo num caos. E precisava de o tornar organizado. Arrumar a secretária e o ambiente que nos rodeia é meio caminho andado para sermos mais produtivos, estarmos mais concentrados e, desta forma, ter melhores resultados.
2. planear e organizar
Não é só o quarto, escritório ou secretária que carece de arrumação. O caderno (e a cabeça) também precisa de ordem e método. Sobretudo quando há toda uma queda natural para a desarrumação. Ter uma agenda física é fundamental. Lá tomo nota das reuniões, dos deadlines, dos compromissos (pessoais e profissionais) e marcos importantes. A minha agenda (já vos falei dela aqui) é da Arquétipo e é linda. Se a isso aliarmos os alarmes do telemóvel e as apps de organização, não há como falhar.
3. hidratar
Esta foi uma dica que só comecei a adoptar quando estava a escrever a minha tese. Não me conseguia concentrar por nada, demorei séculos até conseguir arrancar com a parte escrita e então percebi — rapidamente — que ter sempre algo fresco (especialmente no verão) para ir bebendo, não só me mantinha hidratada, como me ajudava a concentrar e focar-me no meu objectivo.
4. fazer pausas
Esta é outra das (muitas) dicas fundamentais para recomeçar o trabalho. Falo por experiência, sobretudo por trabalhar ao computador: não é nada aconselhável estar 10h consecutivas à secretária. Não só é muito prejudicial para a saúde como se torna pouco produtivo. Fazer pausas, esticar as pernas, libertar a mente. Descontrair um pouco, ler coisas bonitas e depois voltar ao trabalho; de cabeça limpa e inspirada.
Esta segunda-feira serviu para isso mesmo. Recomeçar. Foi dia de limpezas, de organizar os ficheiros no computador, arrumar o escritório, preparar a semana de trabalho e os posts no blog. Esta segunda-feira foi dia de começar a preparar uma surpresa muito especial, porque Junho é um mês muito querido aqui por estes lados.
E vocês, quais são as vossas melhores dicas para rentabilizar o trabalho? Quem padece do mal de trabalhar ao computador?
Eu antes mesmo da dica 1, começo pela 2. Faço listas de coisas que preciso de arrumar, fotografar, editar, gravar, etc. Acho que me ajuda muito mais :P
ResponderEliminarE sim os alarmes ajudam muito também. Tenho de todos os tipos, nem que seja para me lembrar de fazer pausas! Também uso a app do pomodoro (Focus Keeper) que ajuda a manter a concentração durante o trabalho :P
Glamour in a Bottle
As listas e a hidratação são ótimas dicas. :) Eu sabia disto e o incrível é que não o andava a praticar. Muito obrigada pelo lembrete, querida Sara.
ResponderEliminarComo sempre, fotos maravilhosas.
Bem, depois de ler este post reparei que tenho que tirar um tempinho para organizar a agenda e o computador. 😘 thanks
ResponderEliminarSão realmente dicas muito importantes. Às vezes é importante fazer uma pausa para conseguirmos dar sempre o nosso melhor! :)
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