CINCO PRAIAS


As minhas cinco praias favoritas no Algarve. Por saber que em Agosto é o mês que mais pessoas visitam o sul do país, resolvi fazer um pequeno apanhado das coisas que mais gosto me dão cá em baixo e nada melhor do que começar com o roteiro das minhas cinco praias de eleição. Curiosos?



Praia da Falésia

Fica em Albufeira e detém o monopólio das praias bonitas simplesmente porque é a nossa praia. É a praia que nos viu crescer, que aprendemos a amar. Sim, as praias são para amar. E nós gostamos muito desta. O seu nome surge (claramente) da enorme falésia que orna a praia toda, a começar nas Belharucas e a terminar em Vilamoura. Tem um areal enorme e as caminhadas matinais são óptimas. Além do mais não tem rochas e por isso acaba por ser menos perigosa (embora tenhamos que ter cuidado com as falésias!).


Praia da Terra Estreia

Esta conheci-a com ele, há quatro anos atrás. E acreditem que, há quatro anos atrás, esta praia era mesmo um sonho. Mas há quatro anos atrás ele sussurrou-me ao ouvido assim: esta praia já foi fantástica. Parece que, em tempos, a Terra Estreita já foi paradisíaca, sem ninguém. Eu já a conheci com concessão, com os jornais pendurados e chapéus de palha. Mas, ainda assim, fiquei apaixonada por esta praia, em Tavira. O acesso faz-se de barco, o areal é branco e macio, a água é cristalina. Para mim, é uma das mais bonitas.


Praia da Ponta da Piedade

Fica em Lagos, perto do farol centenário e esta praia é a demonstração perfeita do magnífico trabalho da Mãe Natureza. A força do mar esculpiu as rochas que a ornam e por lá encontramos grutas bonitas e mil tons de azul de um mar selvagem.


Praia do Carvoeiro

Situada na Lagoa, a Praia do Carvoeiro é a praia principal do Concelho. Tem uma baía cercada por arribas rochosas, águas límpidas e grutas escondidas. É possível alugar um barco e fazer as visitas às grutas e praias isoladas. É linda!


Praia da Bordeira

Embora não conheça esta praia, na procura de imagens bonitas para ilustrar o artigo deparei-me com esta praia. Fica na Costa Vicentina, em Aljezur. O seu nome deve-se à ribeira que vai desaguar ali e uma das características que a tornam numa das mais bonitas é o extenso areal e as dunas ao longo da praia. É uma óptima alternativa para fugir à confusão de Agosto.

E as vossas praias preferias, quais são? Partilhem tudo, que vamos adorar conhecer...

10 comentários

  1. Ai o meu coração chora! Adoro o Algarve e as suas praias, e já não ponho lá os pés há anos...que saudades!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Fiquei apaixonada pela praia do Carvoeiro!
    Achei mesmo fascinante :)

    Sophie.

    ResponderEliminar
  3. Excelentes escolhas :D

    Rui
    www.ruideviagem.com

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito da praia da Falésia. Este ano fui para a praia da Rocha e também gostei muito. Fui no início de junho ainda não havia aquela confusão.

    http://charmefabuloso.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto particularmente do areal enorme da Falésia, que me permite estender a toalha longe da confusão...mesmo em Agosto :)

      Eliminar
  5. sao todas lindas! Eu cresci na Praia da Rocha, mas sempre que tinhamos oportunidade iamos visitar outras praias pelo Algarve fora ou as da costa vincentina. Temos uma costa lindissima! Gostava imenso da visita anual a ilha de tavira, o cheiro das bolas de berlim no barco e depois a agua quentinha e o areal macio. Ha quase 10 anos q nao vou la

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh está na hora de colmatar essa ausência, Miss Lilly :)

      Eliminar