MERCANTINA


No Chiado. Há muito que tínhamos este espaço na lista "to go" em Lisboa — desde a abertura da primeira Mercantina — e esta semana surgiu a oportunidade de irmos os dois passear a Lisboa e, por associação quase imediata, conhecer finalmente esta pizzaria no Chiado. A experiência foi uma delícia e esta é a sugestão perfeita para levarem a vossa cara metade durante a próxima semana. Porquê? É só continuarem a ler...


Situada na Rua da Misericórdia, assim como quem sobe para o Príncipe Real, encontramos a Mercantina Chiado. Num prédio bonito, recentemente restaurado, o número 114 abre a porta para uma viagem autêntica a Itália, sem sair de Lisboa. E essa é a promessa: trazer para Lisboa um tasting daquilo que de melhor há em Itália, em termos de cores e sabores. E os melhores, senhores, estão aqui — na Mercantina.


O espaço é amplo e iluminado. A sala é emoldurada pela rua, pela vida do Chiado e ali sentados, naquela mesinha junto à janela, sentimos o privilégio que é estarmos numa cidade tão bonita e termos a possibilidade de conhecer sabores tão ricos, daquela Itália que deixa tantas saudades. Aqui dentro cheira a manjericão, tomate seco e parmesão. Aqui dentro ouvimos falar italiano. Aqui conseguimos saborear a verdadeira Itália. E, ao mesmo tempo, aqui dentro sentimo-nos em casa.

  

mercantina & cucina per amici

A Mercantina do Chiado promete oferecer experiências únicas e perfeitas para todas as ocasiões; desde um almoço de negócios, a um jantar de família. Permite-nos viajar até Sicilia, Roma, Milão ou Toscana através de uma cozinha reinventada, pratos saborosos e toda a expertise de quem conhece bem a essência da "cucina per amici".


Feitas as honras da casa [...] pedimos para nos sentar naquela mesinha do fundo, junto à janela. Tinha uma vista privilegiada sobre a Rua da Misericórdia e divertia-nos observar quem por nós passava. Para começar pedimos duas limonadas da casa que, embora não muito doces, estava muito bem aromatizadas com canela (sim, pelos vistos canela fica uma delícia na limonada!).


uma entrada especial

De 10 a 14 de Fevereiro — explicaram-nos — a Mercantina irá oferecer um miminho especial a todos os apaixonados que façam lá a sua refeição. Não queríamos ser spoilers mas...é uma delícia! Com os sabores apurados e numa forma bem sugestiva, esta entrada será o pontapé de saída perfeito para um almoço ou jantar romântico.



  
  

Pedimos então algumas das especialidades da casa. Afinal, já andávamos há tanto tempo para conhecer este espaço que fazia todo o sentido pedir os pratos mais icónicos da cozinha Mercantina

Partilhámos a pizza Dalla Terra, com trufa branca, bresaola (uma iguaria típica do norte de Itália), mozzarella, cogumelo frescos, rúcula e raspas de parmesão — estava uma verdadeira delícia, com os sabores no ponto e as texturas equilibradas. 

De seguida pedimos também um Spaghetti al Nero di seppia con gamberi e salsa de crostacei profumata alla vaniglia, ou seja, uma delícia pasta al dente com tinta de choco e gambas, aromatizada com um toque de baunilha. Uma combinação muito sui generis, mas muito deliciosa. 


  
E como não terminar a refeição sem nos apaixonarmos pelas sobremesas? Pedimos um trio das estrela da casa e para mesa veio o Classico Tiramisú, o Mil-folhas de framboesas e creme de limoncello e o Carpaccio de Abacaxi com pimenta rosa e limoncello. Adorámos a combinação das três — por incrível que pareça resultam muito bem juntas — especialmente aquele mil-folhas divinal! Acho que, se tivesse que passar pela difícil tarefa de eleger uma sobremesa favorita, o mil-folhas seria a escolha certa!



Espero que tenham gostado desta partilha e que tenham ficado inspirados a conhecer a Mercantina! Se são apreciadores de uma boa refeição italiana este é mesmo um dos sítios top em Lisboa para o fazer. Está, sem dúvida, no meu Top 3! Quem sabe esta sugestão não vos incentive a fazer uma visita a Itália logo ao jantar ou (porque não?) até mesmo no Dia de São Valentim?

Rua da Misericórdia 114
Todos os dias
Das 12h30 às 00h

11 comentários

  1. Gostei muito da Mercantina, eu que adoro uma boa fatia de pizza! Quanto à limonada não fiquei fã e tive mesmo que a trocar, infelizmente canela não me chama muito à atenção.

    Beijinho, :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Bem, quem não gosta de canela de facto não poderá gostar desta receita. Mas como eu adoro — e nunca tinha arriscado em por canela na limonada, adorei!

      Eliminar
  2. Parece tudo delicioso.
    Já fiz umas quantas experiências com limonada - é uma bebida que adoro - mas ainda nunca coloquei canela. Deve ser fantástico =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado nisso, mas acredita que fica óptimo :D

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Yes :) acho que vais gostar muito, fica mesmo no coração do Chiado!

      Eliminar
  4. Confesso que nunca tinha ouvido falar na Mercantina, mas agora deu tanta vontade de um dia por lá passar ;)

    ResponderEliminar