Por Tavira


E os relatos dos últimos dias de férias, pelo Algarve. A partilha de hoje é saudosa e carrega em si todos os sorrisos daquele fim-de-semana a dois, passado numa das minhas cidades preferidas do sul: Tavira. Hoje trazemos alguns detalhes dos passeios, dos petiscos e das praias maravilhosas que pintaram o novo verão com mil tons de azul. É assim uma espécie de despedida, deste verão que passou e que vai, certamente, deixar muitas saudades.





Fomos no último fim-de-semana e ficámos lá até Agosto terminar. Os nossos últimos dias [oficiais] de férias de verão não podiam ter sido celebrados de melhor forma. Estávamos ali, os dois, sem compromissos, felizes. Sabemos ser tão felizes juntos. E por isso (re)visitámos todos os sítios que nos fazem sorrir, aproveitando cada momento como se fosse o último, sorvendo de um só trago toda aquela paz de Tavira, a começar por uma das minhas praias favoritas, a Praia da Terra Estreita. 










Este ano, por irmos no final do mês, ainda demos um saltinho pela Feira Medieval de Castro Marim. Apesar de já conhecer o castelo e a sua envolvente, a verdade é que tudo se torna um bocadinho mais mágico quando se pinta de medieval, com trajes e músicas de outros tempos. O ambiente estava óptimo, descontraído e divertido. Haviam vários artistas de rua, muita comida e boa bebida e noite não podia ter estado mais perfeita.



 


Como não podia deixar de ser, e apesar de já vos ter falado nele aqui ou ali, a verdade é que ir ao Mercado de Tavira é sinónimo de comprar a melhor fruta, legumes e marisco. E assim foi. Quase dia-sim, dia-não, íamos de manhã cedo ao mercado. Há pouca coisa que me dê mais gosto do que passear em mercados e guardo um carinho especial por este.



E porque somos mesmo pessoas de boas tradições, um jantar em casa, com direito a petisco (comprado de manhã no mercado e feito por ele, o talentoso) acompanhado com um Mateus Rosé geladinho. Melhor mesmo foi ter ficado no sofá a ver o filme A Ressaca, junto à janela aberta, numa noite de 26º. Melhor serão de verão!





E porque somos mesmo pessoas de boas tradições, um jantar em casa, com direito a petisco (comprado de manhã no mercado e feito por ele, o talentoso) acompanhado com um Mateus Rosé geladinho. Melhor mesmo foi ter ficado no sofá a ver o filme A Ressaca, junto à janela aberta, numa noite de 26º. Melhor serão de verão!

 

 
 


Entre a praia e o descanso, sobra pouco tempo para cirandar de um lado para o outro. Mas porque estamos em Tavira e é em Tavira que gostamos de estar, arranjamos sempre tempo para o centro histórico visitar. Nada de novo, tudo igual àquilo que me lembrava, mas só assim aconchego o meu coração e apaziguo as saudades. Gosto pouco de mudanças (sejam elas de que natureza forem) e o "sempre igual" conforta-me.



 



Outra tradição que se tornou sagrada é uma ida a Ayamonte, para o petisco. Este ano não nos cingimos só a uma e tivemos mesmo direito a dois passeios, o dobro dos petiscos. Permitiu-nos voltar a deliciar-nos com o pulpo à galega, os calamares, as gambas salgadinhas (...) e ainda descobri aquela que se viria a tornar uma das minhas bebidas preferidas: tinto de verano. Amo!




Entre um brinde e um petisco, sentimos saudades de Madrid. Pensámos em ir viajar outra vez, conhecer outros sítios. E ficámos assim, ali, sem horas, com a cabeça cheia de sonhos e o copo cheio de tinto verano. Tudo para depois regressarmos a Tavira, fazer as malas, voltar a Lisboa e suspirar por mais. Mais férias, mais verão, mais beijos salgados e mais tinto verano. Até para o ano, Algarve.

5 comentários

  1. que fotos fantasticas, adorei tudo

    ResponderEliminar
  2. As tuas fotografias são sempre excepcionais, dão-me vontade de visitar todos os sítios que mostras por aqui :)

    | i n d e c i s a

    ResponderEliminar
  3. fico sempre encantada com as fotos que você faz desses lugares. tudo muito bonito! ♥ dá vontade de conhecer cada cantinho desse :)

    ResponderEliminar
  4. Que pormenores tão giros, Sara! Este "álbum" é super inspirador!

    ResponderEliminar
  5. Que lugar incrível ♥ To encantada com seus posts e suas fotos!

    ResponderEliminar