Mercearia Saloia & Saudade Flores


Um descoberta maravilhosa em Lisboa. Quando, no mesmo espaço, encontramos flores bonitas, produtos frescos e um café delicioso, o dia só pode correr bem. E foi num dia cinzento, entre a mudança, o trabalho e a rotina frenética, que demos um passeio matinal por Santos e nos deixámos levar pelas ruas e ruelas daquela que promete tornar-se na zona mais in da cidade.


Se, em tempos, Santos era tida como uma zona (quase) exclusiva para diversão nocturna, a verdade é que, hoje em dia, há tanto a acontecer e tantos sítios bonitos para visitar durante o dia, que se tem tornado mesmo num dos meus passeios predilectos.



Comentou comigo que "estar às nove da manhã em Santos só podia ser sinal de que estávamos a ficar velhos". E, em parte, ele tem uma certa razão. Mas longe vão os dias das noitadas, dos shots e pão com chouriço. Há muito que Santos é, para nós, sinónimo de um bom gin na Matiz Pombalina e hoje temos mais do que bons motivos para irmos passear para aqueles lados. Primeiro veio o Hello, Kristof, depois o The Mill, mais recentemente o Heim Café e agora temos, não um mas dois motivos para voltar a Santos.



flores & mercearias

Na rua de São Bento, não muito longe do Largo de Santos, há um espaço escondido por umas montras antigas, com molduras em ferro, que lembram as antigas drogarias de bairro. Mas não precisamos de nos aproximar muito para perceber que no nº102 há uma nova vida que brota daquelas janelas. Há cheiro a flores frescas e pão quente, há a homenagem do tradicional com o jeito dos tempos modernos.




Somos convidados a entrar, de forma quase automática, pelas flores bonitas que alegram a rua. São tantas e tão variadas que acabam por ser o cartão de visita imediato daquele espaço  — que acaba por se revelar muito mais do que uma florista, mas já lá vamos.





Saudade Flores

A Saudade Flores é um espaço que assenta no conceito de flowershop on bike. Só que, quando não está sobre duas rodas, pode ser visitado aqui, na Rua de São Bento. Cada arranjo é personalizado, feito com carinho e os resultados são sempre combinações leves e bonitas, criativas e únicas. É este cantinho, logo à entrada, que torna este espaço muito mais charmoso e convidativo a entrar.



E entre observar aquela montra florida e nos perdermos de amor pelo chão de mosaico hidráulico, percebemos que aquela loja é muito mais do que uma casa de flores. É também uma mercearia, como as de antigamente, com fruta e legumes, pão acabado de fazer, conservas, compotas e cereais, onde ainda podemos encontrar ilustrações, artesanato e brinquedos para os pequeninos.




A Mercearia Saloia

Partilha o espaço com as flores mais bonitas da cidade e é, para mim, uma das mais bonitas homenagens á Lisboa de antigamente. A Mercearia Saloia traz-nos os produtos mais frescos e nacionais para a Rua de São Bento. Tudo o que a despensa de uma casa portuguesa precisa...encontra-se lá!




Por lá encontramos de tudo um pouco. Fruta da época, legumes frescos, com cores vibrantes, vinhos e produtos de pequenos agricultores, queijos e enchidos, conservas, cervejas artesanais, produtos regionais e tudo com imensa apresentação e bom gosto. Ainda podemos folhear uma revista antiga, comprar um souvenir para levar para casa ou oferecer um brinquedo às crianças, como antigamente.





O melhor de tudo? É que ainda podemos comprar pão fresco de manhã ou, melhor ainda, parar um bocadinho. Ficar por lá. Pedir um galão quentinho, ler um bom livro ou trocar dois dedos de conversa com alguém especial. Ali, assim, entre flores e conservas, também se fazem refeições ligeiras, podemos tomar o pequeno-almoço ou lanchar. Pedir um cappuccino ou um chá, uma fatia de bolo caseiro ou uma empadinha...




Naquela mesa, o dia cinzento ficou lá fora e a manhã não podia ter começado de melhor forma. Estávamos os dois, a conhecer um sítio novo, um sítio giríssimo, a tomar um pequeno-almoço caprichado. Uma torradinha em pão saloio, com manteiga e doce, um cappuccino quentinho e uma hora só para nós. Um mimo!


E é assim, ainda um pouco a meio gás, que retomamos as partilhas aqui no blog. Deixamo-vos com esta sugestão, para irem desanuviar durante a semana ou em jeito de passeio no fim-de-semana. Esperamos muito que tenham gostado e não deixem de partilhar connosco alguns sítios giros em Lisboa!

10 comentários

  1. Que sítio tão bonito! :D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Um amor! Tal como todas as tuas sugestões =)

    ResponderEliminar
  3. Uau, que espaço incrível! Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, pela visita e pelas palavras tão simpáticas :)

      Eliminar
  4. Ai que coisa tão rica! Gostei imenso e tenho imensa pena de não ser de mais perto para poder visitar.
    Adorei :)

    Beijinho ♥

    http://cristiana-tavares.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, já sabes: quando vieres a Lisboa ajudo-te a preparae um rotino completo, com muitas sugestões bonitas :)

      Eliminar
  5. Adorei, tenho de passar por lá :)

    ResponderEliminar