CINCO PASSEIOS


Para fazer este Agosto. Aproveitando-nos da rubrica habitual de sexta-feira, hoje trazemos cinco propostas de passeios pelo Algarve (em jeito de elogio a esta terra que nos recebe todos os verões) que podem aproveitar para fazer nestas férias de verão. A dois, em família ou entre amigos, todo o dia de sol serve de pretexto para sair à rua e aproveitar este país lindo que é o nosso. Curiosos? É só ler a continuação do post.

Há vinte e cinco verões que visito o Algarve, ou não fosse o meu avô algarvio — é um amor que nos está no sangue — e por isso já conheci e visitei muito do sul do país. Embora não tanto como desejaria, é claro, que há sempre tanto para ver, mas acho que já vos posso falar de experiência própria.



Por isso a primeira sugestão que vos faço é um dos passeios que mais me marcou a infância — e não só. O dia passado pelo Zoomarine foi uma das experiências mais fascinantes de sempre (quase) tão boa como a da Disney. Guardo as memórias daquele dia de verão com imenso carinho e saudade e garanto-vos que se as entradas não fossem tão caras, visitava o Zoomarine todos os anos. Ainda assim, com amigos ou em família, este é um dos passeios que vale a pena ser feito uma vez na vida.



Este passeio confesso que nunca fiz mas... estou super ansiosa por fazer e estou seriamente a pensar fazê-lo no próximo dia doze, assim em jeito de celebração dos 25. Gostava muito de ir de barco visitar as grutas e vi este passeio em Lagos, na Ponta da Piedade (que já vos falei aqui, lembram-se?). Como não temos barco, o melhor mesmo é alinhar num destes Passeios de Barco até às Grutas. Deve ser incrível!


Um passeio super divertido, para fazer ao final da tarde, é visitar a Feira Medieval de Silves — a minha favorita! É ideal para levar a família, sobretudo pelos mais pequenos que irão adorar conhecer a cidade, outrora medieval, conhecer as suas histórias e viver, nem que seja por uma noite, como se vivia há muitos séculos atrás, vestidos a rigor e tudo! Mas também é perfeito para juntar os amigos, beber umas "poções de amor, brindar às noites de verão, dançar ao ritmo dos tambores e aproveitar uma das cidades mais bonitas do Algarve.


Foi no Parque da Mina que celebrei o meu 14º aniversário e adorei. Gostei de tal forma que nunca mais esqueci este dia e ainda hoje planeio voltar lá. Fica em Monchique e tem uma série de actividades giríssimas, especialmente pensadas para os mais novos. Tem uma casa museu que é, no fundo, uma casa viva, que nos permite ter a consciência de como era viver lá. Outras actividades poderão ser planeadas, como peddy papper ou andar de cavalo, por exemplo. 


E porque passear não é, forçosamente, sinónimo de gastar, a última sugestão é um verdadeiro passeio à antiga. Quantos de vocês não conhecem a Serra de Monchique? Aos que já por lá andaram, voltar é sempre bom. A quem nunca lá foi: está na hora de colmatar essa falha. É uma serra lindíssima, com vários percursos pedestres e várias actividades estivais planeadas. No ano passado fomos até lá para fazer um piquenique e tenho a dizer-vos que foi maravilhoso. Uma vista incrível sobre o mar, uma paz e sossego priveligiados e a melhor companhia  eles!

E vocês, que passeios sugerem?

4 comentários

  1. Adoro a Ponta da Piedade, não fosse eu de Lagos. De barco ou kayak. Adorei a lista e acrescentava uma ida a Ferragudo, à aldeia de Pedralva e uma road-trip de Lagos a Sagres ou a Odeceixe. A próxima que quero fazer é as grutas de Benagil :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah eu não conheço mas pelo que tenho visto deve ser lindo, lindo! A road trip também já está na mira, embora Sagres já conheça um pouquinho mais :)

      Eliminar
  2. Aldeia da Pedralva?!? Really?! Que mania que as pessoas tem de tudo o que é modinha e artificial. Um fiasco. Está longe de ser aquilo que supostamente deveria de ser.

    ResponderEliminar